Comitiva de Empresários Brasileiros do Lide Viajam A Portugal Para Debater A Crise Europeia

A 1ª edição do Fórum Empresarial do Algarve reunirá grandes nomes do cenário empresarial e político do país para debater a crise do continente e seus reflexos em Portugal

Cerca de 500 líderes empresariais brasileiros, portugueses, angolanos e moçambicanos, se reunirão em evento inédito em Portugal, para debater “A crise europeia e suas saídas – soluções para Portugal”. A primeira edição do Fórum Empresarial do Algarve, realizado pelo LIDE Portugal, unidade internacional do Grupo de Líderes Empresariais, presidido por Luís Miguel Henrique, promoverá o maior encontro empresarial do País de28 a 30 de setembro no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura, uma das áreas mais nobres do Algarve, Portugal.

Os empresários brasileiros confirmados para este encontro são João Doria Jr., presidente do Grupo Doria e do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais; Luiz Fernando Furlan, membro do Conselho da BR FOODS e do LIDE Internacional; Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein e do LIDE Saúde; e Roger Ingold, presidente da Accenture Brasil e do LIDE Inovação.

O Fórum Empresarial do Algarve realizará um ciclo de três palestras com os temas A crise europeia e suas saídas – soluções para Portugal, O papel dos mercados emergentes no mundo e Os desafios para o setor financeiro. Entre as autoridades políticas portuguesas confirmadas estão Miguel Relvas; ministro dos Assuntos Parlamentares; Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro; Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude; e Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura.

Segundo Miguel Henrique, “Portugal é um dos países mais ativos na expansão da rede mundial de interesses empresariais brasileiros, pois deverá captar para a rede, até 2013, os mais influentes empresários gestores de Angola, África do Sul, Espanha e Emirados Árabes. O Fórum Empresarial do Algarve, que passará a ser realizado anualmente, tem como objetivo reunir líderes empresariais do mundo lusófono, sobretudo Portugal, Brasil e Angola, mas também gestores e empresários espanhóis e da América Latina que pretendam desenvolver projetos com empresas portuguesas e brasileiras”, finaliza o empresário.

O LIDE Portugal nasceu com o objetivo de incentivar e promover as relações empresariais, discutir temas econômicos e políticos de interesse nacional, fortalecer a governança corporativa; defender a ética, os princípios democráticos e a eficiência de gestão nos setores público e privado; promover, atualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial, sensibilizar o setor privado para programas comunitários, com prioridade para educação e formação profissional e, por fim, estimular o respeito ao meio ambiente.

LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui nove anos de atuação. Atualmente tem 1224 empresas filiadas (com os braços regionais e internacionais), que representam 47% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Fonte: CDN - Comunicação