Cerimônias tradicionais marcam abertura do Festival Nipo Brasileiro

Cerimônias do Mochi-tsuki (preparação de bolinhos de arroz), do Kagami-biraki (quebra do tampo do taru, barril de saquê, com marretas de madeira) e bênçãos religiosas (budista e católica) marcaram, sábado passado (02), a abertura do 19° Festival Nipo Brasileiro da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá).

Os atos são tradicionais em eventos no arquipélago nipônico e praticados para trazer boa sorte. Dezenas de autoridades participaram da abertura do festival. Todos ajudaram a fazer o mochi, com preparação organizada por integrantes da Seicho-no-ie. Já o barril com a tradicional aguardente de arroz foi aberto pelo presidente da Acema, Eduardo Suzuki; o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Shinji Gohara; o deputado estadual Luiz Nishimori; o secretário do Imin 100 em Maringá, Shudo Yassunaga; e o coordenador do Imin 100 em Londrina, Atsushi Yoshii.

O presidente da Acema destacou o empenho de milhares de pessoas para a realização da edição de 2008 do festival, ano das comemorações dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. “Não medimos esforços para fazer um evento marcante por conta do Imin 100”, disse Suzuki.

Ele lembrou a importância do trabalho dos pioneiros – imigrantes nipônicos em Maringá – na fundação da Acema 61 anos atrás, na realização dos primeiros festivais e a atuação dos voluntários na festa. “Expressamos nossos sentimentos aos pioneiros por manterem a cultura e o costume japoneses com muito esforço. Sem eles, esse evento não existiria”.

Para o presidente da Acema, uma das maiores representatividades do trabalho voluntário é o Festival Nipo Brasileiro. Cerca de 1600 voluntários trabalham na festa, especialmente nas ‘barracas’ de comida oriental da Acema e das entidades Centro Cultural e Social São Francisco Xavier, Seicho-no-ie, Asilo Ajunkai e Templo Budista Nishi Honganji.

O Festival Nipo Brasileiro é promovido pela Acema e organizado pela Tasa Eventos. O evento tem o apoio da Prefeitura de Maringá, Câmara Municipal de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB), Paraná Turismo, Fundação Japão, Liga-Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná, Consulado Geral do Japão no Paraná, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Conselho Municipal de Turismo.

Os patrocinadores oficiais do Festival Nipo são o Banco Real, Sicredi, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Cocamar, Cesumar e AmBev.

Apoio

O diretor-presidente do Sicredi, Welington Ferreira; o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Tarso do Amaral Rodrigues; o gerente regional do Banco Bradesco, Mauro Carlos de Oliveira; e a gerente comercial e de negócios do Banco Real, Márcia Harumi Nakagawa, reforçaram o apoio das instituições financeiras ao Festival Nipo Brasileiro.
O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo oficializou na abertura do evento a entrega de contribuição financeira do município ao festival.

João Noma, eleito o empresário do ano pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), também anunciou a entrega de um carro Toyota Corolla, no valor aproximado de R$ 65 mil, à Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Parque do Japão, que está sendo construído na cidade.

1° dia

Subiram ao palco no primeiro dia do Festival Nipo Brasileiro o Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Festival dos Tambores do Reino de Ryukyu), da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, uma das filiais no Brasil do grupo nipônico, fundado no em 1982. O grupo evidencia a rica cultura da Ilha de Okinawa, no Sul do Japão.

Outra atração do primeiro dia do evento foi a banda J~Squad, que tem no repertório temas de animes (desenho animado japonês). A noite foi encerrada com Bon-odori (tradicional dança do Japão), que todos os anos arrasta multidões.

Programação do 19° Festival Nipo Brasileiro da Acema

04/08 Segunda-feira
19h - Bon-odori tradicional
20h - Grupo Folclórico da Acema
20h - Coral Cesumar e Orquestra Filarmônica Cesumar
21h30 - Show musical - Cantores da Acema
22h - Bon-odori

05/08 Terça-feira
19h - Bon-odori tradicional
20h - Grupo Folclórico da Acema
20h15 - Grupo Sabor Latino
20:30 - Grupo de Taiko Wakadaiko
21h30 - Coral Holiness Infanto - Juvenil de Los Angeles
21h30 - Grupo Yosakoi Soran Saikyo da ACEMA
22h00 - Bon-odori

06/08 Quarta-feira
19h – Bon-odori tradicional
20h - Grupo Folclórico da Acema
20h30 - Show Musical - Cantores da Acema
21h30 - Companhia de Dança Ucraniana Verkovena de Maringá
22h – Bon-odori

07/08 Quinta-fFeira
19h - Bon-odori tradicional
20h - Grupo Folclórico da Acema
20h30 - Show musical - Cantores da Acema
21h - Grupo de Dança Espanhola e Flamenca do Ballet Regina Mundi
21h30 - Grupo de Taikô Wakadaiko
22h - Bon-odori

08/08 Sexta-feira
19h - Bon-odori tradicional
20h - Grupo Folclórico Alemão Grune Stadt
20h30 - Dança - Escola de Língua Japonesa da Acema
21h - Show Musical - Joe Hirata
22h - Bon-odori

09/08 Sábado
19h - Bon-odori tradicional
20h - Apresentação de Iaido
20h - Grupo de Taikô Wakadaiko
21h - Show Musical - Banda POP!
22h - Bon-odori

(VB)