Mais de 60 países estiveram representados na WTM Latin America, extremamente interessados no Brasil e América Latina como um todo. O crescimento de visitantes no primeiro dia foi de 24%, aumentando a previsão de que nesta segunda edição a feira ultrapasse os 10 mil visitantes.
Uma das responsáveis pelo setor de marketing da Reed junto à WTM, Thais Del Ben considerou que o primeiro dia foi "acima e melhor de todas as expectativas. Notei que os participantes estão realmente bem impressionados com o evento", declarou.
Thais, no inicio da noite do primeiro dia, visitou o estande da TRAVEL3, uma das empresas media-partner da WTM Latin America
“A feira vai ajudar a aumentar rapidamente a inserção da América Latina no mercado mundial de turismo emissivo e receptivo”, foi a afirmativa de Craig Moyes, Diretor do Portfólio de Lazer da Reed Exhibitions, na cerimônia inaugural. Ganhou destaque a sua expressão de que o Brasil vive "tempos excitantes e interessantes".
Hoje, no inicio da tarde - 13 horas - tem coletiva de imprensa para o lançamento do Anuário Braztoa 2014, bem como da coletânea de cases vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, edição 2013. Dados inéditos sobre o mercado turístico brasileiro no ano passado surgiram desta pesquisa e serão apresentados hoje. O espaço da Braztoa teve uma movimentação que agradou a grande maioria das operadoras ali reunidas.
Para Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, ao mesmo tempo em que a feira apresenta aos brasileiros e latino-americanos novos destinos e novidades em locais turísticos já consagrados, a feira, por meio do Programa de Hosted Buyers (compradores convidados), promove os destinos brasileiros no exterior e permite aos empresários brasileiros estabelecer contato com potenciais clientes estrangeiros. “Estamos conseguindo fazer a junção entre o turismo emissivo e o receptivo”, afirmou.
Presença destacada do turismo alemão - em preparativos para mais uma GTM e na parceria do projeto de sustentabilidade da Braztoa, Margaret Grahantam circulou com Katharina Mariko Press, de Stuttgart, Jasmin Bischoff, de Frankfurt, Beatrice Hahn, do Leonardo Hotels e Luis Lintner, da Appina Travel. Nesta quinta, o turismo alemão recebe convidados para coquetel em seu estande
Neste primeiro dia de feira, os compradores convidados compareceram a reuniões previamente agendadas com empresas expositoras. No segundo dia, será a vez de receberem representantes de empresas interessadas em estabelecer contato, no chamado “speed networking”: durante uma hora e meia, cada comprador atenderá até 18 potenciais fornecedores em reuniões de cinco minutos.
O prognóstico positivo está alinhado com o momento internacional da indústria. De acordo com Márcio Favilla, Diretor Executivo da Organização Mundial de Turismo, ligada à Organização das Nações Unidas (UNWTO, na sigla em inglês), as receitas e o número de chegadas internacionais cresceram 5% em 2013, mesmo com a crise econômica em muitos países. Foram registradas 1,87 bilhões de chegadas internacionais no ano passado, o equivalente a um sétimo da população mundial – 52 milhões de chegadas a mais em relação a 2012.
A Ásia teve o melhor desempenho com a China em posto avançado, com destaque também para destinos do Centro e do Leste europeu e países do Mediterrâneo. A América do Sul também cresceu no segundo semestre e o ritmo se mantém em 2014. “A perspectiva é de que o turismo cresça entre 4% e 4,5% este ano no mundo e entre 3% a 3,5% nas Américas”, concluiu Favilla.
Em sua primeira presença na feira como Ministro do Turismo, Vinicius Lages, comprometeu-se publicamente a buscar maior interlocução com lideranças do setor para superar obstáculos com relação ao crescimento do turismo no país e transformar a atividade “em uma das melhores fronteiras para investimentos da economia brasileira, com um planejamento de longo prazo”.
Na agenda de negociações estão discussões sobre desoneração tributária, infraestrutura e alianças público-privadas.
Gerlane Linhares e Cassius Teles, da Cays Turismo, de Brasilia (DF), rasgaram elogios pelo nível observado na WTM2014
Novas ferramentas tecnológicas, claro, tendem a ajudar. Um dos temas abordados na Travel Tech Zone, o espaço dedicado a empresas de tecnologia, foi o potencial dos vídeos de viagem como ferramenta de marketing.
Entre as novidades da edição 2014, a WTM Latin America lançou o “Meet the Press”, onde os veículos de comunicação tiveram a oportunidade de conversar com os expositores e saber mais sobre destinos, serviços e produtos turísticos durante reuniões de 10 minutos. Foi uma dinâmica das mais ativas.
Nas atrações relacionadas para o segundo dia, além dos negócios e contatos, a programação da WTM Latin America tem para hoje (24), a apresentação do Google sobre A Internet das Viagens, o Setor de Viagens e o Facebook, o Google Class e iBeacons, as ultimas novidades sobre o Marketing de Viagens em video e o Forum de MICE com a ICCA.
Confira galeria de imagens e abaixo vídeo do 1o dia da WTM Letin America
Comentários