CASACOR Rio 2022

Visão geral do evento:pontos positivos e negativos
Hoje,vamos conversar sobre o evento CASACOR Rio 2022,que acontece atualmente ,no Rio de Janeiro ....



Opto por visitar o evento,numa quarta -feira.A compra dos ingressos é feita pela internet.É rápida e os ingressos tem QR code.A 31a edição acontece de 27 de abril a 26 de junho,na iconica Residência  Brando Barbosa,no Jardim Botânico,na zona sul do Rio.O local não é de fácil acesso e o estacionamento dificil.O ideal é ir e voltar em transporte de aplicativo ou taxi.O tema do evento é "Infinito particular" e são 45 ambientes idealizados e realizados por um verdadeiro elenco de 43 equipes profissionais.
O check in foi rápido e atencioso,pergunto se existe algum folheto fisico para nortear a visita mas não há.Todos os profissionais estão sem máscara apesar de ainda estarmos na pandemia.E o decreto do Prefeito da cidade,onde as contaminações estão aumentando desde o incio da semana que norteia tal procedimento.No entanto,os organizadores deveriam ter pensado melhor e usado máscara para proteger os colaboradores.
Dos 45 ambientes,22 estão localizados dentro da casa e os demais  numa área externa  com 12 mil m2 de vegetação nativa de Mata Atlântica.A sinalização para quem chega não é das melhores e mais uma vez todas as informações estão apenas em português.No ano passado,sugeri em diversos textos que fosse pelo menos bilingue,o ideal trilingue mas devem ter considerado a sugestão inoportuna.Na minha humilde opiniao,faltou um elemento crucial .
Estamos com fome e resolvemos almocar primeiro,no restaurante externo,com uma linda piscina em frente e a visão da Casa.Começamos por drinks que chegam rápidos e muito bonitos e deliciosos.Começa a chover forte e notamos que não há infraestrutura eficiente para tal realidade.Embora o serviço seja cortês,não nos oferecem nenhuma opção de proteção.Há 2 mesas internas grandes que já estão ocupadas.Os preços são os praticados em restaurantes cariocas.A comida é tailandesa e nosso prato a base de camarão está excelente,embora a quantidade de comida seja reduzida para os 83 reais cobrados por cada prato.
A chuva parou.Durante a mini tempestade,viu-se um esforço grande dos organizadores em distribuirem guarda chuvas para os visitantes.
É hora de iniciar a visita.Começamos pela parte interna.Mais uma vez a sinalização não é boa e não há verdadeiramente uma orientação de como fazer a visita de forma mais sistematizada.
Notamos algumas inovações para quem visita o evento no mesmo local pela segunda vez:a antiga cozinha  deu origem a um café,com pouco distanciamento entre as mesas,já que a pandemia não acabou,a arte está presente em quase todos os ambientes,o design nacional nos ajuda a entender também a mostra ,para citar alguns exemplos.Sinto  que os espaços voltados na edição anterior para apenas a higienização,são verdadeiras salas de banho para relaxamento.Os ambientes são muito cuidados mas senti pouca motivação na maior parte das  recepcionistas  ,em dar maiores informações sobre os arquitetos e concepção dos locais.
Faço alusão especialmente aos espaços Paula Neder e coletivo,Sergio Conde Caldas,Manuela Simas,Tania Braida e Diego Raposo,que me cativaram.Aproveito para fotografar e tiro rapidamente minha mascara.
Me dirijo então para os jardins e encontro um universo novo,repleto de visões de um aproveitamento real do espaço,como o do Ricardo Portilho com as lindissimas peças ,de matriz africana da artista plastica Thelma Innecco.
A visita dura aproximadamente 90 minutos e a experiência que custa 80 reais a inteira e 40 a meia,durante a semana é gratificante.Volto para casa vendo que é possível realizar eventos num momento tão dificil para retomarmos com cautela.Faltou também solicitar vo certificado de vacina.Demonstraria um apreço pelos outros.
Não deixe de visitar a CASACOR 2022 pois é uma forma de viver a imensidão da Arte,da Cultura e da Vontade de inovar cada ano no evento.