Coral promove grande mutirão de pintura na comunidade Santa Marta

Creche e oito casas localizadas no morro serão pintadas durante os quatro dias de mutirão do Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta

O projeto socioambiental Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta, da Tintas Coral, promove um grande mutirão de pintura no período de 18 a 21 de julho, de quinta-feira a domingo, semana que antecede a realização da Jornada Mundial da Juventude. Os quatro dias de pintura vão envolver cerca de 80 voluntários por dia e revitalizar uma importante edificação da comunidade, a creche Mundo Infantil, além de oito casas de moradores.

A creche Mundo Infantil, localizada na estação 04 do plano inclinado do Santa Marta, existe há 31 anos. Construída pelas mulheres do morro que sofriam com a falta de um espaço apropriado para deixar seus filhos enquanto trabalhavam, a creche comuntária atende hoje 60 crianças de 01 a 04 anos. Para representar a alegria e destacar o imóvel entre as casas do morro, a diretoria da creche escolheu cinco cores bem chamativas da paleta de tintas da Coral: ´Vermelho frança´, ´Verde rua´, ´Fita violeta´, ‘Laranja mandarim’ e ‘Amarelo festival’.

Localização da creche Mundo Infantil, que será pintada durante mutirão de julho


O presidente da Tintas Coral, Jaap Kuiper, destaca a prioridade dada pelo projeto para edificações que tenham valor histórico e cultural: “Este é o critério que orienta a iniciativa, que já alcançou mil edições realizadas por todo o Brasil. No Santa Marta, o Tudo de cor para você é uma experiência inovadora e vem transformando a comunidade desde 2012. Pintar a creche Mundo Infantil é motivo de orgulho para nós e para os moradores”, afirma.

A coordenadora geral da unidade da Asia (Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas - RJ) no Santa Marta, Marcia Barros, responsável pela creche Mundo Infantil, também comemora a revitalização. "A parceria com a Tintas Coral e a mobilização por meio de mutirões surgem em um momento muito importante, onde os esforços se convergem em prol do mesmo objetivo: incentivar e proporcionar um desenvolvimento pleno das nossas crianças. A escolha de cores diversas irão configurar um local de referência, alegre e extremamente infantil."

A mobilização e a organização do trabalho dos voluntários durante o mutirão vão contar com a colaboração dos voluntários do TETO, organização não governamental criada há 15 anos que atua na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas em assentamentos precários, por meio da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. No Brasil, o TETO iniciou seu trabalho em 2007 e, desde então, já mobilizou 18 mil voluntários e construiu 1.426 moradias de emergência em diversas regiões do país.

Além da creche Mundo Infantil, que possui três pavimentos, oito casas também serão pintadas no mutirão deste mês. A pintura dessas casas, localizadas em diferentes pontos do Santa Marta, envolverá os voluntários e os moradores do morro no trabalho de revitalização das fachadas. Cerca de 20 voluntários estrangeiros já estão confirmados para participar da pintura na comunidade carioca. Eles serão trazidos pela pastoral da PUC-Rio e integram a missão Eco Urbana do Grupo Magis 2013, experiência missionária de jovens jesuítas que antecede a Jornada Mundial da Juventude.

O projeto

O Tudo de cor para Rio de Janeiro - Santa Marta, com calendário de atividades até junho de 2014, conta com a participação ativa de moradores, colaboradores e funcionários da empresa. Em 2010, a companhia realizou um projeto piloto na comunidade com a pintura de 34 casas e da quadra da escola de samba localizadas na Praça do Cantão.

Com o sucesso da experiência, a Coral criou uma edição especial do projeto e o Tudo de cor para Rio de Janeiro - Santa Marta vem sendo colocado em prática desde o final de 2012.

A comunidade Santa Marta é uma área emblemática para a capital fluminense. Foi a primeira a receber a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em dezembro de 2008, e a ter wi-fi gratuito. Para facilitar a locomoção dos moradores pelo morro também foi inaugurado o Plano Inclinado (transporte sobre trilhos) no mesmo ano da pacificação. Atualmente, o local tem cerca de seis mil moradores, que habitam aproximadamente 1,5 mil casas.

“A comunidade foi escolhida pela Tintas Coral por ser fortemente reconhecida pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral. Segundo Jaap, a previsão é de que essa fase da revitalização da comunidade conte com o engajamento de centenas de moradores da região. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, afirma o executivo.

Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do Tudo de cor para você no Santa Marta. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas e contam com a consultoria do arquiteto carioca Jorge Abrantes, parceiro da iniciativa e criador do projeto arquitetônico adotado para as casas. Abrantes está envolvido em ações para melhoria visual da comunidade desde 2005 e possui forte engajamento com a população local.

A participação da comunidade é um dos principais pilares da iniciativa, por isso, foi constituído um Comitê com representantes locais. Esse grupo é formado por lideranças comunitárias e visa ajudar a definir os rumos do projeto. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário, as discussões mensais desse grupo mostram a maturidade alcançada pela comunidade, que está sendo resgatada pela Coral com o projeto.

Antes de começar o trabalho de revitalização, a situação das fachadas de todas as moradias foi avaliada pela Coral a partir de um levantamento técnico inédito realizado na comunidade. Durante dois meses e meio, um escritório especializado em projetos de edificações e urbanismo contratado pela Coral disponibilizou nove agentes para percorrer o Santa Marta e detalhar informações sobre os imóveis, como acabamento das fachadas, esquadrias, números de pavimentos e cobertura. A pesquisa ainda ajudou a produzir dados estatísticos importantes para a comunidade, como:

• A comunidade conta com 639 edificações (cada edificação pode ter uma ou mais moradas);

• Um terço das edificações, 34,07%, possui a fachada com emboço (reboco), portanto, já pode receber pintura;

• 20,57% das edificações não têm revestimento nas fachadas. São imóveis com o tijolo aparente;

• 45,37% das moradias possuem acabamento misto, como chapisco, emboço/reboco, tijolo aparente;

• Os imóveis vão de dois a quatro pavimentos, sendo que a maioria possui apenas dois andares.

.

A parceria estabelecida entre a Tintas Coral e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP-RJ), responsável pelas obras de reurbanização da capital, está viabilizando o emboçamento externo das casas e a construção e colocação de andaimes para a pintura.

Além da revitalização do ambiente, os moradores também terão a oportunidade de fazer cursos de capacitação na área de pintura, em conjunto com o SENAI, ao longo de 2013. “Queremos estimular que os próprios moradores pintem as suas casas e, por isso, fornecemos todo o suporte necessário – como equipamentos, ferramentas, cursos e orientação de profissionais especializados. Com isso, buscamos gerar emprego aos moradores”, complementa Jaap Kuiper.

Como em todas as edições do Tudo de cor para você, uma personalidade é escolhida para abraçar o projeto. O ex-tenista Guga Kuerten é o padrinho do Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta, assim como ocorreu no Tudo de cor para Florianópolis.

Pré-requisitos para a pintura das casas

Para que uma casa seja pintada ela precisa estar dentro de alguns critérios, são eles:

• Casas autorizadas pelo governo levando em consideração critérios de precariedade e segurança. Validação feita pela EMOP - Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado.

• Casas com superfícies adequadamente preparadas, evitando assim o desgaste da pintura.

• Engajamento dos moradores no momento da pintura. Eles escolhem as cores e mobilizam familiares e amigos para o trabalho de pintura da casa.

A Coral fornece treinamento básico em pintura, ferramentas, equipamentos de segurança, supervisão/orientação durante todo o processo de pintura, além de toda a tinta necessária para a pintura das fachadas das casas.

“Tudo de cor para você”

O “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Desde o início do projeto, mais de 490 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 3000 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 1.300 aprendizes formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Coral

A Coral, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter(@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral - ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore - simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços. Em 2012, a Coral foi reconhecida no prêmio internacional Superbrands, que elege marcas excepcionais que atendem as necessidades dos mais diversos públicos.

A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e foi pioneira a trazer, além de códigos, os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

AkzoNobel

A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. A empresa fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalha com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus clientes. O portfólio inclui marcas como Coral, Eka, Wanda, Dulux, Sikkens e International. Com sede em Amsterdã, na Holanda, é classificada como uma das companhias do Global Fortune 500 e ocupa posição de destaque na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, seus 55 mil colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da filosofia “As Respostas do Amanhã Hoje” (Tomorrow's Answers Today™).

As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine, Protective & Coatings (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Packaging Coatings e Wood Finishes and Adhesives (Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulpand Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemistry e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.900 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.

TETO

TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, por meio da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO busca, por meio da construção de moradias de emergência, planos de educação, saúde, fomento produtivo e trabalho em rede, construir uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.

Hoje, o TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Em 15 anos, graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 93 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 600 mil voluntários em todo o continente. No Brasil, já foram mobilizados mais de 18 mil voluntários e construídas 1.426 moradias de emergência.

Fonte: Assessoria