Recentemente, teve início a rota direta entre a Cidade do Panamá (PTY) e Los Cabos (SJD), fortalecendo a conectividade aérea entre Baja California Sur, o Caribe e a América Latina, com três frequências semanais: às segundas, quintas e sábados. O voo inaugural decolou do Panamá às 09h09 e aterrissou em Los Cabos às 12h27, operado por um Boeing 737-800 com capacidade para 160 passageiros. O voo de retorno parte às 13h33 e chega ao Panamá às 20h30.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo, Economia e Sustentabilidade de Baja California Sur (SETUES), da Embaixada do Panamá no México, do Fideicomisso de Turismo de Los Cabos (FITURCA), da Copa Airlines, do Aeroporto de San José del Cabo e da Associação de Hotéis de Los Cabos.
“Estamos muito felizes com o início do voo que conectará Los Cabos ao Panamá. Essa conexão, fruto do trabalho conjunto entre o governo do estado e o FITURCA, representa uma oportunidade estratégica para diversificar o turismo, atrair investimento e consolidar relações comerciais com uma região de grande potencial. Além disso, abre portas para captar turismo da América Central e do Sul, fortalecendo o posicionamento do nosso estado”, afirmou o subsecretário Fernando Ojeda, representante da titular da SETUES, Maribel Collins.
O Embaixador do México no Panamá, Abraham Martínez Montilla, destacou que “essa nova frequência permitirá que passageiros de diversas regiões do mundo se conectem facilmente a Los Cabos a partir da Cidade do Panamá, viajando apenas cinco horas entre ambos os destinos. Para o Panamá, Los Cabos representa um verdadeiro cenário de ganho mútuo: além de ampliar nossa conectividade turística e comercial, cria oportunidades para estimular o turismo a partir de um destino que recebe visitantes de todas as partes do mundo — visitantes que também poderão descobrir o Panamá e aproveitar nossa vantagem estratégica como centro logístico e aéreo global”.
Essa conexão, a primeira ligação direta de Los Cabos com a região, oferece acesso a mais de 20 destinos na América Central e do Sul via Hub das Américas® da Copa Airlines, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Nesses mercados, a FITURCA realizou uma campanha promocional no segundo semestre de 2025, focada em posicionar a rota, aumentar sua visibilidade, desenvolver o produto turístico e estimular a demanda.
“Este voo é um impulsionador para o desenvolvimento turístico e econômico de Los Cabos. Estamos convencidos de que essa nova conexão favorecerá a chegada de turistas panamenhos e de toda a região, além de fortalecer a cooperação entre ambos os mercados. Como primeiro indicador dos resultados da nova rota, observamos um aumento de 34% nas reservas antecipadas para Los Cabos vindas da América do Sul neste ano”, acrescentou Rodrigo Esponda, Diretor Geral do Fideicomisso de Turismo de Los Cabos.
“Para a Copa Airlines, cada novo destino representa uma oportunidade para impulsionar o turismo, aproximar culturas e fortalecer a integração regional nas Américas. Com a inauguração da rota para Los Cabos, facilitamos o acesso a um dos destinos mais atrativos do Pacífico mexicano, ao mesmo tempo em que ampliamos as possibilidades de conexão entre o norte do México, o Panamá e o restante do continente. Esta nova rota não beneficia apenas os viajantes: reforça também o papel do Panamá como hub estratégico para a região e abre novas oportunidades de dinamizar o intercâmbio turístico, comercial e cultural entre os dois países”, afirmou Pedro Heilbron, presidente-executivo da Copa Airlines.
A nova rota direta Panamá–Los Cabos elimina escalas na Cidade do México ou nos Estados Unidos, reduz o tempo de conexão para menos de duas horas e projeta uma receita direta superior a 25 milhões de dólares por ano, graças ao gasto médio superior a mil dólares por turista. Isso gerará um impacto significativo no Produto Interno Bruto turístico local e ajudará a diversificar a tradicional dependência dos mercados dos Estados Unidos e Canadá.
Segundo Francisco Villaseñor Reyes, administrador do Aeroporto de Los Cabos, “hoje celebramos uma conexão que abre grandes oportunidades para Los Cabos. Com essa nova rota para o Panamá, a Copa Airlines conecta o Pacífico a uma ponte estratégica entre a América do Sul e o Caribe, permitindo diversificar nossa oferta turística e ampliar nosso alcance. Este resultado é fruto do trabalho coordenado entre as autoridades, o Fideicomisso de Turismo de Los Cabos e a companhia aérea, com quem compartilhamos a visão de seguir impulsionando o crescimento da região”.
Desde 2016, o Fideicomisso de Turismo de Los Cabos iniciou negociações com a Copa Airlines em feiras como a Routes World e a Routes Americas, capitalizando o potencial evidenciado pelos 1,36 milhão de turistas sul-americanos que visitaram o México entre janeiro e novembro de 2021. “O fortalecimento das conexões aéreas é fundamental para posicionar Los Cabos como um destino global. Essa nova rota contribui diretamente para ampliar nosso alcance, facilitando a chegada de visitantes em busca de experiências únicas que combinam o Mar de Cortés, deserto e montanha”, comentou Armando García, presidente do Conselho da Associação de Hotéis de Los Cabos.
Esse novo acordo aéreo representa uma ponte direta que permitirá aos visitantes da América Latina aproveitarem uma rota rápida, cômoda e segura, facilitando o acesso aos atrativos naturais, culturais e de negócios que Los Cabos oferece. Os viajantes que desejarem sair de ou chegar a Los Cabos podem realizar suas reservas por meio de www.copa.com, nas lojas físicas de vendas, no centro de atendimento telefônico ou diretamente com sua agência de viagens.

Comentários