O atual cenário brasileiro traz enormes desafios e também consideráveis oportunidades para as companhias aéreas. Os estímulos atuais ao setor e questões como o incentivo à aviação regional, o aumento de capacidade dos aeroportos, a dinâmica concorrencial e os grandes eventos que o Brasil vai receber neste e nos próximos anos exigem foco no dia a dia da companhia, que estará a cargo de Claudia a partir de hoje”, afirma Bologna.
A executiva está na companhia desde 15 de dezembro de 2011. Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Claudia tem MBA pela Harvard Business School e desenvolveu boa parte de sua carreira no setor de bens de consumo, atuando em marketing e planejamento estratégico.
“Os expressivos resultados da Claudia em geração de valor e foco no consumidor nas empresas onde trabalhou e, principalmente, os resultados alcançados na condução dos negócios da TAM no mercado brasileiro e sua capacidade de formar e liderar equipes a credenciam para a tarefa de atender a milhões de clientes e contribuir para universalizar ainda mais as viagens aéreas neste que é o terceiro maior mercado doméstico do mundo”, diz Bologna, a quem a nova presidente continuará se reportando.
Essa divisão de funções foi instituída na TAM em maio de 2010, quando Bologna assumiu a presidência da holding TAM S.A., empresa controladora da TAM Linhas Aéreas, da TAM Airlines no Paraguai e da Multiplus. Entre as áreas sob a responsabilidade do presidente da TAM S.A. estão Finanças e Controladoria, Auditoria Interna, Jurídico e Compliance, Relações Institucionais e Governamentais e a Diretoria de Segurança Operacional (Safety). Também o Centro de Excelência em Serviços e as operações internacionais, na estrutura do Grupo LATAM Airlines, estarão sob sua supervisão, em conjunto com o CEO da LAN.
Trajetória
Claudia Sender Ramirez, 38 anos, entrou na TAM Linhas Aéreas como vice-presidente Comercial e de Marketing e, depois da fusão com a LAN, assumiu a Unidade de Negócios Doméstica Brasil, com ampliação de funções, agregando todo o atendimento a clientes. Antes, ela havia sido vice-presidente de Marketing da Whirlpool Latin America, empresa na qual atuou por sete anos, e consultora da Bain&Company, onde trabalhou em projetos para grandes empresas de diversos setores, incluindo a própria TAM e outras empresas do setor aéreo mundial.
Obs: para solicitar fotos em alta resolução, entre em contato pelo email: impresa.tam@kreabgavinanderson.com
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976. É a líder do mercado doméstico, com market share de 39,3% no último mês de março. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 87,9% do mercado em março. A TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 10 milhões de associados, já distribuiu mais de 25 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance e, desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 317 aviões.
Comentários