O bem pode ser feito por pessoas comuns. Basta que tenham uma missão. “Qual é a sua, ou da sua empresa, hoje? Começamos sem nada e olha onde chegamos”, provocou Caroline Albanesi, vice-presidente de Comunicação e Marketing da Amigos do Bem, durante o painel Com um Propósito Podemos Mudar o Mundo, no segundo dia do Fórum Eventos 2025.
Caroline substituiu sua mãe, Alcione Albanesi, fundadora da ONG, que não pôde comparecer ao evento. A trajetória da Amigos do Bem teve início em 1993, após uma visita de Alcione ao sertão nordestino. Empresária e fundadora da FLC Lâmpadas, que se tornou líder no segmento de iluminação no Brasil, ela se deparou com a realidade da fome extrema na região e decidiu agir.
O primeiro passo foi reunir um grupo de amigos para distribuir cestas básicas. Com o tempo, a iniciativa se transformou em um verdadeiro ecossistema de impacto social, com projetos estruturados nas áreas de educação, geração de renda, saúde, moradia e acesso à água. O resultado é o desenvolvimento local sustentável e a inclusão social de milhares de famílias.
Em 2014, Alcione vendeu sua empresa para se dedicar integralmente, e de forma voluntária, ao projeto. Hoje, a Amigos do Bem é uma das maiores organizações sociais do país, atendendo cerca de 150 mil pessoas por mês no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. “Podemos dizer que somos uma holding do bem, com várias frentes de atuação”, explicou Caroline.
A ONG atua diretamente em 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “O Brasil é a décima maior economia do mundo e o 14º país mais desigual. O sertão nordestino é o Brasil”, afirmou Caroline, ao chamar atenção para a urgência de iniciativas estruturadas de transformação social.
Durante sua fala, ela incentivou a plateia a agir, mesmo sem ter todas as respostas. “Começamos sem conhecimento, mas com vontade. Escorregamos, erramos, aprendemos. Quando a vontade é intrínseca, as coisas acontecem. A base é o amor. Sem ele, em algum momento a gente desiste de fazer o bem ou de seguir o propósito”, concluiu.
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