O Comitê Organizador da “CHINA BRAND SHOW” é composto pelo Grupo China Trade Center, pela Fiera Milano e pela China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products (CCCME), uma entidade ligada ao Ministério do Comércio da China que atua diretamente na promoção e representação dos importadores exportadores e fabricantes chineses de máquinas e equipamentos, produtos eletroeletrônicos, ferramentas e autopeças.
Participaram do encontro o Vice-Presidente do CCCME, Sr. Wang Guiqing; que veio da China especialmente para o evento; o Cônsul Comercial do Consulado da República Popular da China em São Paulo; Sr. Yu Yong; Sr. Marco Antônio Mastrandonakis, da Fiera Milano - empresa responsável pela organização da mostra - e o diretor do Grupo China Trade Center, Sr. Pan Faming, além de entidades dos setores contemplados pela feira, parceiros e jornalistas.
Em seu discurso na abertura do evento, o Sr. Wang Guiqing, Vice-Presidente do CCCME, declarou: “Antigamente, os produtos chineses eram bem aceitos pelo preço baixo. Porém, as empresas e produtos chineses adquiriram novas características: com o uso de equipamentos e tecnologia avançada para aperfeiçoar sua produção. É este tipo de empresas e produtos que estarão à disposição dos visitantes da “CHINA BRAND SHOW”. O CCCME estará na feira com um estande auxiliando o visitante que não encontrar algum produto desejado entre os expositores a localizá-lo entre as mais de 10 mil empresas associadas à Câmara, distribuídas por suas 24 filiais. Queremos também usar o evento como plataforma para desenvolver parcerias nas quais as empresas chinesas venham fabricar seus produtos no Brasil. Nosso propósito não é apenas vender, queremos também estabelecer acordos de cooperação”.
O Cônsul Comercial do Consulado da República Popular da China em São Paulo, Sr. Yu Yong, destacou: “Em 2013, o volume de comércio bilateral China-Brasil atingiu US$ 90,3 bilhões, um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior. De janeiro a julho de 2014, o volume de comércio entre os dois países chegou a US$ 51,6 bilhões, mantendo um crescimento de 3,2%. Atualmente, o Brasil é o nono maior parceiro comercial da China, sendo o maior parceiro comercial da China na América Latina. Em contrapartida, a China se mantém como o principal parceiro comercial do Brasil, ou seja, o maior destino das exportações e das importações brasileiras. Nos últimos anos, o investimento acumulado da China no Brasil atingiu mais de US$ 20 bilhões. A feira ‘CHINA BRAND SHOW’ chega num momento oportuno para contribuir com o aumento no volume de negócios entre os dois países”. Yu Yong Cônsul Comercial do Consulado da República Popular da China em São Paulo
“O evento é uma plataforma de negócios que visa fornecer novos produtos, tecnologia de ponta e oportunidades para o desenvolvimento de acordos de cooperação entre os dois países, podendo chegar até a instalação de indústrias no Brasil. Queremos promover também o intercâmbio tecnológico e a aproximação de players brasileiros e chineses para que negócios de interesse dos dois países se concretizem e consolidem, contribuindo para o fortalecimento das relações bilaterais sino-brasileiras que em 2014 completam 40 anos”, declara Pan Faming, Diretor do Grupo China Trade Center e diretor executivo do Comitê Organizador da “CHINA BRAND SHOW”. Pan Faming, Diretor do Grupo China Trade Center e diretor executivo do Comitê Organizador da “CHINA BRAND SHOW”
Lançamentos com tecnologia inovadora
Os promotores esperam aproximar os compradores (lojistas) dos fornecedores dos produtos que são de grande aceitação no maior mercado consumidor mundial. Algumas das marcas mais vendidas em seus segmentos de atuação estarão na feira. Entre os 114 expositores já confirmados, encontram-se empresas com produtos inovadores como a Ecovacs Robotics, empresa líder mundial especializada em produzir robôs profissionais e inteligentes para serviços domésticos. Outra empresa com tecnologia de ponta é a Ningbo Aux que produz um ar condicionado inteligente que avalia e determina a temperatura, umidade e pureza do ar através de sinais do sensor e, conforme as condições climáticas externas, ativa automaticamente o resfriamento, aquecimento, desumidificação e purificação do ar, entre outras funções de controle, de acordo com indicadores pré-definidos. A empresa Kingclean Electric produz um aspirador de pó com tecnologia múltipla de redução de ruído do motor, deixando o som mais suave e leve. Outra novidade é o ar condicionado solar da empresa Jiangsu Chuanglan Solar Air Conditioner que, através de peças únicas de coletor solar, utiliza a energia solar para reduzir o uso do compressor com a finalidade de economizar energia, entre tantas outras.
Expectativas da organização do evento
Os organizadores da mostra esperam receber em torno de 5 mil visitantes durante os três dias do evento. A feira já tem 90% dos espaços comercializados (114 stands) até o momento, distribuídos da seguinte forma: Eletrodomésticos e Eletrônicos de Consumo (42%); Tecnologia da Informação (TI) e Produtos de Comunicação (5%); Máquinas e Equipamentos (25%); Ferramentas e Ferragens (16%); e Painéis Solares e Produtos de Iluminação (12%).
“Estamos trabalhando para que a feira seja organizada de forma que o visitante tenha todas as informações necessárias para otimizar seu tempo e negócios. Logo na entrada da mostra, teremos um showroom com os produtos dos expositores e a indicação da localização do stand onde podem ser encontrados. Entre diversas ações que estamos avaliando, já está definido que vamos oferecer um serviço de tradução para que o comprador e o expositor tenham uma comunicação mais eficaz e promover pequenos cursos e palestras orientando os visitantes sobre como negociar com a China,”, declara Marco Antônio Mastrandonakis, diretor geral da Fiera Milano. Marco Antônio Mastrandonakis, diretor geral da Fiera Milano
CCCME
A China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products (CCCME) é uma organização ligada ao Ministério do Comércio da China, fundada em julho de 1988 que atua diretamente na promoção e representação dos importadores, exportadores e fabricantes chineses de máquinas e equipamentos, produtos eletroeletrônicos, ferramentas e autopeças. Por meio de Feiras de Negócios e Acordos de Cooperação com Associações de outros países, a CCCME identifica e promove oportunidades para o desenvolvimento dos setores chineses que representa. A CCCME é responsável pela organização dos Pavilhões relacionados aos setores de Máquinas e Eletrônicos na “Canton Fair”, a maior Feira multissetorial da China e uma das maiores do mundo.
Como única associação do setor de maquinários e eletrônicos de todo o país, a CCCME possui aproximadamente 10 mil membros, incluindo as empresas líderes de mercado e pequenas e médias empresas, as quais representam a indústria como um todo. Sua missão é fornecer a seus associados suporte relacionado ao Comércio Exterior, aspectos de produção, marketing, informação e treinamento, desempenhar um papel positivo na coordenação e autodisciplina, apresentar pedidos relevantes para solução de controvérsias no campo do comércio internacional, salvaguardar os interesses de seus membros e indústrias, relatar as sugestões de seus membros às autoridades relevantes com respeito à promoção do comércio exterior e promover ativamente as relações internacionais.
A CCCME participa de aproximadamente 80 Feiras de Negócios ao redor do mundo, com destaque para a “Canton Fair” (China), a “Exposec” (Brasil), a “Bauma” (Alemanha), a “IFA” (Alemanha) e a “CIS” (EUA). A CCCME organiza também Feiras próprias no Peru, Filipinas, Indonésia, Angola, Romênia e Itália.
Grupo China Trade Center
Fundado em 2002, na cidade de São Paulo, o Grupo China Trade Center atua no setor de comércio exterior, auxiliando empresas em feiras de negócios internacionais, principalmente em eventos que acontecem na Ásia.
O Grupo China Trade Center atua em processos comerciais, investimentos, consultoria legal, feiras de negócios, inspeção de fábricas, gerenciamento e intermediações, levantamento e desenvolvimento de produtos, transporte internacional, representações, nacionalização e pesquisa de mercado para empresários brasileiros e chineses.
Entre os dias 27 e 29 de outubro de 2014, Grupo China Trade Center realiza no Brasil a segunda edição da “GO TEX SHOW – Feira Internacional de Produtos Têxteis”, que acontece no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista, reunindo expositores de Bangladesh, China, Índia, Itália e Paquistão.
Em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, nos últimos três anos, o Grupo incentivou empresas brasileiras a promoverem seus produtos no mercado internacional através da organização do “Pavilhão Brasil” na “Canton Fair”, uma das maiores feiras multissetoriais do mundo.
O Grupo China Trade Center possui um espaço de eventos no coração do centro financeiro de São Paulo, com dois auditórios e uma sala que somam 250m², para a realização de eventos sociais e corporativos.
Fiera Milano
Promotora italiana de feiras instalada em Milão, a Fiera Milano consolidou-se entre as mais importantes do mundo, em número de expositores e visitantes e qualidade de suas exposições. Hoje a marca Fiera Milano está presente, além da Itália, em mais sete países: Brasil, África do Sul, Turquia, Índia, Singapura, China e Rússia. O portfólio inclui mais de 80 exposições na Itália e no resto do mundo, atraindo anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes.
www.chinabrandshow.com.br
www.chinatradecenter.com.br
Comentários