Desafio Senac coloca alunos no comando de hotel de luxo

Atividade ofereceu aos participantes a oportunidade de desenvolver competências de gestão e liderança durante a rotina de um fim de semana no Grande Hotel São Pedro.

O Desafio Senac: Alunos no Comando, chega a sua 5ª edição acumulando grandes histórias e possibilitando muitas experiências aos alunos participantes. O desafio acontece desde 2012 e oferece aos alunos participantes a oportunidade de desenvolver competências de gestão e liderança durante a rotina de um hotel de luxo.

Nesta quinta edição, também participaram estudantes dos cursos de Fotografia, Estética e Educação Física.

Com o tema Conexão de Talentos, a programação do evento surpreendeu hospedes e convidados do hotel. Na sexta feira, 21 de outubro, os hospedes foram recepcionados com um Chá da Tarde, regado de deliciosas iguarias. Após a cerimônia de abertura e jantar, todos foram convidados a participar de um bate papo #CurtaSenac com empreendedores de sucesso, que fizeram suas carreiras usando, inclusive, a própria experiência de fracassos anteriores.

No sábado logo pela manhã a programação já era intensa e repleta de surpresas: após um delicioso alongamento, todos foram convidados para uma caminhada pelo hotel, onde um aluno do Curso de Fotografia demonstrou como tirar ótimas fotos com o aparelho celular, utilizando lentes especiais oferecidas como brinde aos convidados. Completaram a programação da manhã de sábado massagens ao ar livre, exercícios físicos, hidro zumba e um encontro com Mara Sampaio, para um bate papo no Deck da Figueira.

O almoço teve como destaque a tradicional feijoada com chorinho, e a programação continuou a surpreender com oficina de garrafas aromáticas, competição gastronômica, degustação de vinhos e, para relaxar, um pouquinho mais de massagem e relaxamento no Health Club.

A noite teve início com um Jantar Cigano, com direito a decoração temática, e finalizou com show de ilusionismo no Deck da Figueira. O fim de semana foi encerrado com a apresentação do coral Projeto Guri e show de talentos das crianças, no Mini Clube.

Toda programação foi concebida, gerenciada e operacionalizada pelos Alunos no Comando, e confirmou novamente que a filosofia do Senac, que acredita em uma formação empreendedora e autônoma, pautada em ações educacionais inovadoras, oferece aos participantes do Programa a oportunidade de desenvolver competências de gestão e liderança, e colabora na escolha da atuação profissional.

Participaram do Desafio em 2016, 11 alunos em posições de gerência, e mais 69 que atuaram como apoio operacional nos departamentos de alimentos & bebidas, hospedagem, recepção, mordomia, eventos e lazer. 

O Centro Universitário Senac é a única instituição no Brasil que oferece esse tipo de formação e vivência ao aluno. A oportunidade de participar da realidade de um hotel com alto padrão de serviços e complexidade, é uma experiência transformadora para esses futuros profissionais, que estarão muito mais preparados para o mercado de trabalho”, afirma Marcia Harumi Miyazaki, coordenadora da área de Hotelaria e Eventos do Senac São Paulo.

A seleção dos alunos que atuaram em cargos de gestão aconteceu no primeiro semestre. Para participar do processo, os estudantes já deveriam ter participado de edições anteriores do Desafio Senac: Alunos no Comando. Os candidatos passaram por entrevistas e dinâmicas de grupo com os gestores dos hotéis Senac e professores. A partir dessa escolha, os alunos gestores escolhem a equipe que atuará com eles nas áreas.

Carolina Pereira, gerente geral do hotel-escola no Alunos no Comando

Para edição 2016, a gerente geral do Hotel-Escola foi Carolina Pereira, aluna do sexto período do bacharelado em Hotelaria, que já atuou nas três últimas edições: foi garçonete em 2013; assistente de alimentos e bebidas em 2014; e gerente de alimentos e bebidas em 2015. Em 2016, conquistou a posição de gerente geral.

Tive o prazer de acompanhar o projeto desde a segunda edição. De lá para cá, muita coisa evoluiu. Percebo que ele já é conhecido no ramo hoteleiro, que as empresas valorizam os alunos que participaram. Além disso, o avanço das turmas na atividade é significativo, já que, a cada ano, elas mostram uma postura ainda mais profissional”, avalia. “O Alunos no Comando fez eu me apaixonar por hotelaria e me deu a oportunidade de conhecer a área que quero seguir, de alimentos e bebidas. A atividade oferece aprendizado, crescimento profissional e pessoal, além de um entendimento maior da interdependência entre as áreas. O desafio faz parte da minha história e do meu desenvolvimento” completa Carolina Pereira durante a abertura do Conecta Hospitalidade.

Thamires Nunes Ribeiro, gerente de eventos no Alunos no Comando 2016

Thamires Nunes Ribeiro, aluna do quarto semestre do bacharelado em Hotelaria, teve uma experiência bem completa no Alunos no Comando: em 2015 ela foi operacional e em 2016 passou por assistência e gerencia.

"Foi uma experiência positiva crescer dentro da área de eventos. Um desafio a mais conhecer o segmento e participar do planejamento do evento, agregando crescimento profissional e pessoal. Aprimorou meus conhecimentos técnicos e de gestão".

Thamires atuou até bem pouco tempo como welcome desk no Hotel Pullman Vila Olímpia.

Giovanna Elena Caneloi, gerente de hospedagem no Alunos no Comando

Giovanna Elena Caneloi, Gerente de Hospedagem no Alunos no Comando, e aluna do oitavo semestre do bacharelado em Hotelaria, destaca a oportunidade que o Senac oferece aos participantes do Alunos no Comando.

"A oportunidade que o Senac oferece aos alunos de vivenciar esta experiência em um hotel de luxo, lidar com hospedes reais, programação real, em um hotel que exige muito de todos os funcionários, mantendo esse nível de excelência que o hotel já proporciona aos hospedes é única".

Giovanna é estagiária na área financeira do IHG Brasil Administração de Hotéis e Serviços.

BRUNO OMORI, presidente da ABIH/SP, durante a abertura do evento

Diversas lideranças do setor hoteleiro marcaram presença na abertura do evento, e ficaram hospedados no Grande Hotel São Pedro para participar do Desafio Senac. Entre eles Bruno Omori, presidente da ABIH São Paulo, que abriu o evento; Manoel Gama, presidente da rede de hotéis Travel Inn e do Fohb - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Christer Holtze, vice-presidente sênior de operações da Atlantica Hotels; Melissa Farnandes Oliveira, diretora geral do Hotel Unique, e Roland de Bonadona, ex CEO da rede hoteleira Accor para América Latina.

ALUNOS LEVAM A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NO ALUNOS NO COMANDO PARA SUA VIDA PROFISSIONAL

É o caso de Lyane Passarella, que atualmente trabalha na área de marketing em uma operadora mexicana de restaurantes.

Para decidir em qual área da hotelaria queria seguir, optei por estagiar em diferentes ramos, até escolher de qual gostava mais. O Alunos no Comando me proporcionou justamente a oportunidade de colocar em prática toda a hospitalidade e excelência em serviço que praticamos durante os quatro anos de formação”, afirma a ex-aluna. Formada no Bacharelado em Hotelaria, ela participou da primeira edição do Alunos no Comando como gerente de eventos. “Fizemos questão de trazer para a primeira edição toda a hospitalidade e excelência em serviço que praticamos durante os quatro anos de formação. A experiência foi incrível e me ajudou muito profissionalmente”, comenta.

Já a ex-aluna do Bacharelado em Hotelaria, Fernanda Durazzo, atua hoje como coordenadora de treinamento em uma empresa voltada para o aumento de produtividade e receita dos funcionários.

Quando entramos nesta faculdade estamos com a cabeça focada apenas para o mundo dos hotéis, porém o curso, algumas palestras e principalmente o Alunos no Comando, nos fazem sair da caixa e entender as múltiplas possibilidades na carreira. A minha atuação hoje em dia é um exemplo disso”, explica.

Ela participou das duas primeiras edições, em 2012 e 2013. Na primeira, foi gerente de governança e, na segunda edição, subgerente geral e gerente de alimentos e bebidas. “Foram experiências incríveis, especificamente no que se refere ao impacto no meu desenvolvimento”, complementa.

PRÁTICA PROFISSIONAL EM HOTELARIA

O Centro Universitário Senac oferece dois cursos de graduação na área de hotelaria: Tecnologia em Hotelaria, com dois anos de duração, disponível no Senac Aclimação, próximo à estação Vergueiro do metrô, na capital, e no campus Águas de São Pedro, no interior; e o Bacharelado em Hotelaria, com quatro anos de duração, disponível no campus Santo Amaro.

O Desafio Senac: Alunos no Comando é uma disciplina optativa que permite o desenvolvimento das competências de gestão e liderança para os estudantes dos cursos Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac.

A prática profissional em hotelaria é um componente curricular obrigatório em ambos os cursos e prevê que os alunos cumpram 144 horas de atividade prática em um dos hotéis-escola Senac. Nesse período, os alunos que estudam na capital ficam hospedados nos alojamentos dos campi e passam por todos os postos de atividades dos hotéis, vivenciando, dessa forma, o funcionamento de um hotel com alto padrão de serviços. A experiência é imprescindível para os alunos se candidatarem às funções de liderança do Alunos no Comando.

Para os alunos do Bacharelado em Hotelaria há ainda uma segunda prática profissional obrigatória: são 18 horas nas quais eles acompanham junto aos executivos de vendas dos hotéis-escola Senac, na capital, momento em que desenvolvem competências voltadas à gestão e comercialização de serviços hoteleiros.

O hotel-escola é um exemplo concreto do modelo educacional do Centro Universitário Senac, que integra a operação comercial de empreendimentos hoteleiros de alto padrão de qualidade ao aprendizado nas áreas de hotelaria e gastronomia. No Grande Hotel São Pedro e no Grande Hotel Campos do Jordão, o aluno tem a oportunidade de aprender vivenciando atividades reais da profissão, o que possibilita desenvolver capacidade de análise para entender e conduzir imprevistos, além de atuar em equipe, sempre com qualidade e ética.

Os alunos pensaram em cada detalhe para surpreender o hóspede: No check out o hóspede recebeu duas garrafinhas de água e uma latinha com pipoca