Bourbon Hospitalidade engaja colaboradores em 3 países com canal de comunicação

Plataforma já alcançou mais de 87% dos colaboradores e foi premiada em reconhecimento interno de inovação
Equipe Bourbon Hospitalidade

A Comunicação Interna na hotelaria enfrenta desafios semelhantes aos de setores como Varejo e Saúde: equipes espalhadas em diferentes unidades e turnos, com grande parte dos profissionais atuando na linha de frente. Com essa missão de conectar seus públicos internos, a Bourbon Hospitalidade encontrou na Dialog, HR Tech especializada em Comunicação Interna e Engajamento, a solução para transformar sua estratégia.

Presente em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e com cerca de 2.200 colaboradores, dos quais aproximadamente 80% são operacionais, a rede lançou, em novembro de 2024, o Bourbon Conecta, plataforma de Comunicação Interna desenvolvida pela Dialog. Segundo dados informados pela rede hoteleira, em 10 meses, o canal já registra 87,81% de colaboradores cadastrados, 65,83% de ativos e 10% de altamente engajados, além de ter recebido o Prêmio Destaques Bourbon Inova em reconhecimento à inovação.

Um novo patamar para a Comunicação Interna

Antes da implementação da plataforma, a Bourbon utilizava diferentes canais de comunicação com as equipes, como murais físicos, grupos de WhatsApp, e-mails e intranet. Essa fragmentação dificultava a padronização das mensagens e o fortalecimento da cultura.

Nossa Comunicação Interna era feita por meio de diferentes canais, mas enfrentávamos um grande desafio: alcançar todos os nossos colaboradores com agilidade, clareza e, principalmente, com o mesmo padrão de mensagem”, afirma Deize Markir, business partner de Cultura e Comunicação da Bourbon Hospitalidade.

Ela explica que a escolha pela Dialog foi estratégica: “Procurávamos uma solução simples, intuitiva e acessível, especialmente para o público que não utiliza computador ou e-mail no dia a dia, e que também funcionasse como um hub de serviços, facilitando o acesso a políticas, processos e sistemas. Encontramos na Dialog uma solução que reunia tudo isso com usabilidade, modernidade e foco na experiência do colaborador”.

Impactos e engajamento

A plataforma passou a concentrar documentos, políticas, processos, folha de pagamento, ponto eletrônico e até treinamentos, tornando-se um verdadeiro hub da rotina corporativa. Além disso, a Bourbon investiu em campanhas criativas, sorteios, grupos de interesse e ações de bem-estar para incentivar a participação dos colaboradores.

Essas integrações aumentam significativamente a utilidade da plataforma para o colaborador, que passa a enxergar o Bourbon Conecta como um canal único para acessar tudo o que precisa, desde a comunicação até os serviços do dia a dia. Isso fortalece o hábito de uso e contribui para o engajamento contínuo”, complementa Deize.

Segundo ela, o impacto é claro: “A adoção da plataforma representa um divisor de águas para a nossa estratégia de Comunicação Interna e para a área de Relações Humanas como um todo”.

Cultura e pertencimento

A Dialog tem acompanhado de perto a evolução do Bourbon Conecta, que se tornou referência em inovação no setor de hospitalidade. Para Hugo Godinho, CEO da Dialog, o case reforça a importância de alinhar tecnologia e cultura.

O Bourbon Conecta mostra como a Comunicação Interna, quando tratada como prioridade, se transforma em cultura viva. É muito mais do que uma ferramenta: é um espaço de construção de rede, de pertencimento e de fortalecimento da marca empregadora. Com a nossa solução, a Bourbon conseguiu integrar colaboradores de diferentes regiões e realidades em uma mesma experiência digital, agregando valor à estratégia e fortalecendo a conexão entre as pessoas”, afirma Hugo Godinho.