O mercado gastronômico brasileiro vai ganhar um novo perfil de profissional a partir deste ano, capacitado para empreender e gerenciar negócios no setor com forte apelo de hospitalidade. Essa é a proposta do novo curso de MBA em gastronomia lançado pela Castelli Escola Superior de Hotelaria, de Canela (RS), que inicia no dia 3 de maio deste ano e está com inscrições abertas pelo e-mail relacionamento@castelli.edu.br ou telefone (54) 3282.1460.
Coordenado pela nutricionista e mestre em Engenharia de Alimentos Marlise Potrick Stefani, a pós é constituída por 19 disciplinas que tratam de temas desde à produção, como fundamentos da gastronomia, harmonização, análise sensorial, técnicas de serviços em restaurantes, entre outras, até se concentrar em conteúdos focados em gestão nas áreas financeira, de pessoas, ambiental, compras e estoques, eventos, empreendedorismo e inovação etc. O profissional estará apto para trabalhar em hotéis, restaurantes, pousadas, bistrôs, hospitais, lares de longa permanência e similares.
Geraldo Castelli, diretor da Castelli ESH e criador da primeira faculdade de hotelaria do Brasil, explica que um dos principais diferenciais do curso é a orientação à hospitalidade utilizada como ferramenta de gestão. “Na medida em que a empresa incorpora o paradigma da hospitalidade, ela se torna uma empresa anfitriã”, explica.
“Nesse processo, você trabalha com atributos humanizantes, como o respeito, a cortesia, a amabilidade, o espírito de serviço. Não é aquela empresa fria, pelo contrário, forma um cidadão com C maiúsculo, porque ao incorporar esses atributos da hospitalidade, quando ele vai para sua família e para sua comunidade, não vai deixá-los dentro da empresa”.
A pós-graduação em gastronomia é composta de 368 horas-aula realizadas aos finais de semana. Com início no dia 3 de maio, é dirigida para graduados em hotelaria, nutrição, administração, gastronomia, turismo, engenharia de alimentos, profissionais de áreas afins e quem deseja empreender no setor gastronômico.
Sobre a Castelli ESH
A Castelli Escola Superior de Hotelaria é uma instituição de ensino superior com foco na área da hospitalidade (hotelaria, turismo, produção cultural, gastronomia, meio ambiente e lazer). Localizada em um dos principais polos turísticos do Brasil, em Canela (RS), é credenciada pelo MEC pela portaria 2.167, em 22 de dezembro de 2000, e possui cursos avaliados com nota máxima pelo Ministério. A instituição foi criada pelo economista Geraldo Castelli, fundador da primeira faculdade de hotelaria do Brasil em 1978 e autor de diversos livros, entre eles, Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços (Ed. Saraiva), ganhador do Prêmio Jabuti em 2011.
Comentários