Criador do conceito de Turismo Criativo fala sobre o tema em POA

Greg Richards apresentou o primeiro painel da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, nesta terça-feira, 22.
Richards definiu experiências criativas como aquelas que são distintas, que mudam as pessoas



Greg Richards apresentou o primeiro painel da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, nesta terça-feira, 22. Richards, ao lado de Crispian Raymond, foi o idealizador do conceito de Turismo Criativo, no ano de 2000. O painel foi mediado pelo secretário municipal de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes.

O professor de Estudos de Lazer na Univesity of Tilburg e professor de Eventos na Breda University of Applied Sciences, na Holanda, iniciou sua palestra dizendo que foi muito bem recebido em Porto Alegre e o acolhimento está ligado ao Turismo Criativo. De acordo com Richards, o turista procura a essência dos lugares, querem ter a vivência do cidadão local. “O turista não quer mais ver apenas prédios históricos, ele ter o contato com os moradores. E isso é possível através de atividades criativas, onde comunidade e o visitante criam algo juntos, contribuindo para aumentar a qualidade de vida dos locais e enriquecer a experiência do turista”, disse.

Richards definiu experiências criativas como “aquelas que são distintas, que mudam as pessoas, as envolvem e fazem com que elas queiram retornar”. Ele também destacou a diferença entre Turismo Criativo e Turismo de Experiência: Turismo Criativo é composto de experiências criativas, há interatividade. Já o Turismo de Experiência pode ser passivo. 

Para um destino ser criativo precisa oferecer experiências únicas, que contribuam para o desenvolvimento pessoal do visitante. É necessário que haja envolvimento, engajamento para que sejam criadas relações entre a comunidade local e o turista. “O turismo criativo é um lugar para estar, seja para quem vive lá o tempo inteiro ou para o cidadão que permanece por um tempo”, definiu.

De acordo com Richards, o Turismo Criativo é possível ser feito por qualquer comunidade. “Há criatividade em qualquer lugar. A comunidade deve ser criativa deve saber se relacionar com esse turista”. E completou: O Brasil tem potencial para ser um destino criativo.

Fonte: Secretaria de Turismo de Porto Alegre