Comissão Permanente Turismo Brasil Sul lança logomarca

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul vão adotar, ainda em 2012, uma logomarca promocional que identifica roteiros e circuitos turísticos integrados entre os quatro estados. A estratégia é resultado do trabalho da Comissão Permanente Turismo Brasil Sul (CTBS), vinculada ao Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), criada para alinhar as ações de divulgação dos atrativos do bloco turístico.

O objetivo da marca ‘Turismo Brasil Sul’ é reforçar a promoção conjunta nos países do Mercosul e mercados nacionais prioritários. Segundo a secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Sul e coordenadora da CTBS, Abgail Pereira, a identidade sulista (com três estados da região Sul e um do Centro Oeste - Mato Grosso do Sul) fortalece e promove a unidade do bloco: “As afinidades são geográficas, culturais, étnicas e gastronômicas”. Entre os roteiros que devem alavancar a competitividade regional estão: Iguassu-Missiones, Aparados da Serra, Caminhos do Pampa e Foz-Bonito-Pantanal.

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Outra proposta da Comissão é realizar, também em 2012, o 1º Salão de Turismo para a América do Sul. Com sede itinerante, a feira de turismo deve ser realizada anualmente a partir deste ano. “A ideia é construirmos juntos o formato do evento e discutir com o trade turístico dos quatro estados os produtos integrados para promoção”, ressalta a secretária gaúcha.

Além de debater projetos que envolvem o setor de turismo nos quatro estados integrantes, a CTBS defende uma estratégia comum para a promoção turística do sul do Brasil. Fortalecer alianças estratégicas, consolidar a estruturação de rotas e roteiros inter-regionais e ampliar estratégias de captação de investidores e de comercialização turística está na base do plano de trabalho da comissão.