Como Fortaleza se tornou a casa da Seleção Brasileira?

Seminário apresentará detalhes inéditos do castelão, da renovação portuária e da operação de tráfego planejadas para a copa das confederações e a copa 2014.

Restando menos de 20% para a conclusão das obras, o estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, está com o cronograma mais adiantado entre as doze arenas da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Não à toa será um dos principais estádios do evento e também da Copa das Confederações: estão confirmados seis jogos na arena em 2014 e três no evento-teste, sendo uma semifinal. E, nas duas competições, a seleção brasileira poderá passar por Fortaleza em quatro oportunidades. Em nenhuma outra cidade-sede a seleção atuará tantas vezes.

Para debater o papel de protagonista de Fortaleza na Copa das Confederações e no Mundial de 2014, o Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e Engenharia) e o Portal 2014 realizam nesta quinta-feira (30/08) o Road Show Copa das Confederações, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.

De acordo com o diretor de Marketing do Portal 2014, Rodrigo Prada, o fato de sediar jogos da seleção anfitriã do torneio fará de Fortaleza um dos principais destinos da mídia internacional, principalmente durante a Copa das Confederações. “Fortaleza deverá estar preparada para receber uma enorme quantidade de turistas, nacionais e estrangeiros, que seguirão a seleção brasileira, oferecendo condições de acesso às áreas de restaurantes, hotéis, pontos turísticos, aeroporto e ao estádio do Castelão. Esta é a fase de planejamento dessas ações”, destaca Prada.

Orçada em R$ 518 milhões, a nova Arena Castelão atingiu a marca de 83% de obras executadas, segundo a Secopa. O titular da secretaria, Ferruccio Feitosa, é um das presenças confirmadas no evento. A Secopa divide a reforma do estádio em quatro etapas. As duas primeiras (construção das praças de acesso, do estacionamento para 1.900 carros e da Secretaria de Esportes anexa à arena) estão finalizadas desde o começo do ano.

O evento mostrará ao publico presente como a capital cearense conseguiu atingir esse patamar privilegiado em rela;áo as obras para a Copa 2014, incluindo as obras do Castelão, a renovação da área Portuária e da Orla de Fortaleza, e a preparação da logística de transportes para os megaeventos.

As inscrições para o Road Show são gratuitas, porém limitadas, e podem ser realizadas pelo www.portal2014.org.br/roadshow

Road Show 2013 é amanhã

  • Data: 30 de agosto
  • Horário: 13h30 às 18h30
  • Local: Gran Marquise (Av. Beira Mar, 3980) Mais informações:
  • www.portal2014.org.br/roadshow

PROGRAMAÇÃO

13h30 - CREDENCIAMENTO

14h00 - 1º PAINEL DE DEBATES: Renovação da área portuária, mobilidade urbana, operação e tráfego: a preparação de Fortaleza para a Copa

  • Edílson Aragão -– Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor
  • Luciano Feijão -– Secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura de Fortaleza
  • Paulo André Holanda –- Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará

16h15 - 2º PAINEL DE DEBATES: Evolução das obras do Estádio Castelão e reurbanização do entorno

  • Ferruccio Feitosa - – Secretário Especial da Copa no Ceará
  • Aldemir Oliveira -– Engenheiro da Arena Castelão Operadora de Estádio SA
  • Hector Vigliecca -– Arquiteto responsável pela reurbanização do entorno do Castelão

18h00 - ENCERRAMENTO

O Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) abrange as empresas que prestam serviços de planejamento, estudos, planos, pesquisas, projetos, controles, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, diligenciamento e fiscalização de empreendimentos relativos à arquitetura e à engenharia. Representa atualmente cerca de 20 mil empresas em todo o país.

Portal 2014 - O Portal 2014 (www.portal2014.ogr.br) é um veículo de informações concebido pela Editora Mandarim e pelo Sinaenco para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil.

Lançado em 2009, é atualmente a principal referência quando se fala em acompanhamento das obras de infraestrutura para o Mundial do Brasil, recebendo cerca de meio milhão de visitas por mês.

Fonte: Mandarim