Case ‘Corinthians’ e potencial do YouTube são destaques de evento da ADVB

Encontro no Insper reuniu estudantes universitários e especialistas de marketing esportivo.

A estratégia de marketing do Corinthians, após a queda para a segunda divisão, em 2007, foi detalhada pelo ex-vice presidente do clube paulista, Luís Paulo Rosenberg, durante o evento “A Revolução do Marketing Esportivo", realizada na noite de quarta-feira (16), no Insper. A iniciativa do núcleo Jovem da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB), contou, ainda com participação da Federação Paulista de Futebol (FPF), do Google e da empresa SportMk, reunindo estudantes do Insper, USP, ESPM, FAAP e FGV, além de empresários e publicitários.

Na abertura, o presidente da ADVB, Latif Abrão Júnior, falou da importância do setor de vendas e marketing dentro de uma empresa e o papel da ADVB, que há mais de seis décadas é referência na área de gestão empresarial. “A ADVB foi a porta de entrada do marketing no Brasil. Não existia nenhuma estrutura que trabalhasse o marketing como conhecemos hoje, como uma ferramenta de trabalho. Não adianta empreender e criar se não soubermos onde, como e para quem vender”, destacou.

"Eu nunca vou te abandonar, por que eu te amo. Eu sou...Corinthians". O grito da torcida, entoado nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro de 2007, inspirou Luís Paulo Rosenberg a centralizar todas as ações de marketing do time alvinegro no resgate da imagem do Clube e da autoestima dos corintianos, abaladas pelo rebaixamento. “O nosso grande desafio não era criar novos produtos, era portar valor naquilo que o clube já tinha para vender. Com os canais adequados, o licenciamento é uma máquina de fazer dinheiro”, destacou.

A oferta de novas experiências para a torcida e a aproximação do clube com a comunidade foram destacadas pelo sócio-diretor da SportMk, Paulo Amorim. “Criamos momentos festivos para aproximar a comunidade do clube, estimular o hábito de ir ao estádio, além de alinharmos com os jogadores e a comissão técnica o discurso a respeito das estratégias de marketing desenvolvidas”, enfatizou Amorim.

O diretor de Marketing da Federação Paulista de Futebol (FPF), Robson Silveira, ressaltou o processo interno de profissionalização, realizado nos últimos dois anos, inclusive com nova identidade visual e mudança de postura da federação em relação aos clubes. “Construímos uma plataforma com quatro grandes pilares: o clube, o mercado, a torcida e os atletas e no centro o papel de zelar e valorizar o futebol”.

Já o gerente de Novos Negócios do Google Brasil, Anderson Silva, falou do potencial do futebol na web. “Futebol é o principal tema pesquisado no Google, com 396 milhões de busca/mês, sendo que o segundo colocado, healthy, tem entre 80 e 90 milhões de pesquisas. Uma distância enorme. Entretanto, no Youtube, entre as 12 principais line-ups, o futebol ocupa a sexta posição. Temos muito espaço para trabalhar”, revelou.


O evento teve patrocínio do Hotel Terras Altas e apoio do Insper, Fundação Brasileira de Marketing (FBM), Sport MK, Federação Paulista de Futebol (FPF), Aiqon e Lumen it.

Fonte: Assessoria