Braztoa encerra Convenção 2025 e já confirma a próxima edição do encontro

Evento em Córdoba destacou novos destinos argentinos e marcou a escolha do Alentejo como sede da convenção de 2026, em parceria com o Vila Galé
​Darío Capitani, Marina Figueiredo, Pedro Dellarosa e Fabiano Camargo

A Convenção Braztoa 2025 chegou ao fim com um coquetel realizado na capital argentina em parceria com o Visit Buenos Aires. O encontro coroou uma semana de atividades em Córdoba, onde associados e parceiros tiveram a oportunidade de conhecer atrativos locais, incluindo La Cumbrecita e Villa General Belgrano, além de participar de momentos de networking, debates e vivências culturais.

​O primeiro dia foi marcado por uma programação de integração e acolhimento. Após a chegada e o check-in no Windsor Hotel, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer parte do Centro Histórico da cidade em um walking tour, seguido de um almoço e de um encontro de networking com empresários e anfitriões locais.

À noite, as autoridades da província ofereceram uma recepção de boas-vindas, conduzida pelo Ministro da Produção, Ciência e Inovação, Pedro Dellarosa, com a presença do Presidente da Agência Córdoba Turismo, Darío Capitani, além de representantes do trade local.

A Braztoa reforça com esta Convenção sua missão de conectar o mercado brasileiro a novos destinos e ampliar oportunidades de negócios. A Argentina já ocupa a quarta posição entre os países mais vendidos pelos associados, e Córdoba desponta como um destino em potencial, capaz de dialogar com os desejos e preferências do viajante brasileiro.

Córdoba é a província mais pujante da Argentina e está de braços abertos para receber cada vez mais brasileiros”, disse o Ministro da Produção, Ciência e Inovação de Córdoba, Pedro Dellarosa. “As boas-vindas que recebemos hoje confirmam que Córdoba tem muito a oferecer. Nosso trabalho é vender e queremos vender Córdoba. Ficamos positivamente surpreendidos com a infraestrutura hoteleira e com a organização do destino. Estão muito mais preparados do que pensávamos, e isso nos anima para os próximos dias aqui”, afirmou Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa.

Esta é a primeira vez que realizamos uma ação estruturada diretamente com Córdoba, e podemos dizer que começamos com um passo marcante. Os próximos dias serão fundamentais para explorarmos tudo o que esta província tem a oferecer, fortalecer parcerias e gerar resultados concretos para nossos operadores e para o turismo brasileiro”, destacou Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

É muito valioso e importante receber a Braztoa aqui. Córdoba tem fortalezas importantes e o turismo é peça-chave no nosso desenvolvimento. Podemos construir juntos um caminho de oportunidades, e queremos que todos possam desfrutar e realizar muitos negócios”, disse Darío Capitani, presidente da Agência Córdoba Turismo.

Além do conteúdo e das trocas profissionais, os participantes vivenciaram a atmosfera cultural e natural da província de Córdoba. O encerramento incluiu uma visita à vila germânica de La Cumbrecita, conhecida por sua tranquilidade, gastronomia típica e atividades de aventura, além de momentos de lazer em Villa General Belgrano.

Braztoa anuncia Alentejo, em Portugal, como destino da Convenção 2026

Fabiano Camargo, José Santos, Bruna Farias e Marina Figueiredo

A entidade anunciou, também, oficialmente, a Convenção em 2026, que será realizada no Alentejo, Portugal, em parceria com o Vila Galé Hotéis e o Turismo do Alentejo (ARPT Alentejo). O anúncio contou com a presença de Bruna Farias, Gerente de Relacionamento do Vila Galé Hotéis, e de José Santos, Presidente da ARPT Alentejo, que participaram do último dia do encontro para destacar a importância de receber os operadores brasileiros em um território autêntico e de grande riqueza cultural e natural.

Portugal já ocupa posição de destaque no mercado turístico brasileiro. Segundo o Anuário Braztoa 2025, Lisboa foi a 2ª cidade internacional mais vendida pelos associados, atrás apenas de Orlando, e o país consolidou-se como o terceiro mais comercializado em 2024. Esses números comprovam a força do destino e o interesse crescente dos brasileiros.

A escolha do Alentejo amplia essa conexão. Situada no sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve, a região ocupa cerca de um terço do território nacional e reúne paisagens extensas, vilas históricas, patrimônio arqueológico e arquitetônico, além de gastronomia reconhecida e vinhos premiados. Essencialmente rural, o Alentejo oferece uma experiência autêntica que integra natureza, cultura e enoturismo — vivências que também aparecem em destaque no Olhar Braztoa, publicação que aponta as experiências mais desejadas e as principais tendências que vêm guiando as escolhas dos viajantes brasileiros e se consolidando nas prateleiras das operadoras.

A Convenção Braztoa 2026 acontecerá de 19 a 23 de outubro, com hospedagem nos hotéis da Rede Vila Galé na região. Durante o evento, os associados terão acesso a diversas vivências e experiências cuidadosamente selecionadas e organizadas pelo Turismo do Alentejo, com exclusividade aos associados Braztoa, permitindo conhecer em profundidade a oferta e as possibilidades do destino. Além disso, a programação incluirá encontros técnicos e momentos exclusivos para os associados discutirem estratégias, trocarem experiências e pensarem juntos no fortalecimento do segmento, fortalecendo o coletivo e, ao mesmo tempo, gerando benefícios individuais para todos.

O Brasil é um mercado prioritário para o Vila Galé, pela nossa presença com 12 hotéis no país, em breve 13, com a abertura do Collection Amazônia em Belém, e também pelo fluxo de brasileiros para Portugal e Cuba. Por isso, a relação com as operadoras brasileiras é fundamental. Receber a Convenção Internacional da Braztoa nos Vila Galé do Alentejo (Évora e Elvas) será um marco para a promoção do destino no mercado brasileiro. Será um prazer acolher todos os participantes e apresentar a gastronomia, os vinhos, as paisagens e o patrimônio histórico da região”, disse Pedro Ribeiro, Sales and Marketing Director do Vila Galé Hotels.

"É com grande satisfação que anunciamos que o Alentejo será a sede da Convenção Braztoa em 2026, com essa parceria com o Vila Galé. O Alentejo é uma região exclusiva de Portugal,localizada a poucos quilômetros de Lisboa, e que une arte, cultura e gastronomia de forma singular. Agradecemos a hospitalidade e o acolhimento recebidos nesta etapa preparatória e já deixamos aqui o convite: esperamos todos em 2026 para vivenciar o melhor da nossa região”, disse José Santos, Presidente da ARPT Alentejo.

Agradecemos ao Alentejo pela pronta decisão de nos acolher no próximo ano. Já estamos todos ansiosos para conhecer ainda mais o que o destino tem a nos oferecer”, disse Fabiano Camargo.

Portugal já tem uma posição consolidada no desejo dos viajantes brasileiros, mas com a escolha do Alentejo queremos ir além, oferecendo aos nossos operadores a oportunidade de vivenciar uma região autêntica, de se conectar verdadeiramente com o destino e com os empresários locais. Nossa intenção é que cada operador volte dessa experiência não apenas com novos produtos, mas com um olhar renovado sobre como destinos genuínos podem se transformar em protagonistas nas prateleiras do mercado. A Convenção será um espaço privilegiado para fortalecer laços, criar novas parcerias e oportunidades de negócios, e com as condições ideais para gerar conexões de valor para todos os participantes: destino, empresários portugueses e nossos operadores” , comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.