Em meio ao enfrentamento à pandemia da Covid-19 e à abertura de apenas serviços essenciais, o Governo do Estado de São Paulo sugeriu a transferência da celebração do Dia das Mães para agosto, como forma de minimizar os impactos financeiros para o comércio.
Em meio a queda de braço entre entidades representativas do comércio, que pressionam pela antecipação a reabertura gradual, prevista para 11 de maio, e o governo do estado, que reluta, às vésperas do Dia das Mães, no próximo dia 10 de maio, agências, anunciantes e players digitais partem para atitudes práticas, e intensificam suas estratégias de comunicação.
Sensíveis com o momento para os consumidores, os anunciantes se solidarizaram, trazendo um tom mais emocional para suas campanhas, já que em muitos casos, mães e filhos passarão a data separados. Tudo isto, aliado à ofertas de promoções e facilidades para a compra e entrega dos presentes a tempo com apoio da internet.
"Como os afetos estarão mais exacerbados, como acolher as pessoas? Como trazer uma mensagem relevante, que dialogue com esse momento?”,explica Denise Gallo, diretora de criação da DPZ&T para a Natura.
A resposta veio com o filme Força de mãe, força que fica. Na campanha, a cantora Ivete Sangalo interpreta a canção Maria, Maria, de Milton Nascimento, junto com pessoas comuns que gravaram de suas casas como forma de homenagear a força de suas mães.
O formato de mosaico, reunindo diversas vozes em telas diferentes foi inspirado no movimento de pessoas mundo afora fazendo apresentações musicais de suas varandas em meio ao isolamento social. “Decidimos acolher essa linguagem digital, trazendo Maria, Maria, que traduz um significado ainda mais potente. O filme tem um componente da verdade das pessoas muito grande”, destaca Gallo.
“Em tempos tão difíceis como estes, é ainda mais necessário que demonstremos amor, carinho e afeto. Gravamos a campanha no único formato possível neste momento, nos adaptando ao contexto do mundo e tendo empatia e cuidado com o outro: cada um na sua casa. O filme demonstrou a nossa crença que uma forte e potente rede de afeto pode se manifestar mesmo que virtualmente”, reforça Andrea Alvares, VP de marketing da Natura.
#TempoDeFicarEmCasa
Com o mote É fácil enxergar beleza onde tem amor, os filhos detalham como as mães têm conseguido entretê-los no período de isolamento social, a marca O Boticário, que tradicionalmente trabalha a afetividade e a defesa de uma causa em sua comunicação de Dia das Mães, também traz uma mensagem emocional em sua campanha. O filme reúne depoimentos de crianças gravados em casa.
Segundo a AlmapBBDO, que assina a campanha, o projeto precisou ser refeito, uma vez que o tema central adotado anteriormente não funcionaria, nem faria sentido em um período de isolamento.
“Temos milhões de seguidores em nossos canais e isso nos dá uma responsabilidade muito grande. Por isso, temos um papel de levar mensagens de positividade para passarmos por esse período da melhor forma possível e juntos. A campanha é uma forma de agradecermos o cuidado e o carinho de todas as mães, além de espalhar mais amor”, detalha Gustavo Fruges, diretor de comunicação de O Boticário.
A varejista Renner também decidiu refletir o momento em sua comunicação, convocando as próprias mães a registrarem os momentos de intimidade com seus filhos e também com suas mães. No filme assinado pela Paim Comunicação, mulheres mostram registros de aprendizados, novas rotinas e momentos de intimidade.

Comentários