Começa hoje a Expo 2020 de Dubai, maior evento mundial desde o início da pandemia

A Expo 2020 revela as grandes ambições de Dubai, que acumula recordes para atrair a atenção midiática e principalmente os turistas

Os Emirados Árabes Unidos planejam receber cerca de 25 milhões de visitantes durante a Expo 2020 de Dubai, primeira exposição universal realizada no Oriente Médio e o maior evento mundial desde o início da pandemia de covid-19.

O emir de Dubai, xeque Mohamed bin Rashid Al Maktum, vai inaugurá-la nesta quinta-feira (30) às 20h40 no horário local (13h40 no horário de Brasília), na presença de membros do governo e familiares. O encerramento será em 31 de março de 2022.

Adiada no ano passado por causa da crise sanitária, a exposição será aberta ao público a partir de sexta-feira, em meio ao deserto nos arredores de Dubai, a cidade dos arranha-céus e do luxo.

A exposição revelará maravilhas arquitetônicas e inovações tecnológicas dos mais de 190 países representados em seus pavilhões.

A primeira Exposição Universal ocorreu em 1851 em Londres, no Crystal Palace, uma estrutura criada para a ocasião. Em Paris, a de 1889 apresentou ao mundo a icônica Torre Eiffel.

A Expo 2020 promete ser o maior evento já visto no Oriente Médio, no ano que antecede a Copa do Mundo de futebol, que será celebrada na casa de seu rico vizinho Catar.

Dubai espera quase 25 milhões de visitantes durante os próximos seis meses. Ao contrário do Japão que proibiu a presença de público nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Dubai abre suas portas aos turistas estrangeiros, com a condição de que usem máscara e respeitem o distanciamento social.

Todos os visitantes deverão estar vacinados ou, caso não estejam, devem apresentar um teste PCR negativo muito recente.

Os Emirados estão entre os países que vacinaram sua população mais rápido, com quase 20 milhões de doses para 10 milhões de habitantes.

Entre as diversas atrações previstas estão os jogadores de basquete Harlem Globetrotters e um robô panda chinês. Os fãs de viagens futuristas poderão subir em uma cabine 'Hyperloop' (que se desloca a grande velocidade em um tubo) e os amantes da história admirarão um antigo sarcófago no pavilhão egípcio.

A maioria dos Estados europeus participa deste evento, apesar de o Europarlamento ter pedido boicote "para expressar sua rejeição às violações dos direitos humanos nos Emirados".

As principais categorias da Expo Dubai

Todo o calendário de atividades da Expo Dubai 2020 foi pensado para fomentar a discussão sobre temas de interesse global. Mas, ao mesmo tempo, tem como intuito reconhecer e reverenciar a diversidade e a cultura mundiais. Por isso mesmo, o evento será norteado por sete categorias principais. São elas:

Celebrações internacionais: prepare-se para curtir eventos que refletem o quanto somos diferentes, é verdade, mas, também, que ressaltam valores e aspirações comuns a todo mundo.

Dias internacionais: a partir de uma parceria entre as Nações Unidas e os Emirados Árabes, prestigie os principais eventos globais e junte-se à conversa sobre temas essenciais para todos os países. Além disso, inspire-se e descubra quais pequenas ações você pode fazer e que vão ajudar um monte de gente.

Dias nacionais: testemunhe eventos culturais enquanto líderes de Estado são homenageados e comemore o Dia Nacional do seu país favorito!

Programa de entretenimento: tenha a mente estimulada, ria e se inspire ao acompanhar as performances de artistas do mundo inteiro.

Programa de participantes: teatro, dança, música e muitas outras formas de arte se encontram e traduzem as culturas e os costumes encontrados ao redor do globo. Como resultado disso, a Expo Dubai 2020 cria um mosaico de experiências que reflete as mensagens abordadas ao longo do evento.

Programa para pessoas e planeta: chegou a hora de falar das coisas que precisam ser corrigidas o quanto antes no planeta para salvar a natureza, assim como para garantir um futuro melhor. A ideia é unir esforços e chegar a soluções satisfatórias e reais.

Programa de negócios: embora a Expo Dubai 2020 tenha um quê de lazer enquanto trata de temas urgentes, ela também é uma mina de ouro em oportunidades de negócios. Isso porque permite não só fazer networking, como também é um polo dedicado a iniciativas bem variadas.

Não há a necessidade de se inscrever nessas atividades. Porém, tenha em mente que elas estão sujeitas à lotação por ordem de chegada.

Semanas temáticas da Expo Dubai 2020

Vale dizer ainda que o evento será dividido em semanas temáticas. Defendendo o intercâmbio de ideias, elas visam estimular o debate acerca de soluções inovadoras e eficazes envolvendo algum grande desafio enfrentado atualmente. Inclusive, aqui vão os temas que serão abordados e suas respectivas datas (apesar de estarem sujeitas a alteração):

– Clima e biodiversidade: 03 a 09/10/2021;

– Espaço: 17 a 23/10/2021

– Desenvolvimento urbano e rural: 31/10 a 06/11/2021;

– Tolerância e inclusão: 14 a 20/11/2021;

– Jubileu de Ouro: novembro (data a ser confirmada);

– Conhecimento e aprendizagem: 12 a 18/12/2021;

– Turismo e conectividade: 09 a 15/01/2022;

– Objetivos globais: 16 a 22/01/2022;

– Saúde e bem-estar: 27/01 a 02/02/2022;

– Alimentação, agricultura e meios de subsistência: 17 a 23/02/2022;

– Água: 20 a 26/03/2022.

Saiba mais em: https://www.expo2020dubai.com/