Capital gaúcha abre Circuito Internacional de Golf e Enoturismo

O diretor da Andina anunciou ainda que no próximo ano se integrarão ao torneio Paraguai e Peru, além dos Estados Unidos que incluiu o circuito sul-americano no calendário de torneios de golfe do país.












A partir das 8h deste sábado, 15, o Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre, torna-se o campo oficial do Circuito Internacional de Golf pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos, evento esportivo amador que percorre a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa seguda fase, em Cutiriba. Na capital gaúcha o torneio segue até domingo, 16, quando acontecerá a cerimônia de premiação marcada para as 16h. São esperados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. De Porto Alegre sairão cinco jogadores, os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional com os melhores jogadores dos demais países em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. Quem vencer a final, participará em junho de 2015 de torneios nos Estados Unidos. As inscrições para o torneuio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira, junto ao Belém Novo Golf Clube.

A apresentação do Circuito à imprensa e ao trade turístico local foi realizada hoje, 12, em evento organizado pela Secretaria de Turismo da capital gaúcha no Hotel Laghetto Veverone Moinhos com a presença do titular da pasta, Luiz Fernando Moraes, o director do Belém Novo Golf Club, Luciano Azevedo Cunhya, do presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe, Ricardo De Rose, o diretor geral da empresa argentina Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio, Fabián Lencinas, o superintendente do Porto Alegre Convention & Vuisitors Bureau, Amilton Lopes, representante da Bodega Los Haroldos, vinícola de Mendoza que dá nome ao torneio.

Credenciais - Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. De acordo com Lencinas, Porto Alegre reúne todas as credenciais para receber o torneio, que se desenvolve ao logo de todo o ano. “Porto Alegre tem proximidade com Uruguai e Argentina, possui grande potencial turístico, um campo de golfe de padrão excelente, é capital de um estado que tem uma produção vitivinícola de qualidade, fatores que são a essência da proposta deste torneio”, diz Lencinas. Segundo ele, a partir da edição de 2015 se integrarão ao circuito outras cidades brasileiras, sendo que a abertura do torneio no país seguirá sendo em Porto Alegre e o encerramento, em Curitiba. O director da Andina anunciou ainda que no próximo ano se integrarão ao torneio Paraguai e Peru, além dos Estados Unidos que incluiu o circuito sul-americano no calendário de torneios de golfe do país. “O golfe é o esporte que mais movimenta pessoas no mundo em busca de bons campos e bons vinos, por isso é um atrativo e uma grande ferramenta de captação de turistas”, avalia.

A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. De Rose lembrou que o golfista não viaja sozinho e por isso o esporte movimenta a economia do turismo. “Sem contar que quem pratica golfe é, em geral, também um apreciador de vinos, o que torna a realização deste circuito no Rio Grande do Sul um fator de visibilidade para nossa vitinicultura e para nossa estrutura de golfe, que soma 13 campos no Estado”, afirmou. De Rose disse apostar também na desmistificação do golfe como esporte de elite, especialmente agora que, a partir de 2016, retomará a ctegoria de esporte olímpico.

Mercocidades - A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo das Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. “Neste colegiado trabalhamos a integração a partir do conceito de turismo sem fronteiras entre os destinos da região, em diferentes rotas turísticas, como as de enoturismo”, explicou o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, com a agenda de 28 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai para o próximo ano. Moraes destacou ainda o fato do Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.

O torneio teve a largada na Argentina em março deste ano, na cidade vitivinícola de Mendoza, e até o final de dezembro terá percorrido mais de 50 diferentes cidades entre Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Atualmente o circuito conta com 5,7 mil participantes durante todo o ano de duração do torneio. Na organização do circuito a Andina MP&B se uniu à Bodegas Argentinas AC, câmara empresarial que reúne a maioria das principais bodegas argentinas no fomento e difusão do enoturismo e de outras atividades nos chamados caminhos do vinho, como, por exemplo, a prática de golfe entre vinhedos.

Fonte: Secretaria de Turismo de Porto Alegre