Ou seja, o que leva efetivamente o ser humano a repetir certos comportamentos cretinos, se individualmente, é um ser dotado da capacidade de discernimento, previsão de cenário, criar histórico de fatos, blá, blá, blá ? Será que estamos fadados neste século 21 a ficar com a avançada tecnologia em troca de mentes e corações obsoletos ?
Ao mesmo tempo que refletir e discutir esta e outras questões de ordem sociológica, antropológica e psiquica do ser humano, temos que avançar em criar e implementar ações concretas para melhorar de forma acelerada e impactante no Brasil, o caráter de segurança na sociedade.
Devemos aprender que tudo isso é no mínimo um reflexo da falta de educação contínua sobre a razão da nossa existência e o que é essencial para a vida dos seres. Humanizar e não "coisificar".
Por isso, nós que somos os profissionais da área de eventos, comunicação, marketing, estratégia de empresa, enfim... sensíveis ao trato de pessoas e de cultura mais abrangente devemos nos mobilizar, olhando este fato como um aviso e nos movendo em direção às soluções mais perenes.
Perenes, quer dizer criação de sistemas de educação formal e informal (capacitação/treinamento) para todos os profissionais que trabalham na área de serviços.
Perene, quer dizer criação de Compliance (*) no setor de negócios que envolvem reunião de pessoas.
É também necessário reunir a Inteligência atuante nos diversos setores do Saber e do Fazer para um movimento vivo, contínuo e construtivo.
Vejo essas duas possibilidades como respostas imediatas que poderão ser implementadas.
Quem fala em Economia Criativa, deve também considerar importante incluir questões de segurança, no seu cotidiano de trabalho e aqui fica a dica.
Vamos cuidar, realmente, daquilo que é essencial. Estamos falando de vidas humanas. Estamos falando de SUSTENTABILIDADE !!

Comentários