Dando a volta ao mundo em dois dias – São Paulo

Por Virgínia Câmara

Virgínia Câmara
De 24 a 28 de setembro, embarquei para São Paulo para participar da 42ª Abav Expo, também chamada Feira das Américas, evento essencial para todos que atuam na indústria do turismo. Foi uma ótima ocasião para eu rever todos os players do segmento de turismo, amigos, fornecedores e parceiros. É uma oportunidade de ver e de ser visto. Conversei muito com diretores de grandes empresas aéreas nacionais e internacionais, personalidades políticas e empresariais e destaques do ramo. Foi uma boa forma de gerar insights, repensar minhas estratégias, trocar ideais e fechar negócios, além de ver as tendências do setor. O turismo estava presente em suas diversas vertentes, corporativo, lazer, empresas de receptivo e operadoras.

Neste ano, a feira recebeu quase 70 mil visitantes entre profissionais que puderam entrar em contato com mais de 3,5 mil marcas e destinos de 400 diferentes regiões do mundo. Uma das experiências mais legais que o evento proporciona é a possiblidade do público externo fechar sua viagem diretamente nos stands das agências.

Os stands são o grande atrativo da feira. Algumas companhias investem pesado e criam espaços faraônicos, além dos maravilhosos destinos turísticos do Brasil e do exterior. Assim, me possibilitaram viajar pelo mundo inteiro sem sair do lugar. É sempre algo único e delicioso. Europa, Américas e muitos outros destinos representados de forma bem fidedigna.

Uma particularidade da feira é a Vila do Saber. Um espaço dedicado a palestras de temas sobre o mercado de turismo e a apresentação de inovações para a área. Neste ano, foram abordados assuntos como a importância da comunicação digital para as agências, como fazer planos de negócios, o atendimento para o novo consumidor, entre outros.

Uma das palestras que participei foi realizada pelo diretor executivo de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Mário Andrada. Foi um grande aprendizado saber como está sendo a construção da Vila Olímpica e a estrutura criada para a cidade que deve receber em torno de 500 mil turistas durante o evento. Descobri que Belo Horizonte é uma das cinco cidades satélites, o que pode ajudar o turismo pela capital e região histórica. Um dos objetivos frisados por ele foi que uma das metas do Comitê Olímpico Internacional não é só vender o Rio como um ótimo local de turismo, e sim o Brasil inteiro.

Outro fator interessante que o diretor comentou foi a comparação com a Copa do Mundo. Podemos esperar um evento muito maior, pois o Mundial possui apenas uma modalidade. Nas Olímpiadas, serão 42 campeonatos mundiais em duas semanas, sem contar com as paraolimpíadas que dobram esses números.

Agora, é esperar mais esse evento para compartilharmos aqui mais experiências

Saiba mais sobre a feira em: www.abavexpo.com.br