O Web Summit Rio, começou neste domingo (27) com uma notícia de peso: a cidade seguirá como sede oficial do encontro até 2030. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes durante a cerimônia de abertura realizada no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.
A confirmação vem após a assinatura de um novo acordo de cinco anos entre a organização do Web Summit e a prefeitura, através da Invest.Rio, agência de promoção de investimentos. "Estamos no caminho certo para nos tornarmos a capital da inovação na América Latina. O Web Summit conecta o Rio às maiores empresas, talentos e investidores do mundo", afirmou Paes, que discursou em inglês para o público internacional.
Além de confirmar a permanência do evento, a abertura também marcou o lançamento do projeto "Rio AI City", iniciativa que pretende transformar a capital fluminense no maior hub de data centers da América Latina e em um dos dez maiores do mundo. Com sede prevista na região do Parque Olímpico, o campus de inteligência artificial terá capacidade inicial de 1,8 gigawatts até 2027 e expansão para 3 gigawatts até 2032, abastecido exclusivamente por energia limpa. "Aqui no Rio, não somos apenas observadores. Queremos impulsionar a revolução da IA e garantir que ela sirva bem ao público", destacou o prefeito.
O Web Summit Rio 2025 segue até quarta-feira (30) e reúne mais de 34 mil pessoas, incluindo mais de mil startups e representantes de grandes empresas de tecnologia como Microsoft, Nvidia, OpenAI e TikTok. Com mais de 400 palestrantes na programação, temas como empreendedorismo, inteligência artificial e sustentabilidade dominam o palco, consolidando o Rio como um polo estratégico para a inovação global.
639 App no Web Summit 2025 no Rio
O 639 App, aplicativo de relacionamentos que propõe uma alternativa aos modelos tradicionais com foco no "slowdating" e conexões baseadas em compatibilidade astrológica, completa um ano e meio de atuação no mercado com um aumento de 2177% na quantidade de usuários em 2024, passando de 1.700 usuários para 40 mil perfis impactados. O app já gerou mais de 75 mil conexões dentro da plataforma, que resultaram em mais de 211 casais formados e até mesmo em casamentos neste período.
Um dos diferenciais do aplicativo está no seu "Astroalgoritmo", uma tecnologia exclusiva do 639 que cruza informações do mapa astral dos usuários para encontrar matches com maior sinergia amorosa. Lançado no Brasil em setembro de 2023 na versão web, o 639 App está disponível para Android e iOS desde 2024. "Redefinindo o conceito de match, utilizamos um algoritmo astrológico que, com três informações, hora, data e local de nascimento, pode encontrar conexões entre as essências dos usuários, conectando pessoas que tenham compatibilidade astrológica”, afirma Fernando Alexei, gerente de projetos e negócios no 639 App.
No 1º tri de 2025, a maioria dos usuários do 639 App são da Geração X, sendo que boa parte deles tem entre 36-45 anos (28,22%) e 46-55 anos (25,90%), ou seja, o aplicativo tem atraído uma geração que pode não se identificar com as plataformas mais tradicionais. O cenário dos relacionamentos vem apresentando novas tendências em 2025. “Amor intencional”, “Amizade antes de namoro” e “Namoro sem pressa” são termos apontados para o ano segundo um estudo feito pela agência de tendências NellyRodi em parceria com o Happn.
“Isso mostra que os brasileiros têm buscado conexões cada vez mais autênticas. A jornada do aplicativo quebra barreiras sobre como estamos acostumados a conhecer as pessoas em plataformas. Aqui a provocação é que as pessoas sejam atraídas por suas essências em um primeiro momento”, explica Alexei.
Por esse motivo, o 639 App não possibilita fotos nos perfis e limita os usuários a apenas três conexões ao mesmo tempo, para que as conversas se desenvolvam com mais presença, pois o slowdating é um dos pilares da marca. O aplicativo também se destaca por sua proposta inclusiva, acolhendo a diversidade de identidades de gênero e garantindo que os usuários tenham a certeza de que a pessoa encontrada escolheu se relacionar especificamente com a identidade de gênero com a qual o usuário se identifica.
Presente pela segunda vez no Web Summit Rio, participa do Startup Showcase nesta segunda-feira, dia 28 de abril. Na ocasião, apresentará, junto a outras empresas de diversos setores que foram selecionadas, sua proposta inovadora para investidores e para a mídia internacional em uma rodada de pitch no último dia do evento, 30 de abril, às 16h.
“Esse é um momento para expor a marca para pessoas relevantes, fazer conexões com investidores e gerar possíveis parcerias para o aplicativo. Estar novamente entre as startups selecionadas para o Web Summit mostra o potencial do 639 em unir tecnologia e astrologia para proporcionar uma experiência completamente diferente de conectar casais", afirma Alexei.
Além disso, o app foi projetado para estimular as relações de afeto como uma oportunidade de aprofundamento do autoconhecimento. Foi pensando nisso que os cocriadores do 639 – a Novo Humano e os astrólogos Edson Drago, Lygia Franklin de Oliveira e Sergio Seixas especialistas renomados em áreas como psicoterapia, filosofia e astrologia – desenvolveram uma "Pedagogia dos Afetos 639". Essa abordagem orienta os usuários a construírem relacionamentos mais conscientes, compreendendo as relações como um processo de crescimento pessoal. “A Pedagogia dos Afetos do 639 é fundamental para a experiência e o conteúdo do aplicativo, incentivando os usuários a abraçarem os relacionamentos como um caminho para a autodescoberta”, finaliza Alexei.
Itaú debate os novos paradigmas da indústria financeira impulsionados pela inteligência artificial
Pelo terceiro ano consecutivo, o Itaú Unibanco é um dos mantenedores do Web Summit Rio e reafirma o compromisso do banco em liderar as transformações de paradigmas no setor bancário, o fomento à inovação e o fortalecimento de conexões com os principais agentes da nova economia. “O Web Summit é uma oportunidade estratégica de mostrar como a tecnologia tem sido incorporada de forma real ao nosso negócio. Desde soluções para grandes empresas até funcionalidades no Superapp, a inovação no Itaú é aplicada com um propósito: promover o bem-estar financeiro das pessoas”, afirma Rodrigo Montesano, Head de Experiência de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco.
A participação do banco vai além do patrocínio institucional: Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, está entre os destaques da programação oficial. Na sessão “Banking Reinvented: Future Vision for Finance” o executivo discutirá como o banco está liderando uma mudança nos paradigmas da indústria financeira: partindo de uma visão transacional para experiências profundamente contextuais, hiperpersonalizadas, impulsionadas por IA generativa e tecnologias emergentes.
Neste contexto, o Itaú abordará como o entendimento do momento de vida e o comportamento dos clientes é fundamental para promover uma sensação de bem-estar financeiro, que terá profundos impactos sociais e transformará a relação do brasileiro com as finanças e com o próprio dinheiro. A mesa acontece no dia 29 de abril, às 14h, no Corporate Innovation Summit, localizado no Stage 3.
Ainda dentro da programação do Web Summit, a Arena Itaú, auditório com capacidade para 140 pessoas, promove uma agenda intensa de conteúdo, reunindo executivos do banco, especialistas e convidados nacionais e internacionais. A curadoria do espaço é pautada em três pilares estratégicos para o banco: tecnologia, inovação e sustentabilidade. A curadoria traz discussões sobre temas centrais para os negócios e para a sociedade, como IA generativa, segurança digital, empreendedorismo e sustentabilidade.
Entre os destaques da Arena Itaú estão:
- Painel “Open Gateway: otimizando a segurança de clientes com tecnologias de telecomunicações”, com Augusto Nellessen, convidados da Vivo e TikTok (dia 28, às 14h40);
- Participação de Jonathan Kolozsvary, Global Head of Small Business da Visa, referência global na Creator Economy (dia 28, às 16h40);
- Palestra “Aquecimento COP-30: tudo o que você precisa saber”, com Luciana Nicola (dia 30, às 11h10).
“Acreditamos que a inovação e impacto social se encontram para transformar a experiência dos nossos clientes e gerar valor para a sociedade. O patrocínio ao Web Summit faz parte da nossa estratégia de estar onde as grandes conversas acontecem — conectando o Itaú aos protagonistas da nova economia e antecipando tendências que moldam o futuro dos negócios”, afirma Montesano.
Nessa linha, durante o Web Summit Rio, o Itaú BBA promove a Orange Hour, evento exclusivo para clientes que reunirá lideranças do setor de tecnologia para debater a aplicação prática da inteligência artificial generativa em diferentes setores da economia. A programação inclui dois painéis: “Sinergia Tecnológica: aplicação prática das empresas na jornada de IA Generativa”, mediado por Eduardo Líbano, superintendente para negócios Tech no Itaú BBA; e “Inovando o setor de entretenimento”, com mediação de Fábio Villa, diretor Comercial do Itaú BBA. Participam representantes da NVIDIA, Microsoft Brasil, AWS Brasil, LiveMode e Rock World.
O patrocínio ao Web Summit integra uma agenda mais ampla do banco para fortalecer conexão entre a instituição e os ecossistemas de inovação globais, oferecendo ferramentas que ajudam os clientes do banco a alinharem suas estratégias às transformações globais e a fomentar o empreendedorismo, a criatividade e o desenvolvimento de negócios.
“Queremos ser o principal banco do cliente. Porque, se uma pessoa abrir o celular hoje, ela provavelmente terá o app de dois ou três bancos. Um dos meus papéis em experiência de marca é pensar como eu trago benefícios tangíveis para que o cliente escolha o Itaú como seu banco principal”, complementa o executivo.
Comentários