Cidade de São Paulo cresce 17% em arrecadação com Turismo

A arrecadação com o segmento turístico na cidade de São Paulo não pára de crescer, é o que mostra o último levantamento realizado pela Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município, divulgado ontem, 4, na capital paulista. O valor movimentado pelo setor que concentra as atividades ligadas ao turismo como hospedagem, pacotes turísticos e eventos entre janeiro e agosto de 2007, foi 17% superior ao do mesmo período em 2006. O montante obtido até o momento é de R$ 74.305.662,95.

 

Além de quase bater todo o ano de 2004, os números de 2007 já superam em 15% os de 2003 e são 88% superiores ao mesmo período (janeiro a agosto) de 2001. "Os bons resultados comprovam o que já vínhamos constatando em pesquisas quantitativas e de comportamento – o fato de que a cidade evolui como destino turístico não somente para os negócios e eventos, setores já consolidados, mas como referência cultural e de entretenimento", ressalta Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris - São Paulo Turismo.

 

Carvalho lembra ainda que os bons resultados da ocupação hoteleira neste ano, próxima aos 70% em sete dos nove meses apurados em pesquisa da SPTuris junto a 100 hotéis da capital. O pior resultado da hotelaria paulistana em 2007 (janeiro, 56,4%) já é superior ao melhor resultado de 2004 (agosto, com 56,3% de ocupação).                                                     

 

“Nossos 46 mil apartamentos estão, na maior parte do tempo, ocupados, com taxas maiores durante a semana, mas já superando os 50% nos fins de semana", explica o presidente da SPTuris. Segundo ele, essas taxas, até poucos anos atrás, eram de 15% a 20%. “A ocupação de pelo menos metade de nosso parque hoteleiro, um dos maiores do mundo, nos fins de semana, somente comprova que a capital paulista tornou-se um destino de cultura e entretenimento”, comemora o executivo. Hoje quase a metade dos turistas vem para São Paulo a lazer. Um bom exemplo desse novo momento são os pacotes combinando diárias e atrações culturais, cada vez mais presentes nos hotéis paulistanos.

 

E o mês de outubro, liderado pelo GP Brasil de Fórmula 1, megaeventos musicais e de cinema, além de grandes feiras, deve obter índices ainda superiores, próximos aos 77% de ocupação hoteleira, o que também deve se refletir diretamente e de forma significativa na arrecadação de ISS.