Você sabia que Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil? Localizada na Serra da Mantiqueira, com altitudes que rondam os 1.628 metros acima do nível do mar, proporcionando um clima frio, paisagens alpinas e uma arquitetura que lembra a Europa, o destino turístico é famoso, especialmente no inverno. Com a abertura oficial do Campos Hall, o Centro de Convenções da cidade, conhecida como Suíça Brasileira, a agência 360 Business Factory, a convite do Campos Hall, promoveu uma Press Trip com profissionais da imprensa especializada do trade para participar da inauguração do equipamento, que ocorreu no fim novembro, além de um roteiro de viagem recheado de aventuras, gastronomia local e hospedagens incríveis, com transporte ida e volta oferecido pelo CS Global e o transfer interno na cidade realizado pela Movie Tour.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Sidney Isidro, dezembro evidencia que o destino vai muito além da temporada de inverno e mostra como a cidade vem se consolidando como escolha para viajar em diferentes épocas do ano. “Campos está cada vez mais preparada para receber turistas em todas as estações. No fim do ano, esse movimento se intensifica com as ações de Natal, que oferecem espaços decorados e oportunidades para que moradores e visitantes circulem pela cidade e conheçam nossas atrações. É um período que reforça o posicionamento de Campos como destino completo para os mais diversos perfis de turistas”, afirma.
Confira alguns dos atrativos da cidade:
1. Campos Hall
O Centro de Convenções da cidade é moderno e revitalizado, localizado no coração da Vila Capivari. O Campos Hall é um equipamento multifuncional que pode receber congressos, feiras, convenções, shows e eventos culturais. A proposta do espaço é unir infraestrutura de ponta com versatilidade para atrair negócios e entretenimento ao longo de todo o ano, não é atoa que seu slogan é Campos Hall - Do Business ao Espetáculo.
Ricardo Villares Lenz Cesar, presidente do Campos Hall e do Campos do Jordão Convention & Visitors Bureau, afirma: "O Campos Hall é um lugar para eventos, exposições e concursos, é um espaço confortável, seguro, personalizado e bonito. E como não fazemos nada sozinhos, convidei os mais destacados empresários de Campos do Jordão, do quais eu tenho orgulho de ser sócio, para idealizarem esse espaço comigo. Nós somos mais de dez profissionais e o nosso grupo representa todos os setores do turismo e dirigimos quase todas as associações e entidades do trade. Todos dedicam parte do seu tempo para a comunidade e o turismo. Por isso, as prioridades do Campos Hall não serão as locações mais lucrativas, mas sim, as que melhor beneficiarem a cidade como um todo", promete.
Juliana Patti, presidente da Alagev e Luana Nogueira, diretora da entidade falaram um pouco sobre o espaço e sobre o destino como um todo. "Eu fiquei impressionada com o espaço e a possibilidade de transformação que a gente tem, contando também com mais uma infraestrutura para a gente falar de eventos corporativos, a parte modular, multifuncional, com possibilidades de montagens múltiplas, que eu acho que é o grande diferencial para oferecer para os clientes corporativos que estão buscando por outros locais para fazer os seus eventos", afirma Luana.
"O que aprendi hoje é que diversos empresários se uniram nesse espaço e atuam como sócios, reunindo hotelaria, restaurantes e outros serviços em uma proposta integrada. A ideia é oferecer pacotes completos: ao fechar um evento aqui, é possível distribuir o público entre diferentes hotéis, contar com transporte e uma estrutura pensada especialmente para o mercado corporativo, o que torna a experiência bastante atrativa. Além disso, a gastronomia se destaca pela qualidade e pela apresentação, com a casa sempre cheia. Acredito que há muitas coisas positivas por vir", complementa Juliana.
E Nogueira finaliza: "O apelo de Campos também, né? Um destino incrível, maravilhoso, que tem se reinveitado nos últimos anos porque uma coisa que eu fiquei muito impressionada foi o quanto o campus de Jordão mudou e melhorou a sua infraestrutura também para atender um público tão exigente que é o corporativo, né? Então, esse posicionamento que eles estão levando agora, desde o ano passado, né? Para o 2025 e agora também 2026 e seguintes, eu acho que é a consolidação de Campos também como um destino corporativo".
2. Parque Bambuí
Um grande refúgio de natureza, o Parque Bambuí oferece trilhas, lagos, passeios de barco e atividades ao ar livre em uma área verde extensa. Um dos destaques é o passeio de Maria-fumaça, que te transporta para cenários naturais e para uma gastronomia afetiva na Casa Bambuí, além de atividades que combinam contemplação e lazer em família, amigos ou negócios, uma vez que o restaurante na Casa Bambuí pode receber pequenos eventos, confraternizações ou reuniões corporativas.
3. Tarundu
Um dos maiores parques de lazer da região, o Parque Tarundu combina aventura, natureza e atividades para todas as idades. Com mais de 25 atrações, o local oferece desde tirolesa, passeios a cavalo e arco e flecha até espaços de descanso, trilhas e um restaurante com vista panorâmica, ideal para um passeio intenso ou relaxante em família.
4. Mercearia Campos
No coração da Vila Capivari, a Mercearia Campos é um restaurante e bar tradicional que celebra sabores típicos da Serra da Mantiqueira, com petiscos, fondues, carnes, massas, chopps e sobremesas em um ambiente acolhedor e convidativo, perfeito para complementar qualquer roteiro em Campos do Jordão.
5. Amantikir
O espaço é de contemplação e paisagismo com mais de 700 espécies de plantas distribuídas em 26 jardins temáticos. O Parque Amantikir é ideal para quem busca contato com a natureza, fotos memoráveis e entardeceres tranquilos entre labirintos, mirantes e jardins inspirados em diferentes culturas.
6. Carde Museum
O Cardê Museum é um espaço cultural inovador em Campos do Jordão, que valoriza a história, a arte e a expressão contemporânea, contando a história do país através de carros. O museu reúne exposições variadas, artefatos culturais e iniciativas educativas que dialogam com a identidade local e com tendências artísticas atuais. É um destino ideal para quem busca uma experiência cultural diferenciada na cidade, combinando conhecimento, arquitetura e exposições interativas em um ambiente que celebra o patrimônio e a criatividade.
O Cardê participou, recentemente, do Salão do Automóvel 2025, após sete anos fora do Brasil, como um marco dos automóveis no país, representando o destino. Luís Gabriel Bertolt, monitor no Carde Museum, em Campos do Jordão, explica sobre um dos carros mais famosos e caros dentro do museu: "Esse carro não é homologado para as ruas, ele só pode andar em pista. Ele é um carro de corrida mesmo, só que ele nunca participou de nenhuma corrida oficial. Ele vem diretamente da McLaren para o Brasil, para representar o símbolo da Fundação Lia Maria Aguiar. Esse carro tem um motor V8 biturbo de 825 cavalos de potência, chegando a 320 km por hora. É realmente uma máquina, um carro muito rápido, todo feito em fibra de carbono", explica ele, sobre o modelo laranja, em homenagem à Ayrton Senna.
7. Elio Cucina
Elio Cucina é um restaurante italiano consagrado em Campos do Jordão, que oferece pratos tradicionais com toque contemporâneo, em um ambiente charmoso entre a mata e o rio, ideal para almoços memoráveis ou jantares especiais. A casa é reconhecida pela qualidade dos ingredientes, massas artesanais e atmosfera acolhedora, além da comida preparada na hora para todos os clientes.
Marcelo Richtmann, o novo dono do estabelecimento, fala um pouco sobre seu desejo para o restaurante e para o futuro dele no destino turístico: "Eu quis transformar esse lugar, quis dar ainda mais conforto, mas também, uma sofisticação. Um lugar elegante fora do agito. Nós temos cinco fases previstas aqui. Esta, apresentada agora, é a primeira fase, e foi como a gente abriu. Mas nós pretendemos evoluir ainda mais com o ambiente", diz. "Com relação aos eventos, nosso restaurante pode receber reuniões, pode receber os profissionais para um almoço ou para um jantar, ser um ponto de calmaria, em um ponto da cidade um pouco mais afastado, porque o evento é agitado. Com os meus sócios, a gente procura cautelaria com os atrativos e com os restaurantes para dar esse conforto para os congressistas e os realizadores de eventos. Então, nós aqui estamos nos propondo a receber esse pessoal com um pouco mais de intimidade, um pouco mais de sossego, porque no dia a dia do congresso, do evento, você não para um minuto", afirma.
8. Hotelaria
Campos do Jordão conta com uma vasta e diversificada rede hoteleira, de hotéis sofisticados com estrutura completa de lazer e eventos a pousadas aconchegantes e chalés com lareira, que atende tanto turistas de fim de semana quanto viajantes de longa estadia. A hotelaria local é um dos pilares do turismo da cidade, sendo responsável por acolher visitantes durante todas as estações do ano e especialmente na alta temporada de inverno, como é o caso dos Hotéis e Pousadas que fizeram parte dessa Press Trip, recebendo a mídia especializada do trade: Vila Inglesa Hotel, Chateau La Villette, Hotel Toriba e o Hotel Boutique Quebra-Noz, que ofereceu um jantar ao grupo da Press Trip durante a última noite de estadia em Campos do Jordão.
9. ESG
A cidade é uma referência no desenvolvimento sustentável: Campos do Jordão passou a integrar um seleto grupo de municípios brasileiros reconhecidos internacionalmente por políticas públicas alinhadas ao desenvolvimento sustentável. Esse reconhecimento foi formalizado a partir da citação da cidade no relatório Communication on Progress (CoP) 2025, elaborado pelo Grupo CALONE®, signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
O documento reconhece organizações com práticas alinhadas à Agenda 2030, um plano de ação global que orienta governos e instituições na promoção do crescimento econômico, inclusão social, redução das desigualdades e da preservação ambiental, funcionando como referência para políticas públicas de longo prazo. No caso de Campos do Jordão, o relatório destacou ações que consolidam a cidade como referência nacional em turismo sustentável, economia criativa, inovação e preservação ambiental. Esse reconhecimento abriu caminho para que a cidade receba três chancelas oficiais do programa GODS©, um selo nacional de excelência criado pela empresa em gestão alinhada à Agenda 2030 da ONU
O reconhecimento de Campos do Jordão está diretamente ligado às ações desenvolvidas pelo município em três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) específicos:
- No ODS 4, Educação de Qualidade, foram consideradas iniciativas culturais e educacionais como o projeto “Contos e Leituras – De São Matheus a Campos do Jordão”, que utiliza o teatro histórico como ferramenta pedagógica para alunos da rede pública, além das negociações com a Kyiv Ballet School para a promoção de formação artística com alcance internacional.
- No âmbito do ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), o município se destacou pelo fomento ao empreendedorismo por meio de programas como o SEBRAE Aqui e o Banco do Povo; pela ampliação da economia criativa, com destaque para a Páscoa Encantada, que registrou aumento de 30% no comércio local; e pela presença estratégica em feiras nacionais e internacionais.
- Já no ODS 9, de Indústria, Inovação e Infraestrutura, pesaram a integração de Campos do Jordão ao São Paulo Film Commission, a revitalização de espaços culturais e do Centro Equestre, além da implementação de soluções digitais e do fortalecimento das estratégias de place branding.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Sidney Isidro, o reconhecimento consolida uma estratégia construída ao longo dos últimos anos e reforça a credibilidade institucional do destino. “Esse reconhecimento internacional mostra que Campos do Jordão está no caminho certo ao alinhar turismo, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Não se trata apenas de visibilidade, mas de validação de um modelo de gestão que envolve poder público, iniciativa privada e a comunidade local, com foco em resultados de longo prazo”, afirma.
Esta não é a primeira vez que Campos é citada no relatório do Grupo Calone. Em 2023, a Pousada Figueira da Serra e o restaurante Puriman, ambos associados do Consórcio, foram reconhecidos por seus compromissos com a sustentabilidade, mais especificamente relacionada ao ODS 7, de Energia Acessível e Limpa.
Programa Municipal
Como desdobramento do reconhecimento, está prevista para o início de 2026 a realização de uma cerimônia oficial em Campos do Jordão para a entrega das três chancelas GODS©. Na sequência, o município pretende avançar na implementação do Programa Municipal de Ações ODS 2026–2030, estruturado em três eixos principais: educação e cultura, economia e turismo sustentável, e inovação e infraestrutura. A proposta é consolidar Campos do Jordão como referência nacional na aplicação prática dos objetivos do programa, para ampliar projetos, atrair parcerias e fortalecer a cidade como destino alinhado às demandas globais de sustentabilidade, inovação e qualidade de vida.
Confira imagens de toda a Press Trip, por Portal Eventos:

Comentários