Desembarques nacionais batem recorde histórico

O número de desembarques nacionais em novembro bateu o recorde histórico. Desde que se começou a monitorar oficialmente o desempenho dos desembarques, há mais de 20 anos, jamais houve um crescimento como o registrado agora: 16,69%. Foram, ao todo, 4,28 milhões de desembarques nacionais em novembro de 2007 (contra 3,67 milhões, em 2006). Os dados, que incluem passageiros residentes e não residentes no Brasil, confirmam a expectativa de se chegar ao fim do ano com cerca de 50 milhões de desembarques nacionais.

 

Os números são justificados pelo aumento da renda dos brasileiros, pelo crescimento da economia e competição entre as companhias aéreas”, avalia o diretor de Estudos e Pesquisas da Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes. Ele acrescenta que a comparação é também expressiva quando se leva em consideração que, em todo o ano de 2006, foram registrados 46,3 milhões. “Em 2007, somente até novembro, ultrapassamos os 45 milhões, sem sequer considerarmos ainda o mês de dezembro”.

 

Para o diretor, em 2008, a expectativa é de que os números continuem evoluindo de forma positiva, em função do aumento da oferta de assentos por parte das companhias aéreas.