Desafio Guarani - Dakar Series tem início no Paraguai

Paraguai continua com grandes eventos internacionais. Até 25 de julho, o país recebe milhares de turistas para um dos rallys off-road mais importantes do mundo

Paraguai
Depois da visita do papa, o país guarani recebe, nesta semana, outro evento de caráter internacional: a edição 2015 do Desafio Guarani - Dakar Series, que começou ontem, dia 20, com uma largada simbólica na Costa de Asunción, e vai até dia 25 de julho.

Os detalhes desta competição, que possui muitos fãs nacionais e internacionais, foram apresentados na Expofeira Mariano Roque Alonso, no estande da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur). Na ocasião, também se apresentaram o Tour de France, a competição ciclística que terá a etapa paraguaia pela primeira vez neste ano e que acontece em outubro, e permitirá a participação no Tour de France Mundial.

Estiveram presentes no evento a ministra de Turismo, Marcela Bacigalupo; o ministro de Deportes, Víctor Pecci; o coordenador técnico do Desafio Guarani, Milciades Fretes; o coordenador da competição, David Eli e o piloto paraguaio, Nelson Sanabria, reconhecido por sua trajetória em competições deste tipo.

Segundo David Eli, a segunda edição do Desafio Guarani conta com um dia a mais em relação à edição passada, e incorpora uma preparação no Autódromo Rubén Dumont, como parte da corrida.

Etapas classificatórias

Hoje, começam as etapas classificatórias. A primeira estapa compreende o trecho Assunção-Villarrica; a segunda, Villarrica-Assunção; a terceira, Assunção-Encarnación e a quarta, Encarnación- Assunção, incluindo o baixo Pantanal paraguaio.

Milciades Fretes destaca que as paisagens serão únicas. "Desde dezembro do ano passado, os organizadores estão buscando os melhores caminhos, não só para uma fluidez da corrida, mas também para mostrar os encantos do Paraguai."

De sua parte, o piloto Nelson Sanabria assegurou estar orgulhoso de ter novamente o Paraguai na competição pelo segundo ano consecutivo e poder representar o país em sua própria terra.

Há 75 competidores inscritos de 12 nacionalidades, que irão percorrer oito departamentos do País: Central, Paraguarí, Guairá, Caazapá, Ñeembucú, Missões, Itapúa e Presidente Hayes, Pantanal.

De acordo com o ministro de Deportes, Víctor Pecci, este ano a competição será mais difícil e, apesar das chuvas, os carros poderão chegar a uma parte do Pantanal paraguaio.

Os protagonistas deste desafio são, em sua maioria, conhecidos pilotos do Paraguai, Argentina, Chile, Brasil e outros países, mas também há iniciantes que pretendem divulgar a carreira e ingressar no mundo do cross country.

Também acontece o Dakar Challenge, uma classificação especial que premiará com inscrições para o próximo Dakar 2016 os três melhores pilotos amadores desta competição.

Mais informações sobre o destino em www.paraguay.travel