Centro de Convenções da Bahia entra em reforma

Escadas rolantes com defeito, paredes rachadas e tomadas pela maresia do mar e elevadores em manutenção. Este foi o cenário encontrado no Centro de Convenções da Bahia pela reportagem de Tribuna. Centro de Convenções continuará aberto durante reformas

Como a melhoria no local já é uma reivindicação antiga, o Conselho Baiano de Turismo, que agrupa todas as entidades do segmento do Estado, se reuniu com a Bahiatursa e solicitou que o Centro de Convenções suspenda suas atividades por três meses, a partir de dezembro.

De acordo com Silvio Pessoa, presidente do Conselho Baiano de Turismo, o objetivo seria aproveitar esse tempo para realizar as tão reivindicadas melhorias no espaço e evitar que Salvador perca sua posição de terceiro destino no turismo de eventos.

“Fortaleza agora possui um moderno centro de convenções, já Recife tem trabalhado bastante nas reformas e climatizou o local. O espaço em Salvador é muito bem localizado e precisa ser revitalizado. Entre agosto e dezembro, a rede hoteleira tem ocupação de 60 a 70% só por conta dos grandes eventos realizados no centro de convenções.” disse.

Segundo Pessoa, as reuniões com a Bahiatursa foram bastante produtivas nas últimas semanas. “O secretário Domingos Leonelli se comprometeu a contratar uma empresa de manutenção permanente e a ideia é paralisar as atividades do centro nos meses de janeiro e fevereiro, quando não acontecem grandes eventos”.

Para o trade turístico, as principais melhorias são na climatização do espaço, nas instalações elétricas e de comunicação, manutenção de elevadores e do teto para evitar as constantes goteiras em período de chuvas e até substituição de carpetes e mobiliários dos auditórios.

A Bahiatursa informou que, em dezembro, inicia as obras de recuperação das escadas de emergência, no valor de R$660 mil. O órgão garantiu que as obras de climatização do terceiro piso do centro, que tem o valor aproximado de R$ 6 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Turismo, devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2013 e finalizadas em junho do mesmo ano.

O órgão disse ainda que o Centro de Convenções continuará funcionando mesmo com o início das obras. “Haverá um isolamento parcial de algumas áreas que sofrerão intervenção. O Teatro Iemanjá, por exemplo, terá pleno funcionamento, pois já passou por reformas”, informou através de nota.

Fonte: Sérgio Toniello Filho - Tribuna da Bahia