Para 2015 e 2016 estão agendados, respectivamente, o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto e o Congresso Nacional de Medicina Veterinária. Recentemente, o local sediou eventos como a Multifeira Brasil Mostra Brasil, Feira de Medicamentos, Olimpíada Brasileira da Juventude, Festival de Turismo de João Pessoa e a Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper).
Para o secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, a obra vai propiciar um salto para a indústria do turismo. “A Paraíba está entrando para o hall de grandes eventos aumentando o fluxo de turistas e, consequentemente, a geração de emprego e renda. Se aumenta o fluxo hoteleiro é preciso haver mais contratações, como por exemplo, camareiros, recepcionistas, garçons e inclusive profissionais na área de gastronomia. Até o setor de suprimentos alimentícios como a Empasa ganha com o aumento no fluxo das vendas”, observou o secretário.
O Centro de Congressos, inaugurado nessa quarta-feira, possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso, auditório com capacidade para 2.340 pessoas adaptado conforme o público dos eventos. O Mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No topo, as pessoas terão ampla visão de praias e pontos turísticos da cidade. O acesso dos visitantes à área de contemplação vai ser feito por meio de dois elevadores. No primeiro piso fica o Restaurante Panorâmico.
A Presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destaca a importância dos novos equipamentos para a economia do Estado. “Em apenas um ano, conseguimos trazer importantes feiras para a Paraíba, mas faltavam congressos, eventos científicos, simpósios, seminários. Agora ampliamos nosso leque e a rede hoteleira, bares, restaurantes e taxistas comemoram os impactos que essas instalações irão trazer. O Convention Bureau revelou que houve um crescimento de 20% de turistas de eventos, apenas com a inauguração da primeira etapa, sem falar nos turistas de lazer”, revelou Ruth acrescentando que agora o volume deve crescer para 50%.
O gestor do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, Antônio Alcântara,informou que, à partir de agora, a capacidade de atrair grandes eventos para João Pessoa será facilitada. “Antes divulgávamos o Centro para conhecidos e por meio da Abrasef. Agora podemos confeccionar folders e, principalmente, publicar nos principais catálogos dos Centros de Convenções do Brasil e do Mundo. Além da localização de João Pessoa, a grandiosidade das instalações tem atraído diversos eventos de vários segmentos, principalmente na área médica. Em breve, será a vez de trazer grandes espetáculos e até musicais”, disse.
Terceira etapa - A última etapa a ser concluída no Centro de Convenções será o teatro, com capacidade para mais de 3 mil pessoas, programada para o primeiro semestre de 2014. A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis. Até a conclusão da obra deverão ser investidos R$ 240 milhões.
Comentários