Secretarias municipais estão finalizando os preparativos para que a cidade encontre a Praça da Alfândega pronta para receber a 59ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre nesta sexta-feira, 1º de novembro. Entre as atividades previstas pela prefeitura está a distribuição do cartão no valor de R$ 50,00 para que professores e funcionários das escolas municipais adquiram livros durante a Feira. Além disso, a administração pública terá um estande com informações sobre cuidados com a cidade. Antes da abertura do evento, porém, a prefeitura assegurou a infraestrutura necessária para melhor atender aos milhares de visitantes.
Parceira da Câmara Riograndense do Livro na realização do maior evento de venda de livros a céu aberto do país, a prefeitura da capital terá pelo menos 15 órgãos atuando na Feira. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre foi a primeira a preparar o ambiente, realizando o manejo da arborização, com levantamento de copa em diversas árvores, cortando os galhos baixos e poda de controle. A Seção Centro de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) concluiu no início de outubro os serviços de conservação da rede pluvial na Praça da Alfândega e entorno. Foram limpas e desobstruídas redes pluviais e bocas de lobo, bem como substituídas tampas de bocas de lobo e grades farroupilha que estavam quebradas no centro da praça. Já o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foi o responsável pela instalação de 114 pontos de rede de água na área onde se realizará a Feira.
Fiscalização e Segurança – A fiscalização da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic) irá atuar no interior e nos arredores da Feira, inspecionando o trabalho dos ambulantes licenciados. A equipe de fiscais verifica se a licença está em dia, as condições de higiene e de segurança, identificando, por exemplo, se o botijão de gás está correto e não oferece perigo. A fiscalização tem por objetivo também inibir a atuação de vendedores não licenciados, impedir a venda de bebidas alcoólicas e garantir a segurança dos visitantes. A Empresa Pública de Transporte Coletivo (EPTC), por sua vez, oferecerá reforço de agentes no local, principalmente, com o monitoramento nas faixas de segurança.
Programação extensa – Com 128 estandes distribuídos entre a Praça da Alfândega e as ruas ao seu redor, a Feira deste ano estará mais focada no público jovem e terá como tema “Ler é Poder” com o objetivo de formar novos leitores e aproximar o público dos autores. O país homenageado será a Alemanha e outra novidade do evento é a inclusão do cinema no universo literário através do Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. A programação terá mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens com 293 atividades.
Tecnologia – Para que os livreiros e visitantes participem do evento e sigam conectados via Web a Procempa disponibilizará durante as duas semanas de Feira tecnologia wi-fi em toda a Praça da Alfândega com internet aberta para os livreiros. Além disso, o pessoal da administração da Feira contará com a mesma tecnologia e link de 10 mega de velocidade. A empresa promoveu ainda a instalação de 21 ramais de telefonia VOIP para uso da Câmara do Livro e no estande da PMPA; quatro câmeras de monitoramento sob toldos em pontos estratégicos da praça e três tótens “Localize-se” onde colaboradores da Procempa estarão em atendimento ao público visitante da feira para auxiliar na localização de bancas, editoras, e demais informações inerentes a Feira do Livro. A Procempa também terá um estande institucional com acesso a Internet e apresentando os serviços da empresa na feira
Alterações – Neste ano, a área infantil e juvenil ficará na avenida Sepúlveda (entre a avenida Mauá e a rua Siqueira Campos). Ali estarão o Teatro Sancho Pança, o Centro Cultural Móvel do Sesi, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Estação da Acessibilidade e as barracas dos livreiros, além de estandes institucionais de apoiadores.
Já a Casa do Pensamento estará localizada na rua Capitão Montanha, entre o Banrisul e o Museu de Arte do RS (Margs). O ciclo A Hora do Educador, que também ocorria no Cais, terá atividades na Casa do Pensamento, no auditório da Livraria Paulinas (rua dos Andradas, 1212, próximo à rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato (rua dos Andradas, 1180, esquina com a rua General Câmara). A Área Internacional ficará entre o Memorial do RS e o Margs. Haverá, ainda, encontros com autores, para o público jovem em vários espaços da Feira.
Autógrafos – A Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) terá três lançamentos e um relançamento durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. No dia 2 de novembro, às 19h, na Praça de Autógrafos, Guto Leite lança “Entrechos ou Valas do Silêncio”, livro de poesia vencedor do Prêmio Açorianos de Criação Literária 2012.
Dia 5 de novembro, é a vez dos autores dos “Poemas no Ônibus e no Trem 2013”. A sessão acontecerá no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, às 20h. Já os participantes (contistas, poetas, acadêmicos, desenhistas e fotógrafos) da coletânea do concurso “Histórias de Trabalho 2013” estarão realizando sessão de autógrafos coletiva no dia 6 de novembro, às 20h, também no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul.
Comentários