Sobre os valores, a empresa vem investindo cada vez mais em responsabilidade ecológica, a preservação ambiental é um dogma para o Costão. “Os cuidados com o meio ambiente estão garantidos na cláusula pétrea desde a fundação do Costão do Santinho Resort, que prevê a preservação permanente da Mata Atlântica do entorno do empreendimento. O complexo hoteleiro foi construído em um terreno de quase um milhão de metros quadrados, dos quais 750 mil m² são de vegetação nativa preservada, e formam a Unidade de Conservação do Morro das Aranhas, uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em área urbana do Brasil”, ressalta o fundador. Assim, o empreendimento vem investindo forte em ações de preservação e respeito à natureza e desenvolvendo pacotes que favoreçam esse input frente aos clientes. O Family Adventure, lançado em 2021 para chancelar o resort como uma opção de turismo durante todo o ano, apresentou ao mercado uma série de programações de soft adventure, para toda a família e que tem como eixo norteador a relação com o meio ambiente. Além das atividades recreativas, para todas as idades, os shows temáticos e as atividades gastronômicas têm sido fatores decisivos para a escolha do Costão dentre os consumidores e é um forte pilar que o empreendimento faz questão de reforçar. “Temos seis opções de restaurantes, comandadas por chefs renomados do segmento e que possibilitam aos nossos clientes uma experiência cultural, com uma excepcional variedade de pratos, explorando também as peculiaridades da região, a interlocução com os produtores locais, investindo também em opções para clientes com restrições alimentares. Temos quatro bares, posicionados estrategicamente no resort e um espaço dedicado à alimentação infantil”, destaca Cleiton Tabalipa, copresidente do Costão do Santinho.
Nesse sentido e com as novas propostas de entretenimento, o Costão do Santinho reforçou o fomento a cultura e a conservação das memórias, costumes e tradições. “Crescemos em meio a um local recheado de cultura e cada vez mais buscamos nos posicionar junto a esses patrimônios e fortalecendo as raízes”, completa o fundador.
A pluralidade e respeito pela diversidade é outra marca do empreendimento, assim como a forte veia de responsabilidade social. “Contribuir com a comunidade está em nosso DNA, estamos cada vez mais próximos das comunidades, não apenas no fomento à pesca artesanal, com a educação ambiental e com o cuidado com as famílias dos nossos colaboradores, mas entendendo nosso papel social frente a um mercado que cada vez mais gera demandas e é impactado pelas mudanças globais”, exemplifica o empresário Fernando Marcondes de Mattos.
Além disso, o Costão do Santinho Resort tem uma estação de tratamento de esgoto, com 98% de eficiência. O esgoto tratado volta para tratar as plantas e o excedente vai para o campo de golfe. O lixo é 100% reciclável.
Desde 2019, o Resort tem intensificado as reformas de apartamentos e modernização de espaços. Atualmente, o empreendimento, único resort all inclusive no sul do país, conta com mais de 900 colaboradores – e investiu nesta relação durante a pandemia, com mais de 600 apartamentos distribuídos nas vilas e no Hotel Internacional, piscinas abertas e também aquecidas, complexo esportivo, SPA e demais atividades para lazer e eventos. “Estamos também investindo na modernização de nossas instalações, com reformas e ampliação de áreas. Neste momento, quase 40% dos nossos apartamentos já passaram por reformas, focando no bem-estar de nossos consumidores. As novas formatações familiares e a abertura para os pets, vem ampliando nosso nicho de penetração”, comenta Leonardo Freitas, também copresidente do Costão do Santinho. Além disso, a busca pela excelência faz parte do dia a dia no hotel frente aos cuidados universais com todos que integram a cadeia produtiva e não apenas o cliente final.
E isso se reflete nos diversos prêmios que o Costão do Santinho acumula em sua história. Há mais de dez anos, conquista o Jacaré de Ouro, do Prêmio Caio, a mais prestigiada premiação da indústria de eventos e turismo. Prêmios estes que agregam valor não apenas para o empreendimento, mas também contribuem para alavancar Florianópolis como destino para eventos. Em 2021, tanto a cidade quanto o Costão são mais uma vez finalistas no Prêmio Caio, cujo resultado será anunciado no dia 14 de dezembro.
Abertura para o novo, para o criativo, para o surpreendente. Só quem tem uma estrutura tão diversificada e uma natureza tão rica pode fornecer o espaço e a flexibilidade para ser o local dos eventos mais inusitados.
O Costão tem estrutura para isso e muito mais, pois as experiências e os ambientes são criados de acordo com a sua necessidade, seja ela qual for.
Um centro de eventos com mais de 9.000 metros quadrados e capacidade para receber até 4.000 pessoas. Toda essa capacidade distribuída em diferentes configurações de espaços customizáveis para os eventos mais inovadores.
Além dos espaços tradicionais para eventos, o Costão do Santinho possibilita a montagem de coquetéis, festas e banquetes em locais não convencionais como a tenda das piscinas, Choupana, Lounge e piscina do Hotel Internacional, Espaço Yoga, Engenhos, Praia do Santinho, Costão Golf ou o que mais sua criatividade sugerir para seu evento.
Aliado a isso, o turismo figura como a indústria sem chaminé no estado, seja de eventos ou de lazer. Em Santa Catarina, inclusive, o turismo é responsável por 12,5% do PIB, acima dos 8,1% da média nacional. A força do setor confirma-se mesmo durante a pandemia. “Santa Catarina desponta no turismo nacional e internacional e vem fortalecendo a economia. Durante a pandemia, por exemplo, é sabido que no estado, apesar de bastante afetado, o segmento, comparado com dados nacionais, foi o que menos sofreu o impacto das restrições necessárias para conter o avanço do coronavírus. E mais, foi o que mais gerou empregos no turismo ao longo de 2020, com 3,35 mil postos criados, como é possível confirmar nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. E essa é uma realidade que também se refletiu no Costão do Santinho. Investimos em processos, aproveitamos para reforçar e reformar toda nossa infraestrutura e entender as novas necessidades do consumidor. Tanto 2020 quanto 2021 são anos para serem celebrados e para a temporada 2021/2022, a expectativa é de uma ocupação histórica. Já temos uma alta taxa de reserva, com poucas datas para este ano e estamos trabalhando com opções para todo o ano de 2022”, completa o diretor comercial do Costão do Santinho, Rubens Régis.
“Seguimos trabalhando confiantes, inovando com ousadia para continuarmos figurando entre os principais resorts do Brasil. Continuaremos fortalecendo os pilares que nos trouxeram até aqui: a natureza e sustentabilidade, a humanidade, a nossa estrutura e inovação constante, a história e cultura locais, o entretenimento e a gastronomia”, completa Cleiton Tabalipa, copresidente.
Ainda analisando uma retrospectiva sobre mercado, é possível afirmar sem sombra de dúvidas que o empreendimento foi um dos primeiros a atrair turistas de alto poder aquisitivo para Santa Catarina. A combinação de hotel repleto de opções de lazer luxo junta os dois principais objetivos de qualquer planejador do setor: trazer pessoas que gastem mais e fiquem mais tempo. O nível de serviço do resort agregou glamour a Florianópolis. “Desde o início a visita de atores, atrizes, cantores e esportistas retroalimentam a engrenagem”, relembra feliz o fundador do empreendimento.
A experiência dentro do Complexo Costão do Santinho é norteada por cinco pilares: Cultura e História; Natureza; Entretenimento; Gastronomia; e Humanidade. É através da excelência em cada um destes pilares que o resort se consolidou e tornou-se uma peça fundamental para o turismo, desenvolvimento econômico e resgate histórico de Santa Catarina. Hoje, com três décadas completas de história, os pilares se refletem no reconhecimento internacional do resort por suas medidas de sustentabilidade, de resgate cultural e a incansável busca por excelência.
Tudo isso reflete o espírito empreendedor do florianopolitano nascido em 13 de dezembro de 1938 e que tem o turismo no seu DNA. “É uma atividade vital para qualquer país”, diz Marcondes, defensor do setor como propulsor de economia e geração de emprego e renda, além de crítico frequente da burocracia e falta de apoio do poder público. “Os governos têm que ter papel motivador, e não ficar criando entraves”, finaliza o empresário Fernando Marcondes de Mattos.
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