Couromoda abre o calendário de feiras em São Paulo

A feira começou neste domingo dia 10 de janeiro e movimenta o setor calçadista, de moda e eventos do País e espera crescer em de 3 a 4% em exportação.

A Couromoda – maior feira de calçados e artigos de couro da América Latina – abre oficialmente o calendário de moda, eventos e negócios do país. Em sua 43ª edição, apresentará lançamentos para todo o ano de 2016, nos segmentos feminino, masculino e infantil, terá desfiles Desfile Conceito e o Fashion Play e incentivará a geração de negócios.

A aposta do setor calçadista é a exportação da produção. Para ampliar a presença dos calçados brasileiros no exterior a Couromoda ampliou o número de importadores, esta edição serão 113 vindos dos Emirados Arábes, Estados Unidos, Europa, Asia e América, contra 75 em 2015. Segundo Jeferson Santos, Diretor Geral da Couromoda, as exportações de calçados começaram a crescer no final do ano, em novembro, registrou crescimento de 2,2% no volume de exportação e de 18,8% em dezembro.

“Nossa expectativa é em 2016 o mercado calçadista crescer entre 3% a 4% e para ampliar as negociações criamos os Projetos Exportação e Vitrine Exporter – estandes de marcas brasileiras que já exportam e concentradas em um único ambiente (12 mil metros quadrados), para gerar um maior volume de negócios e prospecção entre expositores. E o Matchmaking, uma agenda diária para expositores e lojistas nacionais, que podem se encontrar para rodadas de negócios, firmadas de acordo com os interesses geográficos e de mix de produtos, um programa gratuito”, explica Santos.

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que as exportações brasileiras de calçados registraram incremento de 4,7% em novembro no comparativo com o mês anterior (US$ 71,3 milhões). No mês passado, os calçadistas exportaram 9,88 milhões de pares por US$ 74,68 milhões. O número também é 1,1% superior se comparado ao mesmo mês de 2014, quando foi exportado o equivalente a US$ 73,9 milhões. No acumulado de janeiro a novembro, o embarque de 106,47 milhões de pares somou US$ 840,8 milhões em divisas, 11,3% menos do que no mesmo período do ano passado (US$ 948 milhões).

O Brasil é o terceiro maior produtor de calçado do mundo e exporta para mais de 150 países. São produzidos por ano mais de 900 milhões de pares de sapatos. Na COUROMODA, as mais de 2 mil marcas participantes respondem por 90% da produção nacional de calçados. Estão presentes na edição 2016 importadores do mercado Europeu, Americano e Asiático. Após a feira, são gerados negócios por cerca de três meses, o que significa que 35% da produção anual das marcas participantes da Couromoda tem origem no que foi comercializado e negociado durante e pós evento. Grandes players do segmento calçadista marcam forte presença na 43ª edição da COUROMODA, entre eles nomes como Arezzo, Dumond, Dakota, Beira Rio, Picadilly, West Coast, Jorge Bischoff.

Couromoda em Números:

 Expositores: 3 mil

• Expositores que exportam: 150 marcas nacionais que exportam, sendo 30 delas participando do projeto Exportação pela primeira vez

• Ranking: o Brasil é o terceiro maior exportador de calçados no mundo

• Compradores Internacionais: 2 mil vindos de mais de 60 países, entre eles do mercado Europeu, Latino Americano, Americano e Asiático

• Economia: 16 bilhões de reais é o valor que a Couromoda movimenta em São Paulo/ São gerados 14 mil empregos diretos e indiretos no período da feira

• Exportação: o Brasil vendeu 107 milhões de pares para o mercado externo em 2015

• Produção: mais 900 milhões de pares produzidos/ano

• Representatividade: 2 mil marcas que estão na Couromoda respondem por 90% da produção nacional

• Visitantes: 184 mil

• Marcas Masculinas: 61

• Marcas Femininas: 215

• Marcas Infantis: 20

• Marcas Esportivas: 10

• Número de Expositores da SPPP: 58

www.couromoda.com

PROGRAMAÇÃO:

MERCADO, VAREJO E NEGÓCIOS

Congresso Brasileiro do Calçado. Idealizado e promovido anualmente pela COUROMODA, é responsável há duas décadas por incentivar o debate de temas que impactam o relacionamento indústria-varejo.

Local: Centro de Convenções.

São Paulo Prêt-à-Porter - Em sua 6ª edição é destinada às indústrias de vestuário e acessórios de moda, de pequeno e médio porte. A feira oferece a elas condições para ampliar e fortalecer relações comerciais com lojistas de todo país e lançar suas coleções direto para os compradores, são 500 marcas participantes.

Matchmaking: uma agenda de encontros entre expositores e lojistas, firmada de acordo com os interesses geográficos e de mix de produtos. A ideia é promover rodadas de negócios. É um programa gratuito e as marcas podem fazer os seus “matchs” durante os quatro dias da feira.

50 Empresários Mais Influentes do Calçado - pioneiro no setor, o prêmio mapeará e fará uma homenagem aos 50 líderes empresariais do calçado brasileiro do varejo e da indústria. Vale ressaltar que a maioria dos indicados estão presentes na Couromoda confirmando a importância da feira para fomento do setor.

Projeto Exportação e Vitrine Exporter – Grupo desenvolvido com foco em exportação traz, num espaço reservado de 12 mil metros quadrados dentro do pavilhão, estandes de marcas brasileiras que já exportam para países da América Latina, Europa, Oriente Médio e Estados Unidos. Neste espaço haverá também o Vitrine Exporter, que deixará à mostra neste ambiente peças e artigos de destaque de algumas marcas participantes. A expectativa é aproveitar o momento positivo para exportação de produtos e gerar um maior volume de negócios e prospecção entre expositores.

MODA

Desfile Conceito -- sob a coordenação de Madeleine Muller -- serão apresentadas coleções de marcas como:Beira Rio, Cecconello, Coca Cola Shoes, Grupo Paquetá, Ferricelli, Jorge Bischoff, Kildare, Luz da Lua, M.Officer, Radamés, Ramarim e Werner. Os desfiles acontecerão em uma área especialmente montada, no Boulevard 90 e terão duas apresentações diárias (16h30 e 18h), com estrutura de passarela internacional e plateia com capacidade para 250 pessoas

Exposição de Moda – experts do mercado selecionaram peças chaves para as próximas estações. Modelos que ditarão moda. A exposição está no espaço Boulevard 90.

Fashion Play - desfiles itinerantes que despertam o desejo do público visitante e lojista. Serão quatro apresentações diárias, em intervalos de uma em uma hora, em localizações estratégicas e diferentes da feira.

Couromoda Fashion Spot 2016 - reúne empresas de linha boutique, com produtos de alto valor agregado e ciclo de palestras focado em visual merchandising, design de interiores, construção de imagem de marca, entre outros temas de sucesso. Conta com a parceria da Belas Artes e IED.