Congresso SAE BRASIL 2023 anuncia "Jump Start", sua 2ª Competição de Inovação

No melhor estilo Hackathon/Ideathon, usando metodologias ágeis e Design Thinking, competição Jump Start, focada em Inteligência Artificial na Mobilidade, abre oportunidade para 120 estudantes e funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho

O 30º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL convida estudantes de todo o país a mergulharem na revolução tecnológica da mobilidade, entre os dias 05 e 11 de outubro, com o programa estudantil e a competição de inovação “Jump Start”, que desafiará os participantes com o tema “Inteligência Artificial na Mobilidade” buscando soluções inovadoras para o setor.

A competição deste ano abre oportunidade para 120 estudantes formarem 24 equipes, com inscrições a um valor simbólico de R$20. A renda obtida será integralmente destinada ao Instituto Laramara de São Paulo, reforçando o compromisso social da iniciativa.

Nos primeiros cinco dias, o evento se desdobrará em um formato totalmente virtual. Para ampliar a experiência, as equipes terão a oportunidade de desenvolver suas ideias presencialmente durante o Hackathon da FATEC-SP, nos dias 06 e 07 de outubro, uma parceria que deve atrair ainda mais estudantes/competidores. No dia 10 de outubro, as equipes terão até o fim do dia para entregar suas ideias analisadas, com seus protótipos digitais, além da validação da dor de negócio tratada pela ideia com as empresas do setor, presentes no congresso.

No último dia, 11 de outubro, as equipes apresentarão seus pitches, e três delas serão selecionadas para uma avaliação final ao lado dos vencedores do Hackathon do Fórum da Mobilidade e do Hackathon da FATEC-SP. Um júri composto por especialistas, profissionais e acadêmicos decidirá os vencedores. As entregas e os pitches poderão ser feitos dentro do Congresso SAE BRASIL ou de forma virtual.

Para preparar os estudantes, a organização da competição oferecerá uma série de palestras, abrangendo desde introduções à era da IA até as implicações éticas da tecnologia, além de metodologias usadas para ideação e prototipação. Grandes nomes do mercado, como Bosch, Connectory, Scania, Senai, IEL e FATEC-SP, já confirmaram seu apoio ao Jump Start/23.

O Jump Start/23 visa não apenas inovar, mas também identificar talentos, educando e promovendo uma competição de inovação genuína. A SAE BRASIL se esforça para conectar estudantes e empresas de maneira dinâmica e transparente, cultivando um rico ambiente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

O programa é apoiado pela Scania, que enxerga no projeto o propósito da companhia em auxiliar na transformação da sociedade. “Apoiar projetos como este reforça nosso propósito de impulsionar a inovação e de impactar pessoas com esse conhecimento, além de identificar e valorizar talentos”, diz Patricia Acioli, responsável por Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania Latin America.

Os interessados devem realizar sua inscrição por meio do site da SAE BRASIL, saebrasil.org.br/ ou ainda no http://bit.ly/3YYIE9V até o dia 22 de setembro, ou enquanto houverem vagas disponíveis.

O Jump Start 2023: Reconhecendo Talentos e Impulsionando Inovações na Inteligência Artificial na Mobilidade

Tulio Coletto, líder da mentoria de Transformação Digital da SAE BRASIL e figura central da competição, realça a evolução do Jump Start em 2023. "Este ano, estamos dobrando nossa aposta em inovação, com foco na temática de Inteligência Artificial na Mobilidade. O desafio agora é maior: além de ideias criativas, estamos exigindo que as equipes entreguem um MVP - Produto Mínimo Viável", explica.

O objetivo central continua sendo mergulhar os estudantes em um ambiente rico em empreendedorismo e inovação. “Com treinamentos e palestras temáticas, pretendemos não apenas aproximar esses jovens talentos das empresas, mas também criar uma plataforma onde suas ideias - respaldadas por protótipos reais – possam ser reconhecidas e possivelmente aceleradas pelos nossos parceiros no Congresso”, complementa.

Mas o Jump Start/23 não é só sobre inovação e talento. Em um gesto de responsabilidade social, este ano, a taxa de inscrição de R$20 será integralmente doada ao Instituto Laramara de São Paulo, reforçando o compromisso do evento com causas sociais.

A competição é uma ocasião imperdível para as empresas descobrirem novos talentos. Um time de mentores de RH das empresas participantes estará atento, identificando potenciais candidatos para vagas e oportunidades emergentes.

Quem pode participar? 

As 120 vagas serão ocupadas por alunos do Ensino Médio, Ensino Técnico, Cursos Superiores de Tecnologia, Cursos Superiores de Bacharelado, Cursos de Licenciatura, Cursos de Especialização (ou pós-graduação lato sensu), Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado (Acadêmico e Profissional) e doutorado. Não há qualquer restrição de idade, basta ser estudante e comprovar. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada não havendo qualquer forma de seleção de pessoas ou equipes.

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de várias áreas, unidos pela missão de criar e disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.