Três mil pessoas formam a primeira turma do curso à distância de Extensão Universitária sobre Regionalização do Turismo, após seleção com mais de 6 mil candidatos inscritos. Este é o primeiro dos três cursos gratuitos, que oferecerão até 2009 cerca de 9 mil vagas para qualificar gestores públicos de Turismo e profissionais do setor privado, em todo o território nacional.
"A possibilidade de compartilhar experiências vividas por profissionais e líderes do setor, procedentes das 27 unidades federativas do Brasil, e de fortalecer as redes de governança nos estados e municípios estão entre os principais resultados. Ao difundir as diretrizes da implantação e gestão do Programa Regionalização do Turismo, estamos nos aproximando e apoiando cada município que aposta no seu desenvolvimento turístico", analisa o Diretor do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, Diogo Demarco.
O programa de qualificação à distância, lançado pelo Ministério do Turismo em abril, é executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e recebeu um investimento de R$ 3 milhões. O propósito é aperfeiçoar e alinhar a condução do Macroprograma de Regionalização do Turismo nos estados e municípios.
Através da internet, 3 mil alunos estão virtualmente conectados para debater ações para o desenvolvimento da atividade turística regional e fortalecer a Rede Nacional de Regionalização do MTur. Ao receberem e compartilharem subsídios técnicos, conceituais e metodológicos, buscam melhorar a operacionalização do desenvolvimento das regiões turísticas do Brasil.
Conteúdo
Técnicos dos órgãos oficiais de turismo dos municípios e estados, empresários e funcionários das empresas de turismo, líderes de entidades ligadas direta ou indiretamente à atividade turística, entre outros inscritos, trabalham em cinco livros o conteúdo dos Cadernos de Turismo, coletânea de documentos de orientação para a implementação do Programa de Regionalização do Turismo- Roteiros do Brasil. Cada tema é trabalhado em vídeo-aulas, e-books, chats, fóruns de debate e lições virtuais.
A idéia é preparar os alunos para os desafios da descentralização do turismo no Brasil, tornando-os aptos, por exemplo, para elaborar planos estratégicos de desenvolvimento do turismo regional. O entendimento do processo descentralizador da política pública de Turismo e do papel de cada um dentro da implementação do programa é fundamental para a continuidade das ações desenvolvidas pelo MTur no país.
Programa
O Programa de Regionalização do Turismo foi lançado pelo Ministério do Turismo em 2004, visando orientar a execução das políticas públicas de turismo no país, propondo a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística do Brasil. Atualmente são 200 regiões turísticas e 3819 municípios mapeados pelo Programa.
Programação
Curso: Regionalização do Turismo
Vagas: 3 mil
Carga Horária: 120 horas-aula
Duração: 14 semanas
Previsão de Conclusão: 11 de novembro
Curso: Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo
Vagas: 4 mil
Carga-Horária: 80 horas-aula
Duração: 9 semanas
Previsão de Início: primeira turma em outubro de 2008, segunda em março de 2009
Curso: Turismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Vagas: 2 mil
Carga-Horária: 80 horas-aula
Duração:9 semanas
Previsão de Início: maio de 2009
(JA)

Comentários