O primeiro dia feira multissetorial “CHINA BRAND SHOW” (CBS), que acontece entre os dias 18 e 20 de novembro de 2014, no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista, foi marcado pela presença de visitantes vindos dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além de visitantes do Chile, Equador, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai.
Os empresários brasileiros e de outros países que visitaram a feira no primeiro dia da mostra vieram em busca de produtos e novas tecnologias dos segmentos de Eletrodomésticos e Eletrônicos de Consumo; Tecnologia da Informação (TI) e Produtos de Comunicação; Máquinas e Equipamentos; Ferramentas e Ferragens; e Painéis Solares e Produtos de Iluminação.
Durante o coquetel de lançamento da feira, autoridades, expositores e convidados se reuniram para celebrar o sucesso do primeiro dia da mostra. Dando as boas vindas, Chen Xi, Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, ressaltou que o comércio entre Brasil e China está em franca expansão. Apesar de termos 40 anos de comércio entre os dois países, foi a partir de 2004 que nossa relação se desenvolveu. "Só para comparar, em 2003 o volume de negócios gerado pela relação bilateral chegou a US$ 8 bilhões; já no ano de 2013, o volume de negócios alcançou a marca de US$ 90 bilhões. Mesmo com este belo crescimento, acreditamos que ainda podemos crescer muito mais. Não queremos nos limitar a importar e exportar produtos entre os dois países. Queremos também estabelecer parcerias para que empresas chinesas possam produzir no Brasil e que empresas brasileiras também possam produzir na China", concluiu Xi.
Cônsul da China em São Paulo, Chen Xi
Para Marco Antonio Mastrandonakis, diretor da Fiera Milano e integrante do Comitê Organizador da “CHINA BRAND SHOW” (CBS), este foi um ano de grande aprendizado no Brasil sobre o mercado chinês. O desenvolvimento do mercado chinês em feiras como a CBS, realizada a partir de acordos entre empresas brasileiras, chinesas e instituições de comércio dos dois países, é de grande importância para o crescimento dos dois mercados. "Ficamos honrados por termos sido escolhidos para organizar uma mostra tão importante para as relações sino-brasileiras. Em todas as entrevistas que dei no dia de hoje, fiz questão de ressaltar a qualidade dos produtos chineses aqui expostos", finalizou o executivo.
Para fechar o encontro, Jia Guoyong, vice-diretor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Comercio da China, agradeceu às empresas brasileiras pelo suporte que os chineses receberam do Consulado da China em São Paulo, da São Paulo Invest, da Associação Comercial de São Paulo, do Grupo China Trade Center e da Fiera Milano. "O Brasil é muito importante para a China e queremos que a China também seja importante para o Brasil. Nosso presidente, quando esteve aqui no Brasil, no meio deste ano, assinou diversos acordos com o governo brasileiro para incrementar o comércio Brasil/China/Brasil. Esta parceria terá continuidade e será muito próspera nos próximos anos. Máquinas e produtos eletrônicos fazem parte da relação mais importante entre os dois países. No último ano, este segmento movimentouentre os dois países cerca de US$ 14,94 bilhões". Para concluir, o executivo afirmou que espera que a feira se consolide como uma oportunidade para o comércio bilateral entre Brasil e China, estabelecendo negócios, parcerias e o estreitamento de amizade entre brasileiros e chineses.
“Seminário da Província de Fujian”
A Província de Fujian, uma das mais prósperas da China, organizou um Seminário para apresentar a região para os brasileiros. Chen Shaohe, Vice-Secretário Geral do Departamento de Comércio da Província de Fujian, declarou que a associação comercial da China com o Brasil é muito importante em termos de parceria comercial. A Província de Fujian já mantém um significativo comércio bilateral com o Brasil que, em 2013, atingiu um total de US$ 3.98 bilhões, sendo US$ 1.91 bilhão de exportações para o Brasil e US$ 2.07 bilhões de exportações do Brasil para Fujian. De janeiro a julho de 2014, as relações comerciais da Província de Fujian com o Brasil somaram US$ 2.09 bihões, sendo US$ 840 milhões exportados para o Brasil e US$ 1.25 bilhão de exportações do Brasil para Fujian.
Legenda: Chen Shaohe, Vice-Secretário Geral do Departamento de Comércio da Província de Fujian
Os principais produtos importados pelo Brasil de Fujian são empilhadeiras, lâmpadas econômicas, painéis de LCD etc. As principais exportações do Brasil para Fujian são soja, minério de ferro, polpa de madeira e granito.
A partir do final de julho de 2014, há 15 projetos brasileiros de investimento em Fujian, totalizando investimentos de US$ 10.060 milhões, direcionados principalmente para produção, serviços jurídicos, plantio etc.
"A partir do final de julho de 2014, sete empresas chinesas, ou suas subsidiárias, vão investir no Brasil US$ 2,896 milhões aprovados para investir no Brasil, principalmente para o desenvolvimento de empresas de comércio varejista, frete internacional, desenvolvimento do mercado etc.
“Seminário China Brand Show”
Amanhã (19/11), segundo dia da feira, acontece, a partir das 15h30, o “Seminário China Brand Show 2014”, onde executivos chineses e brasileiros vão tratar de assuntos de interesse dos diversos segmentos reunidos na mostra com o objetivo de fortalecer a parceria sino-brasileira, contribuindo para encurtar caminhos para negociações de ida e volta entre chineses e brasileiros. Confira abaixo a programação:
15h30 – "Panorama do mercado de máquinas e eletroeletrônicos da China e o caminho para empresas brasileiras se projetarem no maior mercado consumidor do mundo" – Zhang Leiping, Diretora de Inteligência de Mercado da CCCME – China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products - Mestre em Direito pela China Foreign Affairs University e pesquisadora associada do Research Institute of Machinery Industry in China.
16h30 – "Como atuar no comércio internacional: procedimentos de importação no Brasil" – Alexandre Del Rosso Pires (Br Trade Assessoria em Comércio Exterior) - Bacharel em Administração de Empresas com ênfase com Comércio Exterior (Unimes/Santos), Consultor em Logística, Despachante Aduaneiro com 25 anos de experiência, Sócio-Diretor das empresas BR Trade Assessoria em Comércio Exterior e Brtranslog Logística e Transporte.
17h30 – "Desafios e soluções logísticas para favorecer seus negócios com a China" – Heitor Bilodre (DHL Express) - Administrador pela Universidade Metropolitana de Santos com MBA em Logística pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Interno capacitado pelo Bureau Veritas e com curso nível Black Belt em melhoria de processos Seis Sigma - DMAIC pela consultoria UMS realizado nos Estados Unidos. Atuou em diversos setores da DHL, principalmente conduzindo projetos de melhoria de processos e gerenciando áreas de importação e exportação. Atualmente é responsável pelo setor de desembaraço aduaneiro e assuntos regulatórios, tendo contato direto com a Receita Federal Brasileira e com clientes dos mais diversos setores de atuação e tamanhos, como HP, BMW, Renault, Xerox, Saint Gobain, Macea Cerâmicas e CNH, entre várias outras.
Organizadores e apoiadores
O Comitê Organizador da “CHINA BRAND SHOW” é composto pelo Grupo China Trade Center, pela Fiera Milano e pela China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products (CCCME), uma organização ligada ao Ministério do Comércio da China que atua diretamente na promoção e representação dos importadores, exportadores e fabricantes de máquinas e equipamentos, produtos eletroeletrônicos, ferramentas e autopeças da China.
O evento conta com o apoio do Ministério do Comércio da China - Ministry of Commerce of People’s Republic of China; ABIMEI - Associação Brasileira dos Importadores e Equipamentos Industriais; ABRADISTI - Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação; ACSP - Associação Comercial de São Paulo; ABilumi - Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação; Câmara Mercosul Latino América; ABIMEI - Associação Brasileira de Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais; CECIEx - Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras; DHL Express; Simerj - Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro ; e SincoElétrico - Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos no Estado de SP.
UNICEF
Os visitantes da mostra vão encontrar um espaço especial do UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância na área de exposição do evento. Com esta ação, os promotores da feira demonstram seu apoio ao Fundo que promove os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em todo o mundo.
O Comitê Organizador da mostra considera de suma importância uma parceria como a firmada com o UNICEF. “Sabemos que a causa do UNICEF é nobre e que seus programas sociais são fundamentais para a proteção das crianças e adolescentes mais necessitados do planeta”, declara Pan Faming, diretor do Grupo China Trade Center. E completa: “Todas as empresas socialmente responsáveis devem também fazer a sua parte apoiando e divulgando os objetivos e as ações do UNICEF sempre que possível”.
O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de cada criança e adolescente em tudo o que faz. Juntamente com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar o compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando esforços especialmente para chegar às crianças e adolescentes mais vulneráveis e excluídas, em extrema situação de risco.
CCCME
A China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products (CCCME) é uma organização ligada ao Ministério do Comércio da China fundada em julho de 1988 que atua diretamente na promoção e representação dos importadores, exportadores e fabricantes de máquinas e equipamentos, produtos eletroeletrônicos, ferramentas e autopeças da China. Por meio de feiras de negócios e acordos de cooperação com Associações de outros países, a CCCME encontra oportunidades para o desenvolvimento dos setores chineses que representa. A Câmara é responsável pela organização dos pavilhões relacionados aos setores de Máquinas e Eletrônicos na “Canton Fair”, a maior Feira multissetorial da China e uma das maiores do mundo.
Como única associação do setor de maquinários e eletrônicos de todo o país, a CCCME possui aproximadamente 10.000 membros, incluindo as empresas líderes de mercado e pequenas e médias empresas, as quais representam a indústria como um todo. Sua missão é fornecer aos seus associados suporte relacionado ao Comércio Exterior, aspectos de produção, marketing, informação e treinamento, desempenhar um papel positivo na coordenação e autodisciplina, apresentar pedidos relevantes para solução de controvérsias no campo do comércio internacional, salvaguardar os interesses de seus membros e indústrias, relatar as sugestões de seus membros às autoridades relevantes com respeito à promoção do comércio exterior e promover ativamente as relações internacionais.
A CCCME participa de aproximadamente 80 feiras de negócios ao redor do mundo e, entre elas, se destacam a “Canton Fair” (China), a “Exposec” (Brasil), a “Bauma” (Alemanha), a “IFA” (Alemanha) e a “CIS” (EUA). A CCCME organiza também feiras próprias no Peru, Filipinas, Indonésia, Angola, Romênia e Itália.
Grupo China Trade Center
Fundado em 2002, na cidade de São Paulo, o Grupo China Trade Center atua no setor de comércio exterior, auxiliando empresas em feiras de negócios internacionais, principalmente em eventos que acontecem na Ásia.
O Grupo China Trade Center atua em processos comerciais, investimentos, consultoria legal, feiras de negócios, inspeção de fábricas, gerenciamento e intermediações, levantamento e desenvolvimento de produtos, transporte internacional, representações, nacionalização e pesquisa de mercado para empresários brasileiros e chineses.
Em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, nos últimos três anos, o Grupo incentivou empresas brasileiras a promoverem seus produtos no mercado internacional através da organização do “Pavilhão Brasil” na “Canton Fair”, uma das maiores feiras multissetoriais do mundo.
O Grupo China Trade Center possui um espaço de eventos no coração do centro financeiro de São Paulo, com dois auditórios e uma sala que somam 250m², para a realização de eventos sociais e corporativos.
Fiera Milano
Promotora italiana de feiras instalada em Milão, a Fiera Milano consolidou-se entre as mais importantes do mundo, em número de expositores e visitantes e qualidade de suas exposições. Hoje a marca Fiera Milano está presente, além da Itália, em mais sete países: Brasil, África do Sul, Turquia, Índia, Singapura, China e Rússia. Seu portfólio inclui mais de 80 exposições na Itália e no resto do mundo, atraindo anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes.
www.chinabrandshow.com.br
www.chinatradecenter.com.br
Serviço:
“CHINA BRAND SHOW 2014”
Data: 18 a 20 de novembro de 2014
Horário: 14 às 21 Horas
Local: Palácio das Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
São Paulo-SP
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