A maior parceira do futebol brasileiro acaba de bater três recordes de uma só vez na maior rede social do mundo. A Brahma Futebol, que hospeda as páginas de 18 times patrocinados, com a gestão feita pelo Esporte Interativo, atingiu o sonho denominado como "80-10-4". As páginas atingiram o expressivo resultado de 80% em engajamento, sendo líder absoluta neste quesito.
Somando todas as suas páginas da plataforma, Brahma Futebol se comunica com 10 milhões de seguidores – acima de 18 anos. E a última conquista foi o número de usuários únicos que acompanham o jogo em tempo real nas respectivas páginas, chegando a 4 milhões de pessoas por rodada. Assim, a marca assume a liderança nas redes sociais e torna-se referência em plataforma digital no País, que atualmente tem 60 milhões de usuários.
Em pouco tempo – o projeto piloto com os times do RJ que começou em maio de 2011 –, a marca conquistou a liderança por meio de um conteúdo que fala a língua do torcedor. A interação vai além de um simples “curtir”.
Hoje Brahma contribui com 33% do total de interações geradas pelos fãs que curtem as empresas brasileiras no Facebook, segundo o Index Social, empresa que monitora mídias digitais de diversas empresas do Brasil. O segredo vem da parceria com os clubes e na gestão do conteúdo que é feito desde 2011 por uma equipe de 50 profissionais do Esporte Interativo.
Conteúdo diferenciado - A plataforma digital utiliza conteúdos exclusivos, com informações em tempo real dos clubes, comunicando as benfeitorias e os projetos ligados a cada clube, promoções semanais, informativos da marca, abuso da diversão e do conceito de “segunda tela”, o que faz o torcedor ficar ligado o tempo todo na página durante o jogo.
“Conseguimos conquistar nosso sonho. A marca de 80% de engajamento foi comemorada como um título. É sensacional poder falar com quatro milhões de torcedores durante a cobertura dos jogos em todas as nossas páginas por rodada. São quase 50 Maracanãs! A partir destes resultados, vimos uma oportunidade e criarmos a primeira rádio totalmente parcial pelo Facebook (iniciada nas páginas de Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos). O grande diferencial é que o torcedor ouve uma narração completamente parcial e com muita emoção. Além disso, participa de promoções exclusivas e consegue ver toda a reação do narrador através de uma câmera que filma tudo. Nosso próximo passo é criar aplicativo para 2013 que englobe toda essa plataforma”, explicou Rafael Schnabl Neves, gerente da Brahma Futebol.
E o trabalho tem tudo para crescer ainda mais. Além dos principais times de São Paulo, Rio, Bahia, Pernambuco e Brahma Seleção, para 2013, novos clubes terão suas páginas: Grêmio, Internacional, Ceará e Fortaleza. Ao todo serão 22 páginas.
Comentários