Canadá participa da Semana Mesa SP

Comissão Canadense de Turismo (CCT) participa da 9a. Edição da Semana Mesa SP Os renomados chefs canadenses Normand Laprise, John Higgins, Oliver Li e Danny St. Pierre também estão em São Paulo

De 05 a 09 de novembro, a Comissão Canadense de Turismo mostra, na 9a. Semana Mesa SP, a Coleção de Experiências Únicas Canadenses, ou Signature Experience Collection (SEC), que traz as experiências mais autênticas do Canadá para turistas de todo o mundo. Neste evento, terão destaques as atividades relacionadas com a autêntica culinária canadense. Criada pela Comissão Canadense de Turismo (CCT), a entidade espera aumentar a presença brasileira no País fornecendo mais informações do que o turista pode encontrar de único no Canadá.

Para falar da história da gastronomia canadense, a Semana MESA SP traz o chef John Higgins, representando a George Brown Chef School. Com mais de 30 anos de experiência, Higgins foi chef executivo durante muitos anos do Palácio de Buckingham, onde cozinhou para a Rainha Elizabeth, a família real, chefes de estado, além de ser o chef privado para a Rainha Mãe. Sua palestra acontece dia 06 de novembro, às 14h05. Assistindo Higgins, está Oliver Li, certificado pelo programa de culinária da Canadian Culinary Federation and Toronto Escoffier Society. Os chefs realizam também uma aula de duas horas no SENAC - Campus Santo Amaro para estudantes de gastronomia, no dia 12 de novembro.

No dia 07 de novembro, às 11h55, Normand Laprise fala sobre o tomate. O chef redefiniu os padrões da gastronomia ao criar uma nova cozinha, criativa e moderna com grande foco na utilização de produtos locais e fornecedores com quem desenvolve um relacionamento especial. Co-proprietário do Toqué!, um dos melhores restaurantes da América do Norte e propriedade Relais & Châteaux, sua filosofia e sua abordagem da cozinha foram seguidas por muitos restaurantes no Québec e no Canadá.

Danny St. Pierre, jovem chef e proprietário do Auguste, também se apresenta no dia 07 de novembro com o prato Cretons Maison, na Arena do evento.

Turismo no Canadá

Segundo a Source Global Tourism, em 2011, 73% dos viajantes brasileiros que pretendem ir ao exterior gostariam de conhecer o Canadá. O brasileiro gasta, em média, 1.800 dólares em sua viagem e fica no país em torno de 20 dias, em função da diversidade de atrações, que mesclam atividades outdoors e urbanas.

O Canadá, segundo maior território do mundo, é uma nação caracterizada por uma alta qualidade de vida associada à infra-estrutura de ponta e uma herança cultural que une a tradição dos povos nativos, o estilo de vida norte-americano e a cultura francesa coexistindo em harmonia. “O povo canadense preza suas origens e adora compartilhá-las seja em atividades culturais, quanto na vivência da exuberante natureza, na prática de esportes ou em uma boa refeição. Para aproximar as duas nações, temos treinado operadores de turismo que se tornam verdadeiros especialistas no Canadá. Só em 2012, já treinamos face a face 700 pessoas. Pelo nosso sistema online, 429 estão em treinamento e 192 já são listados como operadores especializados”, complementa Sheila Nassar, diretora responsável pela CCT no Brasil.

De acordo com dados da CCT, 80% das viagens são comercializadas via agências de viagens. O interesse no Canadá continua crescendo. Em comparação a 2011, o aumento de viagens realizadas subiu 15%. A visibilidade do País também passa pelas ações promocionais desenvolvidas como wobblers, móbiles e marcadores de livros produzidos dentro de uma nova identidade visual. “Foram 8 mil itens solicitados por operadoras e agentes de viagem de todo o Brasil, confirmando o interesse no destino e o entusiasmo dos operadores em atrair mais turistas. O Canadá é o único destino que entrega material de ponto de venda na porta do agente de viagem com zero de custo para ele. É só solicitar”, complementa Sheila.

Uma coleção de experiências autênticas canadenses

Parte da estratégia global da CCT é identificar em todo território canadense experiências autênticas. No total, 163 atrações já foram credenciadas sendo que, no Brasil, 23 passam a ser comercializadas por operadoras brasileiras. “As atrações escolhidas vão ao encontro do gosto do público brasileiro avaliado nos últimos anos. Periodicamente, estas experiências serão ampliadas”, explica Sheila Nassar.


Fonte: CCT na web