Dicas e aprendizado em eventos!

Percepção e aprimoramento profissional em eventos que você mesmo pode desenvolver!


AMPRO live Marketing 2018: um dia de rflexões, debates e muito aprendizado! Estas palavras da Silvana Torres, CEO da Mark Up, chamando para o evento em seu post, bem poderiam ser uma das definições do que aconteceu, neste que reuniu empresários e profissionais do setor do live marketing e de eventos no Palácio Tangará em São Paulo em outubro/2017. (https://www.amproliveexperience.com.br/Index/index.asp#5).

Mas, na verdade, a análise mais profunda sobre a parte técnica deste evento, mostra riqueza de detalhes para um ótimo benchmarking de uma estratégia de sucesso em eventos. Afinal, como diz Líbia Macedo, “evento é a ciência do detalhe! ”

Vamos lá! Alguns pontos que podem ajudá-lo a repensar e aprimorar seu próximo evento, através da observação que descrevo. Mas sua experiência ficará muito mais rica se usá-los quando for a outro evento. São eles

1. LOCAL

O Palácio Tangará é um dos ícones da capital paulista em requinte, elegância e espaço diferenciado e exclusivo. Perfeito para sediar o congresso anual desta categoria tão relacionada ao universo dos eventos. Foi elogiado no palco, por nada menos que Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, uma das palestrantes convidadas.

2. SALAS

Todas as palestras foram feitas em uma única sala, com palco 360º, ou seja, localizado na sua parte central, com praticável baixo, facilitando o acesso dos convidados, a rápida e prática alteração de mobiliário e permitindo a sensação de maior proximidade entre palestrantes e participantes. As duas telas nas laterais ofereciam perfeita visualização do palco em vários ângulos, bem como de nitidez do conteúdo das apresentações nelas também projetadas.

A decoração foi simples, despojada e clean, ressaltada apenas pela iluminação com jogo de cores diferenciados dependendo do momento. Além de ser das tendências, dá elegância e movimento ao local, além de outro aspecto relevante que é o baixo custo, pois, entre outros, dispensa a confecção e instalação de backdrop.

3. CONTEÚDO, FORMATO E PALESTRANTES

Atual, dinâmico e muito relevante para a categoria, o conteúdo cobriu temas da atualidade e muito necessário aos profissionais presentes. Os palestrantes escolhidos, além de boa dicção e presença de palco, são referências em sua área de expertise. Quando utilizado projeção, os slides mostrados tinham layout clean e rico conteúdo.

Cada parte do evento foi desenvolvida utilizando formato diferente um do outro e adequados ao tema proposto e ao perfil do público. Outra tendência se também fez presente neste evento foi a redução da duração das palestras. Com exceção da realizada na abertura, elas foram de 15 a 30 minutos cada, em alguns casos seguida de tempo para perguntas.

A parte da manhã foi dedicada a mostrar as alterações e os profundos impactos da nova legislação trabalhista no cenário brasileiro e suas implicações diretas com o negócio no live marketing. Detalhando um pouco os formatos diferentes citados acima: a abertura foi feita por um dos juízes que elaborou o texto da reforma trabalhista, através de vídeo conferência.

Foi seguido de apresentação e debate entre dois advogados que aprofundaram a visualização do cenário das mudanças com a nova lei, além de painel com um único palestrante, também advogado, com mais informações para o mercado. Outro tema relevante e muito atual, foi abordado na sequência: direito digital empresarial, relacionado aos perigos e consequências de plágio e cópia inerentes nas campanhas digitais feias pelas agências. Todos tiveram cuidado em utilizar linguagem de fácil compreensão para os presentes.

Após temas tão densos, um toque de leveza antes do almoço: a palestra motivacional e inspiradora de Renata Quintella, do Instituto A Nossa Jornada, que conecta pessoas em 85 cidades no Brasil e em 8 países com a pergunta: O que posso fazer por você agora? Responsabilidade social na prática.

Após o almoço, a visão do cenário político, feito por um especialista em relações governamentais. Utilizando slides e linguagem simples, clara, sucinta e objetiva, ele mostrou o cenário provável com as próximas eleições e suas implicações para o setor. Os dois quadros seguintes focaram na visão do cliente e com formato diferente um do outro. O primeiro recebeu Luiza Trajano, já citada e Renata Moraes, Vice-Presidente do Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, e CEO da Lindt Brazil, que foram entrevistadas sobre a experiência de compra, o consumidor atual e as ações do digital x presencial. Profissionais inteligentes e contando experiências ricas e interessantes.

O próximo foi direcionado ao marketing digital. Composto por 4 convidados, sendo um profissional da área de live marketing que mostrou os resultados de ações de marketing digital de várias marcas antes, durante e depois do Rock in Rio 2018. Além de diretora de e-commerce & digital da Unilever e uma especialista em trade marketing, uma influenciadora digital foram convidadas para serem entrevistadas sobre o assunto.

Após painel com as tendências do Cannes Lions, uma das principais premiações internacionais do setor, outro painel sobre o digital envolveu dois profissionais da Rede Globo (Alexandre Mutran e Ivan Moré) e Naná Rude, influenciador digital, que fizeram bate papo animado com o mediador e a plateia. O último painel também foi dominado por 4 mulheres, entre elas Fernanda Gentil, apresentadora da Rede Globo e a VP de Marketing da Avon.

Para encerrar a noite, entrega dos prêmios do Ampro Globes Awards, com coquetel. Se realizado em outro dia, além de custos maiores com todos os custos relacionados com a realização de um outro evento (tais como novo aluguel de sala, montagem e desmontagem de infraestrutura, envio de convites, etc) talvez a adesão não fosse tão expressiva quanto realiza-lo desta forma.

Cada painel com formatos e temas diferente, com quantidades de palestrantes e dinâmicas diversas um do outro!

4. NETWORKING E FORMAS DE INSCRIÇÃO

A plateia qualificada ofereceu excelentes oportunidades de networking com alguns dos melhores profissionais do setor. Além dos valores para participação presencial terem sido bem acessíveis, se comparados com outros eventos similares, ainda foi oferecido a participação online, através da transmissão via streaming.

Resumindo: conteúdo atual com temas diversos e direcionados às necessidades do público, palestrantes excelentes e escolhidos entre as profissionais referência no mercado, audiência qualificada, formatos diferentes da estrutura de palco x quantidade de palestrantes, abordagens diferenciadas para a apresentação do conteúdo e infraestrutura operacional simplificada, mas elegante e moderna. Ou seja, lição de casa bem-feita = evento de sucesso! Como será o seu próximo evento?