Responsável por instituir o primeiro curso superior oficial de Turismo no Brasil em 1971, o Prof. Gabriel Mario Rodrigues, fundador e hoje reitor da Universidade Anhembi Morumbi é também sócio da Rede Brasileira de Educação à Distância – Universidade Virtual Brasileira e presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). “O Prof. Gabriel foi responsável por ensinar no Brasil, pela primeira vez, o conceito da importância sócio-cultural-econômica que o Turismo traz para os centros receptivos. Trata-se de uma atividade que influencia direta e indiretamente em 400 outras atividades industriais e comerciais e mais de 600 profissões que, à medida que foi amadurecendo, atraiu investidores na hotelaria, na infraestrutura de transportes, Alimentos e Bebidas, atrações naturais e temáticas, preservação, conscientização, ecologia, entre outras áreas.”, afirma o presidente da IT MICE Travel Solutions e Acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ibrahim Tahtouh, que foi aluno da primeira turma do curso superior de Turismo dirigida pelo Prof. Gabriel Rodrigues.
De acordo com Tahtouh, o contexto do mercado na época da criação do curso já era favorável e promissor. “Com a ruptura que houve em 64,68 etc, o Brasil estava despertando para descobrir que a Indústria do Turismo tinha tudo a ver conosco, mas era preciso preparar a infraestrutura e muita mão de obra especializada para saber diferenciar o que é trabalhar em turismo, servir ao turista, explorar o turismo e, especialmente deixar claro que trabalhar é diferente de ser turista, servir é diferente de ser servido - e que era para explorar o Turismo e não o turista. O conteúdo que o Prof.Gabriel, assessorado por outras cabeças igualmente privilegiadas, propôs foi o mais completo embasamento para qualquer pessoa poder criar, instituir, dirigir, orientar cidades, destinos, equipamentos hoteleiros e de serviços, semelhante ao que acontece hoje na preparação do Brasil para grandes eventos, como a Copa, Olimpíadas, Expo 2020 etc.”, enfatiza.
O evento de aniversário da Academia está marcado para o próximo dia 20 de fevereiro, em São Paulo, e deve reunir profissionais notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial, transporte aéreo, hotelaria, entre outros.
Sobre a Academia Brasileira de Eventos e Turismo
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006 como Academia Brasileira de Eventos. Iniciativa inédita no país, surgiu da necessidade de nutrir o segmento com pesquisas e dados capazes de prever conjunturas, amparar crises e nortear ações no que se refere às tendências mundiais dos segmentos de turismo e eventos e suas reflexões no Brasil. Tem como objetivo principal trazer, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional.
Composta atualmente por 35 acadêmicos efetivos e perpétuos, à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, tem seu quadro constituído por profissionais notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial, transporte aéreo, hotelaria e outros. Entre suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado em 30 de abril.
Entre alguns dos nomes que já fazem parte da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, estão Anita Pires (Presidente ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Armando Campos Mello (presidente da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras), Carlos Alberto Julio (Tecnisa), Chieko Aoki (Blue Three Hotels), Eduardo Sanovicz (Associação Brasileira das Empresas Aéreas e ex-presidente da Embratur), Eraldo Cruz (Secretario Geral da CNC), Elza Tsumori (Casa Barcelona e Conselho AMPRO – Associação de Marketing Promocional), Gerard Jean (Presidente Riocentro e Riotur, Secretário de Turismo do RJ), Guilherme Paulus (CVC), João De Simoni (conferencista, fundador da AMPRO – Associação de Marketing Promocional), José Wagner Ferreira (consultor, Ex-VP da TAM e ex-presidente da Webjet), Milton Zuanazi (SBTUR, ex-ANAC e Ministério do Turismo), Roland de Bonadona (CEO Accor), Sergio Junqueira Arantes (Diretor da Eventos Expo Editora, Revista Eventos e Prêmio Caio) e Sergio Pasqualin (Diretor Expo Center Norte).

Comentários