Colômbia é destaque na Abav 2014 e faz sucesso com o café colombiano e suco de frutas exóticas

Proexport Colômbia destaca os potenciais turístico do país do Realimo Mágico

O estande da Colômbia foi um dos mais movimentados da 42ª edição da Abav, realizada de 24 a 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo (SP). Além de apresentar os potenciais turísticos colombianos, a Proexport Colômbia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países ofereceu aos presentes degustação do café colombiano, o mais suave do mundo, e também de sucos de frutas do país como lullo, granadilha, pitaya e physalis. Na sexta-feira, 26, o estande recebeu a visita da Embaixadora colombiana no Brasil, Patricia Cárdenas, que se reuniu com empresas colombianas e operadoras de turismo brasileiras. “O Brasil já é o quarto emissor de turistas para a Colômbia. Ficamos gratificados em receber a notícia de que o turista brasileiro quer conhecer nosso país e descobrir os encantos da terra do realismo mágico. A Colômbia é um destino completo com cultura, praia, história, gastronomia e muitas compras, o que interessa em muito os visitantes brasileiros”, afirmou Patricia.

Além da visita da Embaixadora, o estande também contou com a participação de seis empresas colombianas, que aproveitaram a presença na feira para fechar negócios e reunir-se com as principais operadoras de turismo do Brasil.

Participando pela primeira vez da Abav, Lizeth Andrea Blandón Guzmán, do Grupo Aviatur, espera realizar contatos com as principais operadoras de turismo brasileiras para promover ainda mais a Colômbia. “A Colômbia está entre os três países mais desenvolvidos da América do Sul. Temos diversos atrativos para os brasileiros. E a Aviatur tem um serviço diferenciado, totalmente online e com atendimento 24 horas e personalizado, além de estarmos sempre atentos às necessidades dos turistas. Estamos de braços abertos para receber os turistas brasileiros”, afirmou Lizeth. O Grupo Aviatur, fundado em 1957, emprega mais de 4.000 pessoas e tem 297 escritórios no país.

Gabriela von Thuronyi de Londoño, da Gema Tours, que tem participando das últimas versões, fala sobre o atual crescimento da economia colombiana, que está ajudando a promocionar o turismo no país, principalmente, em relação aos brasileiros. “Hoje, a Colômbia é um país muito interessante para todo o tipo de visitante brasileiro. Bogotá já é procurada por brasileiros que querem passar um final de semana na capital. Muitos cruzeiristas brasileiros têm desembarcado em Cartagena. E outros tipos de turistas estão muito interessados na Colômbia. A Abav é um excelente local para encontrar com operadores e clientes que não consigo encontrar regularmente. Tenho sempre as melhores expectativas em relação ao evento e, esse ano, não é diferente”, concluiu Gabriela. Fundada em 1982, a Gema Tours tem sede em Cartagena das índias.

Já segundo Ruby Marcela García, diretora da All Reps, uma das empresas de receptivo mais conhecidas da Colômbia, o principal objetivo de estar presente na Abav é poder mostrar as potencialidades da Colômbia. “Aqui na Abav é onde podemos consolidar os projetos para o ano seguinte. Estar presente no estande oferece a possibilidade de manter um contato mais direto e mais assertivo. Queremos fechar negócios, mas estamos também interessados em reuniões com as operadoras para poder falar um pouco mais de nossos diferenciais de mercado”, salientou Ruby. Fundada em 1995, em Bogotá, a All Reps é especializada em turismo de grupo.

Também pela primeira vez na Abav, Martha Lúcia Alcocer, da Contactos, espera poder conhecer as necessidades do mercado de operadoras de turismo do Brasil. “A Contactos enxerga as potencialidades do mercado brasileiro de turismo e está totalmente orientada para atender ás operadores de turismo, principalmente, as mais importantes do setor. Temos muitas boas expectativas em relação a Abav, que é a principal vitrine do setor”, explicou Martha. Fundada em 1975, a Contactos também tem sede em Cartagena das Índias e é focada em turismo de negócios. Os grupos Welcome e Panamericana também estiveram presentes no estande da Proexport na Abav.

Em 2013, o número de turistas brasileiros na Colômbia cresceu, com um total de 92.875 visitantes, aumento de 8,1% em relação a 2012, quando 85.947 viajaram para conhecer as belezas colombianas. No ranking de países que mais visitaram o país colombiano, o Brasil ocupa a 8ª posição, atrás de EUA, Venezuela, Argentina, Equador, Peru, Espanha e México. No geral, a cidade preferida pelos turistas é Bogotá, seguida de Cartagena, Medellín e Cali. O principal motivo de viagens no geral é o turismo, seguido de eventos. Em 2013, a Colômbia teve, no total, 1.832.098 turistas, um aumento de 8.2%, em relação ao ano anterior, com 1.692.822 visitantes. A entidade focará esforços turísticos para atrair 4 milhões de turistas de todo o mundo neste ano.

Proexport Colômbia:

A Proexport Colômbia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.


Fonte: Assessoria