Casa Cor: automação residencial ganha espaço no evento

Ter uma casa funcional, inteligente e confortável. Esse foi o ideal traçado pelo designer de interiores Francisco Cálio no seu projeto na Casa Cor SP 2008. De acordo com Cálio, um dos principais diferenciais de seu projeto, chamado Estúdio 3, é a automação residencial.

Pela importância desse item no conceito do ambiente, o designer escolheu o sistema My Home, da BTicino, para ser a inteligência e o charme do seu projeto na mostra.

O sistema de automação BTicino  integra comandos elétricos, permitindo ao usuário controlar, a partir de um único ponto, os equipamentos  eletroeletrônicos, a  iluminação, a climatização, os sistemas de segurança e comunicação dos ambientes. Para garantir segurança, conforto e economia de energia, o sistema pode  regular persianas, movimentar tela de home theater, ver e ouvir quem está tocando a campainha, programar a irrigação do jardim e reunir, num único aparelho, as funções de videofone, telefone e automação. O sistema de  alarme notifica qualquer tentativa de invasão, além de indicar vazamento de gás,  inundações e falta de energia. Inclusive, os comandos podem ser acessados também a partir de celular ou internet.

Ao adotar a tecnologia BTicino de automação residencial, Cálio buscou compor um ambiente aconchegante e funcional com o que há de mais novo na tecnologia. Parte da atenção foi voltada para os segmentos de vídeo e imagem, criando um efeito cinematográfico. Para isso, foram adotadas as soluções My Home de iluminação, cenário e vídeo porteiro.

Com a iluminação conectada à automação, o espaço de Cálio tem pontos de luz que podem ser ajustados à distância e com isso, o visitante pode experimentar diferentes combinações pré-estabelecidas, os chamados cenários. Um possível cenário é o romântico, onde as luzes diminuem, a música começa a tocar, usando o sistema de difusão sonora da BTicino.

“Todo mundo quer um diferencial na sua casa para receber bem. As soluções de automação da BTicino criaram um efeito cinematográfico”, explicou.

Outro ponto destacado pelo designer é que o conforto, praticidade e tecnologia não prejudicam o design e a decoração. Para a marca italiana, o design é fundamental e anda lado a lado com a tecnologia, por isso, nas linhas da BTicino o consumidor tem a possibilidade de encontrar quase 60 diferentes placas de interruptores, com diversas opções de cores e texturas.

Para Cálio, as linhas de placas da BTicino são modernas, elegantes e discretas, compondo de forma sutil o contexto da decoração. “As linhas da BTicino têm soluções que reforçam a proposta arquitetônica e o design, inclusive de projetos minimalistas e contemporâneos”, diz ele.

Como um grande contêiner com três pavimentos, que totalizam uma área de 150 m² internos, o espaço está dividido em cozinha, suíte, home living, hall de entrada e áreas externas, onde o ponto alto é a integração dos ambientes. Com requinte atual, esse estúdio foi pensado para a mulher moderna, dinâmica, que gosta de receber amigos e fazer negócios.

Em decorrência da grande quantidade de verde e da inteligência provida pelo My Home da BTicino, Cálio chamou o seu projeto de Casa Viva. “A idéia é demonstrar um cenário aconchegante e ideal para se viver, transparecendo que é uma solução viável e simples”, afirma.

Reforçado pela idoneidade e suporte da fabricante BTicino, a automação residencial alcança uma etapa nova no Brasil, segundo o arquiteto. Para ele, anteriormente, os produtos estavam restritos a uma classe de altíssimo nível de consumo. Agora, com a BTicino trazendo mais soluções modulares, que permitem diversas composições e preços, a automação está ao alcance das pessoas. “Isso sem perder nível e qualidade”, destaca. Além disso, os especialistas, integradores e técnicos estão cada vez mais treinados. “Aqui no Brasil já é tudo de ponta”, completa. (VB)