O diretor executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, assinará, às 14h desta quarta-feira (15), um protocolo de intenções com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), para futuras parcerias na área de capacitação, estudos turísticos e consultorias. A solenidade acontece no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV).
Em seguida, Favilla fará uma visita ao PTI para conhecer os investimentos feitos no parque por meio dos recursos gerados pelo turismo na Itaipu. Ao final da visita, o diretor executivo conversará com os jornalistas, durante um café no Espaço Milton Santos, no Edifício das Águas, dentro do PTI.
A assinatura do protocolo será realizada no dia 15 de junho (quarta-feira) 14 horas no Centro de Recepção dos Visitantes (assinatura do protocolo) e após a assinatura haverá uma visita ao Parque Tecnológico Itaipu, com parada no Edifício das Águas.
Complexo Turístico Itaipu
Em janeiro deste ano, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) recebeu, em Madri, na Espanha, o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação. Concedida pela Organização Mundial do Turismo, esta é a premiação internacional mais importante do setor. O CTI concorreu com um projeto da Croácia e outro da Coreia do Sul. No total, participaram da disputa, em quatro categorias, 16 projetos de 13 países.
O CTI foi indicado ao prêmio pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo então presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, em reconhecimento às ações do turismo de Itaipu como promotor do desenvolvimento sustentável da região. Em sua justificativa à Organização Mundial do Turismo, o ministro afirmou que “o gerenciamento e a operação do Complexo Turístico Itaipu mostram como atrativos turísticos podem transformar o território no qual ele está inserido".
Desde 2007, a FPTI é responsável pela operação e gestão do CTI, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias de suporte à sua operação, práticas de educação para o turismo e aumento do fluxo e da permanência de visitantes nos diversos atrativos oferecidos pela usina. O recurso excedente da operação é investido em um fundo tecnológico de fomento da educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, administrado pela FPTI.
Hoje, o Turismo Itaipu oferece oito atrativos e suas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU. A promoção da cultura e da educação, com acesso livre da comunidade local em parte dos atrativos, a Estação Ciência e as visitas guiadas ao Polo Astronômico são algumas das iniciativas listadas à OMT.
Comentários