Operadora de turismo Schultz investe R$ 10 milhões em nova ferramenta online; empresa oferece sites gratuitos para agentes que visitarem o seu estande na Aviestur
No início desta tarde, o presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), William Périco, abriu oficialmente a 35ª edição da Aviestur, que pela terceira vez consecutiva está sendo realizada em Campos do Jordão (SP). O início da solenidade ficou por conta da Orquestra Campos Filarmônica, que entoou o Hino Nacional para autoridades e empresários do setor turístico, expositores e imprensa, presentes no local, no Campos do Jordão Convention Center.
No seu discurso de abertura, Périco agradeceu o engajamento de todos que participaram da organização do evento, relembrou os momentos de dificuldades do mercado na época da fundação da Aviesp, que este ano comemora o seu 30º aniversário e reiterou a importância da união entre agentes de viagens e operadores. "É uma honra comemorar os 30 anos da Aviesp nesse evento que já se tornou um referencial para o turismo de todo estado de São Paulo", comemorou.
Em tom de despedida e visivelmente emocionado, Périco oficializou a sua saída da entidade no final deste ano. "Nesses quatro anos e meio que estive à frente da Aviesp fiz o possível para promover melhorias à classe dos agentes, principalmente no que se diz respeito a capacitação e atualização do conhecimento", disse. O presidente também aproveitou o momento para reiterar o apoio ao atual vice-presidente, Marcelo Matera, para a sua sucesso. "Vou apoiar o Matera, mas quero deixar bem claro que gostaríamos de ter outra chapa concorrendo conosco, pois queremos que seja um regime democrático", concluiu.
No final do seu discurso, Périco lamentou a ausência do Ministério do Turismo no evento, que não enviou nenhum representante. "Isso é algo que vem acontecendo constantemente nas feiras de todo país. Um ministério que leva o nome do nosso setor está fingindo que não está acontecendo nada", concluiu. Ainda na oportunidade, o diretor de Marketing da TurSP, Orlando de Souza, e a secretária adjunta de Turismo de Campos do Jordão, Márcia Felipo, foram convidados para dar as boas-vindas aos presentes.
Palestras - A manhã do primeiro dia do evento foi marcada por uma palestra apresentada por Aroldo Schultz, diretor geral da operadora de viagens Schultz, que ministrou uma palestra motivacional com o tema Como transformar sua agência em uma agência de viagens online.
"Nosso sucesso se deve ao apoio de vocês", afirmou Aroldo. Com 26 anos de história, a operadora movimentou R$ 100 milhões em 2011 e, hoje, é reconhecida como especialista em vistos consulares. Apesar da profissão do agente de viagens se ver ameaçada com a constante expansão dos sites de compras coletivas, o moderador tranquilizou a audiência, afirmando que empresas como Expedia, Americanas, Submarino e Decolar.com, por exemplo, não dispõem do sorriso, carisma e segurança que apenas os agentes podem oferecer aos clientes.
A grande novidade da empresa é o desenvolvimento de um projeto para que a venda de pacotes seja efetuada também diretamente para o consumidor final. Em questão de minutos, o orçamento de toda uma viagem está pronto. Após confirmar os dados, o sistema recolhe o CEP do consumidor e indica as agências de turismo mais próximas para que ele concretize a compra. O investimento nesta nova ferramenta foi de R$ 10 milhões. Durante a Aviestur, a Schultz oferecerá sites gratuitos para os agentes que se dirigirem ao estande da operadora.
Nas palavras de William Périco, a internet não deve ser encarada como inimiga do mercado. "A ferramenta só é prejudicial ao mau agente de viagens, que não a utiliza a seu favor", declarou.
Ainda durante a manhã, o Consulado Americano também realizou o Visite USA, em que apresentou os destinos Orlando e seus parques temáticos, Tampa e Saint Petersburg, além de informações e novidades sobre o processo de obtenção do visto americano.
Happy hour - Marcando um momento de muita confraternização e network, na noite desta quinta-feira (12) foi realizado um happy hour no restaurante Ludwig. Patrocinado pela Azul Linhas Aéreas, o evento teve como objetivo fortalecer o relacionamento entre os profissionais, estreitando laços e promovendo o encontro entre verdadeiras personalidades do setor.
A confraternização também contou com a distribuição de prêmios para as empresas cujas marcas estão expostas na 35ª Aviestur. Lílian Camargo, da American Travel, ganhou um iPad.
A feira tem o apoio técnico da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav/SP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).
Comentários