O Centro de Convenções SulAmérica – único espaço para eventos localizado na região central do Rio de Janeiro, no bairro Cidade Nova, realizou no último dia 20, um café da manhã com o setor de eventos e turismo de negócios, para apresentar os resultados alcançados durante o ano de 2007 e perspectivas para o ano de 2008. Em apenas seis meses de atividades, o centro de convenções fechou 2007 com a realização de 39 eventos – entre eles, eventos corporativos, feiras e congressos -, que representaram a geração de mais de oito mil empregos diretos e indiretos. O balanço anual aponta, ainda, que aproximadamente 60 mil pessoas circularam pelo espaço nesse período.
"Fechamos o ano de 2007 com um resultado bastante positivo, sediando eventos de segmentos variados, além de eventos corporativos de grandes empresas e formaturas. Para 2008 já contamos com 110 eventos fechados", comenta o gerente Geral do Centro de Convenções SulAmérica, Alexandre Marcílio.
Durante a apresentação, Alexandre destacou os diferenciais do centro de convenções, entre eles a localização, todas as condições de acesso a deficientes físicos, facilidade de carga e descarga, funcionamento 24h para montagem, além de climatização."O centro de convenções SulAmérica foi projetado para atender às necessidades dos organizadores de eventos, com estudo prévio de arquitetos, juntamente com profissionais do setor para chegarmos à concepção ideal para atender da melhor maneira aos eventos", destaca Marcilio.
Transamérica Eventos
O diretor da Transamérica Eventos, Wilmar Rodrigues, apresentou novidades do grupo, entre eles a introdução do conceito de "bandeira", com um modelo inovador de prestação de serviços, visando maior benefício para os organizadores, promotores e expositores.
Na ocasião, Wilmar destacou a possibilidade de distribuição dos eventos nos três empreendimentos que o grupo administra, no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba."Os serviços oferecidos pelos três centros de convenções administrados por nós são únicos, de forma que nós conhecemos os nossos clientes, prestando um serviço de excelência, e nossos clientes nos conhecem sob o padrão que imprimimos na nossa gestão. Dessa forma, temos a possibilidade de distribuição dos eventos, oferecendo aos nossos clientes opções de destinos para realização dos mesmos. O Congresso Brasileiro de Cardiologia, por exemplo, foi realizado em São Paulo no ano passado. Este ano, será em Curitiba", explica.
Infra-estrutura
Com capacidade total para 6 mil pessoas, simultaneamente, o centro de convenções teve investimentos das iniciativas pública e privada, cujo montante foi de R$ 56 milhões, dos quais R$ 29.735 milhões foram investidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o restante pela Racional Engenharia. O espaço conta com 42 mil m² construídos em uma área de 16 mil m² e, além de ser dividido em dois pavimentos e um mezanino, possui garagem subterrânea com 1300 vagas.
O segundo andar abriga o Centro de Congressos e Convenções. Um dos espaços multifuncionais, o Ballroom, tem área total de 2.500 m², com vãos livres de 60mX40m e oito metros de pé-direito. O salão pode ser subdividido em oito grandes salas, com quase 300 m², através de painéis acústicos retráteis. Já o Foyer de Congressos, com 2.450 m², pode ser integrado ao Salão de Congressos, Grand Ballroom, criando mais um grande espaço para eventos e feiras. O andar acomoda ainda 13 salas para reuniões, seminários, conferências, workshops e escritórios, com áreas de aproximadamente 120 m². Quatro destas salas também contam com divisórias acústicas retráteis, permitindo a variação em número e forma, de acordo com a necessidade específica de cada evento.
Comentários