Copacabana recebe eventos-teste dos Jogos Olímpicos

Bairro será palco do Mundial de Paratriatlo e da seletiva de triatlo olímpico

Na próxima semana, o Rio de Janeiro comemora o marco de um ano para os Jogos Olímpicos. “Bem-vindos a uma rotina que começa agora e vai durar pelos próximos 400 dias”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao apresentar o plano operacional da cidade para os primeiros eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Até maio de 2016, a cidade sediará 44 eventos que visam testar as operações necessárias para receber atletas, autoridades, jornalistas e visitantes.

Já neste sábado, dia 1º, Copacabana será palco do Mundial de Paratriatlo. No dia seguinte, também em Copacabana, acontece a seletiva de triatlo olímpico. Mais de 200 atletas devem participar do evento, que é classificatório para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Já entre os dias 06 e 09 de agosto, acontece o Concurso Completo Internacional, em Deodoro.

Para todos os eventos, a principal recomendação da prefeitura é que a população utilize o transporte público.

Em Copacabana, onde o impacto deve ser maior, a prefeitura pretende reduzir entre 30% a 40% do tráfego durante os dois dias de competição. A mobilização dos órgãos municipais já começou às 23h do dia 28 de julho, com a interdição da faixa da Avenida Atlântica junto à praia, que permanecerá até a manhã do dia 03 de agosto (segunda-feira).

Os dois eventos-teste da região serão abertos ao público, que deve chegar ao local, preferencialmente, utilizando o Metrô até a estação Siqueira Campos. Ainda em agosto, entre os dias 05 e 09, acontece outro evento-teste, o Campeonato Mundial Júnior de Remo, na Lagoa. No entanto, a prefeitura entende não ser necessário um planejamento fora do padrão para o local, que tradicionalmente já abriga torneios deste porte.

Mais informações sobre os eventos–teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 podem ser obtidos no site: http://www.aquecerio.com

Fonte: Assessoria