São horas montando, recortando e colando flores, bolinhas, folhas, tudo feito à mão pelos artesãos envolvidos. A decoração do 27º Natal Luz está sendo preparada desde julho deste ano e já conta com mais de 100 mil garrafas Pet cortadas em flores para as 33 novas árvores de natal que enfeitarão a principal Avenida de Gramado, a Borges de Medeiros. Cortinas de luzes unirão as árvores ao longo de toda Avenida Central, deixando o ambiente ainda mais iluminado.
Este ano, todo o projeto artístico da decoração foi pensado por Loni Thiele e Remi Arnold, Secretário de Obras de Gramado e responsável pelo Pavilhão onde são produzidas as peças decorativas. Segundo Remi, a grande novidade desta edição é a utilização de flocos de gelo que fazem referência a uma decoração executada há 25 anos no Natal Luz. “Diferente das estruturas atuais que são em metal e decoradas com garrafas Pet, os flocos de gelo de 1987 eram todos de madeira e lâmpadas. No total serão 80 flocos de gelo posicionados nos postes da cidade”, conclui Remi, integrante mais antigo da equipe do Natal Luz, presente em todas as edições do evento.
Muito material recuperado do incêndio que atingiu um dos pavilhões do Natal Luz em junho deste ano está sendo reaproveitado para a decoração, porém, com a perda, aproximadamente 80% da decoração teve de ser renovada. Loni e sua equipe de artesãos têm um papel essencial nessa reconstrução, já que é necessária muita dedicação e estímulo para seguir em frente. “É preciso muito empenho para darmos continuidade ao processo, todos aqui trabalham duro para fazer o evento brilhar aos olhos do público e essa é a nossa recompensa”, acrescenta Loni. Com a ajuda e a solidariedade da comunidade no recolhimento das garrafas Pet, esse trabalho foi possível e promete encantar mais um ano os turistas que visitam a cidade de Gramado.
Comentários