Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo, tornando-se referência no turismo

Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas
Onibus em Curitiba

Segundo o World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona, na Espanha, ações e programas de planejamento urbano voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental fizeram de Curitiba (PR), a cidade mais inteligente do mundo. A honraria é considerada uma das principais nas áreas de inovação e cidades inteligentes.

A implantação de soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), destaca Curitiba pela quinta vez entre as seis cidades mais inteligentes do mundo, finalistas do prêmio. Tendência crescente na indústria do turismo, Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s), é uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, e no Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Cidades del Futuro, com o DTI desenvolvido com foco em nove pilares, sendo eles: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação: Cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o selo. Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.