Casa da Amizade lança evento em Gramado

A coordenadora nacional do grupo estará nesta quinta-feira (9) na cidade para divulgar a 26ª edição.
Última edição foi realizada em Campos do Jordão, no ano passado




O tradicional Encontro Casa da Amizade será realizado em Gramado no próximo ano. A coordenadora nacional do grupo, Ester Trentini, de Panambi (RS), estará na cidade nesta quinta-feira (9) para apresentar o evento a representantes do Executivo e Legislativo, em suas respectivas sedes, além de visitar veículos de comunicação da região. Às 14h30, Ester será recebida pelo vice-prefeito Luia Barbacovi. Em seguida, às 15h30, o presidente da Câmara de Vereadores, Ilton Gomes, recepciona a rotariana. Ivone Boeira, presidente da Casa da Amizade em Gramado, acompanhará Ester no cumprimento da agenda.

O 26º Encontro Casa da Amizade não tem fins lucrativos e será realizado na ExpoGramado, entre 14 e 17 de agosto de 2014. São aguardadas em torno de 1,2 mil esposas de rotarianos para o evento, que tem como objetivo atualizar as integrantes sobre temas das áreas educacional, motivacional, da nova geração e administração. Todo o conhecimento é aplicado para auxiliar as comunidades onde vivem. A última edição do encontro foi realizada em 2012, em Campos do Jordão (SP).

História

Até 1989, tanto o regimento interno como os estatutos do Rotary Internacional previam que apenas homens poderiam ser sócios de um Rotary Club. No entanto, a mulher nunca esteve ausente do Rotary. O primeiro grande exemplo dessa afirmação foi dado pela esposa de Paul Harris, Jean Thompson Harris, que sempre esteve ao lado de seu esposo, como conselheira e executora de atividades rotarianas, que estivessem ao seu alcance.

Em 1914, Ann Brunnier e Ann Gundaker, esposas de Brun Brunnier e Guy Gundakerm, respectivamente, participaram da Convenção Internacional em Houston, no Texas, causando enorme surpresa para os presentes. A participação delas foi tão importante que despertou o carinho dos rotarianos ali reunidos, os quais criaram o termo “Rotary Ann”, para designar a participação feminina.

Acompanhando o movimento mundial, na busca merecida de conquistar espaços, as mulheres foram adquirindo notoriedade no Rotary International, principalmente a partir da criação da “Sociedade de Damas Rotárias”, iniciada nos Estados Unidos. As Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e, hoje, se encontram disseminadas em mais de 50 países.

No Brasil, a primeira Associação de Senhoras de Rotarianos foi criada em 1938, em Bauru (SP). O então presidente do Rotary Club daquela cidade, Alencar de Carvalho, realizou a primeira reunião de Senhoras de Rotarianos, juntamente com sua esposa, Violeta. Informalmente, ela convidou as esposas dos rotarianos daquele clube para uma reunião em sua residência.

Essas entidades foram consideradas de utilidade pública pela Lei 5.575, de 17 de dezembro de 1969. A Casa da Amizade – Associação de Senhoras de Rotarianos ou outras denominações correlatas – é uma entidade formada por esposas de rotarianos, senhoras e senhoritas da sociedade, na qualidade de sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.

Fonte: Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos