Congresso Nacional ganha Frente em Defesa do Turismo

O evento teve a participação dos ministros do Turismo, Vinicius Lages, e das Cidades, Gilberto Kassab, além de deputados, senadores e representantes do trade turístico do país.



Em evento concorrido foi lançado na quarta-feira, 11, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), presidida pelo deputado federal Herculano Passos (PSD/SP). O evento teve a participação dos ministros do Turismo, Vinicius Lages, e das Cidades, Gilberto Kassab, além de deputados, senadores e representantes do trade turístico do país.

Em seu discurso, o presidente da frente, deputado Herculano falou da importância do turismo para o desenvolvimento econômico do Brasil. “Entendo que neste momento de dificuldades financeira e política que estamos vivendo, o turismo é vetor importante para empregar mais pessoas, gerar oportunidades e aumentar o desenvolvimento. Esta Frente Parlamentar Mista vai fazer a legislação necessária para fortalecer o turismo”, se comprometeu o deputado.


Conforme o ministro do turismo, Vinicius Lages, é um privilégio para qualquer setor contar com uma frente parlamentar, pois elas ajudam a fazer tramitar e aprovar no Congresso projetos importantes para os segmentos que representam. E falou sobre a necessidade de colocar o turismo na pauta econômica do país. “Somos o sexto item da pauta de exportação, com faturamento de U$ 7 bilhões de dólares no ano passado. Este é um dos setores que mais emprega e uma das principais portas de entrada para o empreendedorismo, para as micro e pequenas empresas e para o primeiro emprego, mas também é um setor de empresa robustas, que estão fazendo grandes investimentos no Brasil. Além disso, assegura demandas sobre outras cadeias produtivas de bens e serviços e contar com o apoio do Congresso neste sentido é uma grande oportunidade de conseguirmos avançar”, disse o ministro.

Gilberto Kassab, ministro das cidades, garantiu a continuidade da parceria entre a pasta que comanda e o ministério do turismo. “Isto já vem sendo feito e vamos continuar, porque o turismo acontece nas cidades, que precisam oferecer infraestrutura para receber quem as visita”. E falou sobre a importância da Frente. “Ao vermos a participação de representantes de entidades de todo o país, percebemos a capilaridade que esta Frente terá e a possibilidade de trabalhar em vários segmentos. Acredito que ela tem muito a contribuir com o fortalecimento do Congresso e o desenvolvimento do país”.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi representada na cerimônia pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio. Para ele, a criação da FrenTur permite a integração das comissões de turismo da Câmara dos Deputados e do Senado. "Passaremos um ano difícil. É importante que, neste momento conturbado da economia, possamos pensar estratégias de desenvolvimento, de atração de turistas estrangeiros e incentivo ao turismo interno para que o nosso setor não pare de se desenvolver", disse Sampaio.

O lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo contou também com a presença de Vicente Neto, presidente da Embratur, órgão responsável pela promoção internacional do turismo brasileiro. Segundo Neto, a Frente nasce num momento rico do turismo. “O Brasil vive seu melhor momento de exposição internacional, porque sediamos a Rio +20, a Copa do Mundo, a Copa das Confederações e no ano que vem sediaremos as Olimpíadas. O mundo todo olhou e voltará a olhar para nós, por isso temos que aproveitar este momento para garantirmos grandes fluxos e eventos corporativos”, alertou.

O bom momento vivido pelo país no turismo também foi observado pelo presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson Abreu. “Além das Olimpíadas, temos os macroeventos esportivos, a se realizarem ainda este ano, e é benfazeja a chegada de uma Frente oxigenada pela experiência de um presidente como o Herculano, que tem empreendimentos no setor e também esteve à frente de uma associação que congrega municípios turísticos”, disse Abreu, referindo-se a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

O atual presidente da Aprecesp, André Bozola, prefeito de Socorro (SP) comemorou a criação da Frente e falou sobre trabalho conjunto com a Associação. “Estas forças que estão se unindo em favor do turismo irão colher bons frutos e a Aprecesp, que congrega 70 municípios que são Estâncias Turísticas, está à disposição para contribuir com a Frente”.

Já o presidente da União dos Vereadores de São Paulo, Sebastião Misiara, enfatizou que o turismo não deve ser colocado em segundo plano no país. “Com a ajuda da Frente nós vamos reforçar esta tese, de que o turismo é lazer, é negócio, é passeio, é cultura, é religião e é, portanto, uma atividade econômica e merece ser prioridade. Nós temos a convicção plena que esta Frente, em suas mãos, vai pra frente mesmo!”, afirmou.

Ao fim do evento, o presidente da Frente, Herculano Passo, enfatizou a importância de que o Congresso, os órgãos governamentais do setor e as entidades do trade turístico trabalhem conjuntamente. “Somos todos peças importantes desta engrenagem e vamos trabalhar integrados para que o turismo seja fortalecido, gerando trabalho, renda, impostos e para que os governos invistam neste setor. E aqui no Congresso vamos trabalhar para que todas as leis que contribuam para melhorar o turismo sejam aprovadas”, encerrou.

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento. Integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo mais de 250 deputados federais e senadores da república.

Objetivos da Frente Parlamentar

A FrenTur tem por objetivo incentivar o turismo, gerando emprego, renda e arrecadação aos estados e municípios brasileiros, em especial aqueles com vocação turística. Também vai acompanhar a tramitação de proposições de interesse do setor no Congresso Nacional.

Os membros vão ainda trabalhar para promover o intercâmbio com parlamentos de outros países, visando aperfeiçoamento recíproco das políticas para o turismo; acompanhar os programas federais de interesse do segmento, os projetos e as decisões políticas que possam influenciar diretamente no crescimento e desenvolvimento do setor; e incentivar a implementação de frentes parlamentares correlatas nas Assembleias Legislativas, Câmara Distrital e Câmaras Municipais.

Membros da Frente

Além do presidente Herculano Passos, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo é composta por:

Senador Hélio José (PSD-DF) - Vice-presidente

Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) – Vice-presidente

Deputado Alex Manente (PPS-SP) - Vice-presidente

Deputado Goulart (PSD-SP) – 1º Secretário


Fonte: Assessoria de comunicação