Na noite desta segunda-feira (28), foram conhecidos os vencedores da quarta edição do Desafio Senai de Inovação, concurso de planos de negócios que reconhece ideias inovadoras e incentiva a cultura do empreendedorismo. A Cycor Cibernética, empresa que atua na pesquisa, desenvolvimento, fabricação e popularização de tecnologias para medicina e reabilitação, foi campeã na categoria “participantes em geral”. Já na categoria “alunos Senai”, a vencedora foi a marca de underwear Ovelha Negra.
Maria Eduarda Malucelli foi aluna do curso técnico em estilismo do Senai, e a Ovelha Negra, seu trabalho de conclusão de curso. Segundo Maria, os diferenciais de sua marca são a modelagem funcional, a inspiração europeia e o desejo de criar coleções com coparticipação de seus clientes. A técnica ainda conta que a vitória no Desafio será um fator de incentivo ao seu negócio, que está começando. “Ser vencedora do Desafio de Inovação mostra que meu trabalho é viável, é maior que apenas um projeto. Comprova todo o potencial que a Ovelha Negra tem. Espero que a partir desse momento a marca tenha mais visibilidade, e assim, mais chances de ter sucesso no mercado”, conta a vencedora.
Promovido pelo Senai Centro Internacional de Inovação, o concurso propicia aos três primeiros colocados de cada categoria a oportunidade de apresentar suas ideias para investidores que podem dar suporte financeiro para projetos de seu interesse. A previsão é de que esses recursos cheguem ao valor de R$ 500 mil, no geral. Além do investimento, os seis melhores planos de negócios terão o direito de participar do Desafio Brasil, a etapa nacional do Desafio Senai, que acontece em São Paulo, no dia 26 de novembro.
Durante a cerimônia de entrega do prêmio, o vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design, Rodrigo Martins, destacou a iniciativa dos empreendedores participantes. “O empenho dos empreendedores durante as fases do prêmio comprova que o mais importante não é o resultado final, mas o aprendizado durante todo o processo, desencadeado pela iniciativa dos competidores, que trazem ideias inovadoras capazes de movimentar a nossa economia”, ressalta o vice-presidente.
“Hoje temos o sentimento de missão cumprida, pois o papel do Sistema Fiep é mobilizá-los, capacitá-los. E todos aqui provaram estarem muito bem preparados”, finaliza Martins. Durante a primeira fase do Desafio, os participantes foram capacitados, por meio do programa Bota Pra Fazer, do Instituto Endeavor.
A premiação ainda contou com a palestra do coordenador nacional do Desafio Brasil, Bruno Rondani, sobre inovação aberta. Rondani ainda apresentou a trajetória do prêmio e traçou um panorama sobre o futuro do venture capital. Após, Rodrigo Ventura, sócio proprietário da BZPlan Consultoria e Administração de Recursos, deu dicas aos empreendedores que buscam investimentos através de venture e seed capital.
O Desafio Senai de Inovação, é promovido pelo Senai no Paraná, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Desafio Brasil e Endeavor Brasil. A competição conta ainda com apoio do Sebrae, Tecpar Intec, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Vosso, Brapps, Junior Chamber International (JCI) e Polyteck e patrocínio da GVT, empresa que tem em seu DNA a inovação com relevância e o respeito ao cliente.
Confira os vencedores do 4º Desafio Senai de Inovação:
Categoria “participantes em geral”:
1º lugar: Cycor Cibernética
2 º lugar: Caliz
3 º lugar: Megaranto
4 º lugar: Tecnologia
5 º lugar: BuscaEnsino
Categoria “aluno Senai”:
1º lugar: Ovelha Negra Underwear
2 º lugar: Chamelion
3 º lugar: Elevador Auto-operável de Piscina Para Pessoas Com Movimento Limitado
Comentários